Nintendo DSasters
Por Mario Toledo
Ja falamos aqui no blog sobre "Cuidados com o seu DS". Porém, quais as ações devemos ter quando a "
Imagine-se jogando o DS, e por um mínimo descuido, ele escorregar na sua mão e cair no chão, e quando voce olhar, uma tela do seu DS estará em um canto, e a outra estará no teto... isso seria mais triste do que assistir o final da novela "Maria do Bairro".


Mas mesmo aqueles que cuidam do Nintendo DS como se fosse seu filho, é inevitável que algumas vezes ocorram pequenos incidentes. Caso isso aconteça, não entre em pânico. Não chame a âmbulância, nem tente fazer uma respiração boca-à-boca em seu console.
Antes que voce tome alguma ação, analise seu DS, verifique se ele esta danificado de alguma maneira. Caso voce tenha algum problema, tente pequenos procedimentos simples como os abaixo listados:
O touch não responde, ou reage sozinho
A primeiro momento, pode parecer coisa do demônio, mas não é. Apesar de ser muito frustrante quando isso acontece, principalmente no meio do jogo, é necessário que voce desligue o DS e ligue novamente.
O Nintendo DS possui uma opção de "Calibração" do touch. Algumas das vezes, enquanto voce joga o Nintendo DS, é possível que ele se descalibre, perca seu ponto central.
Para recalibrar, acesse o menu de configuações do Nintendo DS
No menu que se abrirá, acesse a opção de "recalibrar"
Siga as instruções na tela usando a stylus para recalibrar o seu DS.
Caso o problema ainda persista, analise a tela de seu DS. Algumas vezes, as fendas entre o touch e a armação que o protege ficam cheios de poeira. Utilize uma escova de dentes (isto mesmo, uma escova de dentes) para limpar com cuidado a tela.
Se o touch continuar não sendo reconhecido, e se não for um problema físico muito aparente (tela riscada, touch não acende), entre em contato com a revenda e verifique uma assistência autorizada para suporte ao seu DS.
O microfone não responde
Pode parecer besta, mas primeiramente, quando isto acontecer, verifique se o jogo tem compatibilidade com o microfone. Se tiver, certamente ele vai ter um menu de configuração para o microfone. Acesse-o, e verifique se as configurações estão ok.
Caso o problema persiste, teste com outro jogo que tenha compatibilidade com o microfone. Se o problema continurar, entre em contato com a revenda, e verifique uma assistência autorizada mais próxima de sua residência.
O jogo trava ou para durante a execução
Se a LED da bateria estiver com a cor vermelha, coloque o DS na tomada... Algumas vezes ocorre da pouca bateria não executar o jogo.
Teste o jogo em outro DS se possível. Desde que não seja um flashcard, se funcionar, pode ser algum problema físico em seu Nintendo DS, havendo a necessidade de encaminhar para a assistência técnica.
Podem parecer simples, mas estes pequenos procedimentos podem solucionar alguns defeitos comuns com o DS. Mesmo que não solucione, realizar estes procedimentos, e relata-los a assistência, mostrará que voce não é um cliente comum, e também agilizará no processo de reparo ou troca de seu DS.
Mas lembre-se antes de enviar seu DS a assistência, de anotar seu número de série e seu mac adress. Algumas vezes, a empresa que presta a assistência técnica realiza o procedimento de "recondicionamento" do equipamento. Isto é, troca apenas a carcaça de seu DS e persistem com as mesmas peças defeituosas internamente. Estes casos ja foram comentados aqui no blog. Caso o equipamento volte com outro número de série ou mac adress, entre em contato com a empresa, e exija um equipamento novo, lacrado.
É claro que não são todas as assistências que são assim. Recentemente um amigo teve problemas com um DS e resolveu encaminha-lo para a revenda. A revenda encaminhou o equipamento para a assistência, porém, o mesmo veio com um problema reincidente. Entrando em contato com a revenda, a mesma entendeu o problema dele, e fez questão de encaminhar um Nintendo DS novo. Fiquei impressionado com o comprometimento da revenda, mostrando caráter e compromisso com o cliente. Abaixo, segue as informações da loja para caso alguém se interesse (lembrando que o DSParty não tem relação alguma com a loja. a divulgação é apenas pelo fato de eu ter gostado do serviço da loja):
MAKIMPORT72
http://www.mercadolivre.com.br/jm/profile?id=17549781&oper=B
É valido lembrar, também, que existe a assistência técnica oficial da Nintendo. Esta assistencia presta serviços para quem compra ou comprou consoles adquiridos por revendas abastecidas pela Latamel. Seguem seus dados:
AGS Digital Service
(11) 3875-1333 – Ramal 111
Rua: Dona Germaine Burchard, 550
São Paulo/ Perdizes
Mas caso o seu DS tenha uma perda irreparável, existe sempre uma saída para algo divertido com ele /o/
Fontes:
http://nintendoworld.uol.com.br/
http://www.nintendo.pt