[Preview] Donkey Kong Country: Returns
Por Mario Toledo
O anúncio abateu a todos, por não ser esperado. Donkey Kong Country trás fãs de seu título desde o lançamento do primeiro jogo para o Super Nintendo, em 1994.
O game para o Super Nintendo era explendido por diversos motivos. O jogo trazia belos gráficos 3D, considerando a gigante limitação do console. Além disso, sua jogabilidade era muito boa. Voce controlava Donkey Kong, o grande macaco rei da selva, seguido de seu sobrinho, Diddy Kong. Através de diversas fases, o jogador tinha que enfrentar jacarés inimigos, os Kremlings, liderados por seu chefe, o Rei K. Rool.
Durante as fases, era possível encontrar animais que serviam como montaria para Donkey e Diddy, com habilidades especiais. Com estes, o jogador podia enfrentar uma avalanche de inimigos, através da força do rinoceronte, ou atravesar os 7 mares em cima dos peixe-espadas.
O jogo fez tanto sucesso, que foram lançadas sequencias do mesmo sucesso, sempre com a mesma fórmula, e apresentando novos personagens.
Depois de muitos anos de sucesso, sem o lançamento de nenhuma versão de Donkey Kong aos pés da franquia Country, a desenvolvedora Retro Games iniciou o projeto do desenvolvimento de um novo Donkey Kong Country, sobre a supervisão de Shigero Miyamoto.
Donkey Kong Country Returns trará de volta diversos elementos clássicos da franquia Country, como fases que se passarão dentro de um carrinho em uma mina, ou balançar em cipós, e sem esquecer que todas as fases terão a possibilidade de coletar as letras douradas de 'KONG', tudo isto adaptado para os recursos que o Wii Mote trará.
Uma mudança significativa é o fato em que Donkey Kong Country Returns não é mais um jogo simplesmente solo. Ambos os personagens possuem caractéristicas próprias, como por exemplo, Diddy Kong possui um jetpack em suas costas, podendo levar Donkey Kong para as alturas, enquanto Donkey Kong possui uma força que Diddy não tem, e pode quebrar algumas barreiras facilmente.
Isto aferatá muito o modo multiplayer, novidade do jogo, em que cada jogador poderá controlar um dos personagens, enquanto o outro jogador controla seu parceiro simultaneamente. Isto oferecerá uma diversão a mais para os fãs da franquia.
Além disto, os gráficos tiveram uma evolução impressionante, e ficaram belíssimos, mesmo considerando a capacidade gráfica do Wii. Em muitos momentos, o jogador poderá apreciar shaders de uma natureza viva, e um belíssimo por do sol.
O lançamento do jogo foi anunciado para o quarto bimestre de 2010, provavelmente para o Natal. Para os fãns impacientes do gorila, que não querem ficar sem algo para jogar até la, existe a possibilidade de adquirir o clássico Donkey Kong Country para o Virtual Console, através do Wii Shop Channel.
Acompanhe abaixo o trailer do jogo exibido na E3 2010.