Nintendo - 08/06/2010

Preview E3: Zelda Wii - O que esperar...

E3 aí e os nervos a flor da pele. Desde 2006 não temos um novo Zelda para consoles. São 4 anos experimentando o Wii e nada de um jogo com um dos personagens mais rentáveis da Nintendo.

Claro, tivemos "Princesa da Penúmbra", um remake do último jogo do GameCube. Maravilhoso, bom gameplay adaptado, excelente enredo, mas mesmo assim, não era tudo o que esperavamos.

Sentiamos falta de algo.

E foi assim, da mesma forma com outros jogos, que o site 2chan soltou alguns rumores sobre o desenvolvimento do verdadeiro Zelda Wii. Vamos entender e comentar alguns desses rumores.

O site 2chan é famoso por soltar rumores de muitos jogos aguardados e que em 90% das vezes se tornam reais. Por isso a expectativa para os rumores do Zelda cresciam, enquanto algums decepcionavam:

- A transição ‘calabouço – campo aberto – calabouço’ foi alterada e uma das mudanças confirma porções do jogo que vão de um calabouço direto para o outro
Essa é dificil... Esse modo de jogo está enraizado na série desde o primeiro 8bit. Tentaram mudar isso em Zelda 2, mas todos sabem que foi um erro. É dificil imaginar que modelo de jogo ele seria agora. E também não entendo como ir de um dungeon para o outro direto mudaria muito o modo de jogo... o.o

- A espada de Link é única nesse game e terá muitas habilidades a serem destravadas. Adelle comunica-se com você através dessa espada.

- Haverá menos itens ao mesmo tempo em que esses poucos serão usados com mais frequência.
Ah sim, me esqueci de comentar... O nome da menina na imagem do inicio do post, segundo o 2chan, será Adelle. Bonito... eu gostei, um nome simples e fácil de lembrar. Sei lá por que, mas me encantou... 8D.
Hum, essa questão da espada ter habilidades a serem destravadas é meio contraditória. Mais embaixo eu comentarei sobre o jogo ter menos itens, mas é como se eles apenas retirassem os itens, mas mantessem as numerosas habilidades que temos que utilizar. Ou seja, saem os bastões, mas mantenha os poderes deles, apenas na espada. Não mudou nada.
Isso sem contar que essa questão da espada ter habilidades é a mesma de "Ampulheta Fantasma". Tínhamos 3 tipos de habilidades exclusivas da espada, mas no fim percebemos que elas não faziam diferença nenhuma se você conseguiria ou não terminar o jogo, ao contrário dos bastões, onde usávamos bastante seus poderes. E agora, como vai ser?
Agora quanto a "utilizarmos com mais frequência"... Uma coisa que eu sempre achei muito bem pensado em Zelda é que temos que saber muito bem como utilizar nossos itens de forma bem criativa. Como eu poderia pensar que criando um bloco num buraco, ele cairia no andar de baixo e ativaria um botão, como em "Um elo com o passado"? Ou então que jogando meu bumerangue em uma tocha e fazendo ela passar por duas tochas apagadas, eu conseguiria acende-las, como em "Ampulheta Fantasma"?
Eu sempre bati na mesma tecla de que Zelda pode ter duzentos itens, mas eles fazem você utilizar pelo menos uma vez cada item nos dungeons, sempre. Difícil você achar um item que você utiliza uma única vez.

- Haverá combates sobre o cavalo e Epona desviará de obstáculos automaticamente.
Isso não será nenhuma novidade. Temos algo assim desde "Ocarina do Tempo". Mas o que me deixa mais maravilhado é ter uma das melhores personagens do mundo dos games de volta: Epona. Sério, eu me apaixonei por essa égua desde a primeira vez que montei nela e estou muito alegre de te-la de volta. Adorei essa noticia. E ela também confirma algo: Esse novo jogo terá sim algum tipo de ligação com os outros jogos da série. A não ser que mudem o nome da Epona, mas aí eu chorarei muito T________T

- A ideia dessa versão de Link ser a mesma de Hero of Time foi muito considerada e pode inclusive ser implementada.
Isso também confirma a ligação com outros games da série e é fácil perceber que este pode ser o Herói do Tempo, basta olhar para a imagem conceitual mostrada pelo próprio Myiamoto. E também pode ser um tipo de continuação. É normal termos continuações na série, é que muitas pessoas não percebem isso por que geralmente eles são lançados em plataformas diferentes:
- A Lenda de Zelda -> A Lenda de Zelda 2 - A Aventura de Link
- Um Elo com o Passado -> O despertar de Link
- Ocarina do Tempo -> Máscara de Majora
Isso só para citar alguns...

- Viagem no tempo tem algum papel no game.
Nenhuma novidade, muitos games da série trabalham esse conceito. Isso sem contar que se este Link for mesmo o Herói do Tempo, era meio óbvio que teríamos viagem no tempo. A série se baseia em dois conceitos: Viagem no tempo ou Viagem entre dimensões (Dark World)

- O arco e flecha será substituído por uma besta (crossbow).
Esse eu até entendo e funciona bem, basta olharmos o jogo "Treino de Besta do Link" (Caspeta, esse nome traduzido ficou muito bizarro XD). Mas eu ainda preferiria o arco e flecha normal, por que é só vermos o WiiSports Resort, o game de Arco e flecha é perfeito e quando eu ví eu tinha certeza que o novo zelda teria aquilo!! Mas tudo bem vai...

- A interação entre personagens será muito mais envolvente do que qualquer outro game na série.
Essa eu pago pra ver... Mas não entendi direito, isso significa que o Link vai falar ou que os NPCs dos vilarejos vão falar algo além do óbvio e sobre o turismo local?

- O combate é extremamente fluido e inovador. Nenhum outro game de Wii serve como exemplo de quão bom é o estilo de luta.
Curiosíssimo... Eu até me esforço para imaginar o que será de diferente, como eles poderiam inovar? Temos o Wiimote+, temos uma espada na tela, o que pode ser diferente? Pularmos corda com a espada? o.o

- O jogo usa muito mais combate com espadas do que com outros itens.
Tá... isso era um rumor? É a coisa mais óbvia do que virem e falarem: Hey, o novo Zelda vai ter o Link!! TODOS os jogos do Zelda tem combate com espada mais do que qualquer outro tipo de combate... Exceto o crossbow training, mas isso é um caso a parte... E sim, eu resolvi não traduzir, porque estava ridículo demais XDDDD

- Além da espada Link terá outra arma principal para um estilo de combate alternativo.
Um bastão? Um nunchako?? Uma lança??? Vai saber... Esse eu realmente não faço idéia...
Agora o rumor principal... Não me xinguem, sou apenas o mensageiro!!!!

- Jogo terá grandes partes que envolvem voo.
Primeiro nós andávamos pacas... Para agilizar a coisa toda, aprendemos a cavalgar e a amar os cavalos. Depois nós aprendemos a navegar (excelente idéia, porque era uma área pouco explorada em qualquer game, não só zelda), depois nós viramos lobo, voltamos a navegar e aprendemos a ser maquinistas...
Agora... Voar?
Aonuma vai ter que ser MUUUUUUITO JAPA NINJA para me convenser a querer voar dentro de um jogo Zelda, mas vai ter que me convenser MESMO.
Mas vamos ter calma... aguardemos a E3.

Quando "Despertador do Vento" saiu eu gritei, espernei, chorei e saí correndo indignado... Cel Shading?!?!?! Cade o Link hiper-realista?!?!?! QUE COISA INFANTIL!! Era o que eu falava... Tudo isso ANTES de eu jogar. Quando eu finalmente peguei aquele mini-disco, meu GC controler e meu memory card e força, coragem e sabedoria... Pode-se dizer que eu estava no paraíso.
O jogo era lindo, beirando a perfeição. Gameplay simples e objetivo, todos icones e armas que fazem parte do universo Zelda estavam lá, para nós amarmos e idolatrarmos, eu não ficava feliz assim desde "Um elo com o Passado". Eu dei com os dentes na língua, pedi mil perdões para Myiamoto-sama e nossa deusa Zelda. Eu estava errado e me arrependi muito.
Espero que isso se repita. Não importa se Link ganhará asas, se ele terá um dragão ou uma máquina voadora, só quero que Aonuma me faça me arrepender, mais uma vez, por ter duvidado dele.

GoGoGo E3, me mostra o novo Zelda Wii!!!

Leia Também

Nintendo - 05/07/2016

Zelda: Breath of The Wild ganha prêmio Best of Show no E3 2016 Game Critics Awards

Mesmo com uma apresentação que praticamente só focou em um único jogo, a Nintendo teve grandes vitórias na E3 2016 Game Critics Awards. Foi anunciado hoje que The Legend of Zelda: Breath of The Wild foi escolhido com...

Leia Mais...

Nintendo - 18/06/2016

Fã pede namorada em casamento no estande da Natsume na E3

Logan Talbert e sua namorada Caitlin Wheeland são fãs de Harvest Moon. E qual seria a melhor maneira de pedi-la em casamento? É claro que fazendo referência ao jogo que ambos amam. Tudo foi feito dentro do estande d...

Leia Mais...