[Review] WarioWare - D.I.Y
Por Osmar Lino
Para muitos, games são tão essenciais para a vida quanto comer e dormir. Quantas vezes já aguardamos ansiosamente durante meses, anos até, para botar as mãos num novo game, que foi anunciado há tempos? E, nestes incontáveis intervalos, já deve ter passado pela cabeça de todo esse povo algo como: "Puxa, se eu pudesse ajudar a equipe de desenvolvimento, o jogo sairia mais rápido e mais legal."
E quantas vezes já não quisemos criar nossas próprias aventuras, chegar nos amigos e dizer com todo o orgulho: "Fui eu quem fez!" - somente para se deparar com um universo recheado de códigos, programações, diagramações e equipes com centenas de pessoas envolvidas. Parece desanimador, mas como a Nintendo ama seus fãs e conhece a veia criativa que cada um tem, concedeu a Wario o "trabalho" de realizar este sonho da forma mais simples e divertida possível. E assim surgiu Wario Ware: Do It Yourself.
Faça Você Mesmo!
O cientista amigo de Wario, Dr. Crygor, e sua sobrinha Penny, criaram uma máquina chamada Super MakerMatic 21, capaz de criar minigames. Wario vê com ela uma boa chance de ganhar dinheiro, e contrata o jogador para criar e vender games para ele.
O jogador tem à disposição diversas ferramentas para criar praticamente o que quiser - games, músicas e histórias em quadrinhos. Caso fique perdido com o manuseio de alguma delas, Penny sempre tem um tutorial explicando tudo direitinho.
Na hora de criar um game, há um espaço para desenhar o cenário (com um layout que lembra bastante o bom e velho Mario Paint!), outro para criar os objetos (que serão controláveis ou se mexerão no cenário), um para compor músicas e o último para programar a inteligência dos objetos. Parece complicado e trabalhoso, mas depois que se pega o jeito, se torna uma atividade tão empolgante que não dá vontade de largar o jogo enquanto o seu minigame não está pronto!
Quem conhece outros games da série WarioWare sabe como eles são: curtos e loucos! Portanto, vale tudo na hora de criar seu game: você pode derrubar uma lata de tinta sobre um operário, fazer um hidrante jorrar suco de laranja ou botar uma equilibrista sobre uma churrasqueira, a sua imaginação é quem manda!
Bom, para os marinheiros de primeira viagem, seu amigo Osmariobro vai dar uma mãozinha e contar o que sabe sobre criar minigames:
1- Quando tiver em mente que jogo quer fazer, veja se o cenário vai ser importante ou não. Caso sua importância seja mínima, você pode desenhar ou carimbar os objetos que farão parte do seu game direto nele, economizando assim a criação de alguns objetos.
Por exemplo, se você fizer um garoto falando, pode desenha-lo no cenário sem o rosto, e, no campo dos objetos, desenhar apenas seus olhos e boca se mexendo, para depois encaixá-los no lugar adequado.
2- Ao compor as músicas, apenas UMA faixa será utilizada no seu game. Dê preferência a canções curtas, simples e de fácil repetição. Não pense que não sairão boas - as músicas que Link toca em Ocarina of Time possuem este calibre e são memoráveis! Qualquer coisa, você pode assobiar uma melodia no microfone ou pedir para o maestro compor automaticamente.
3- Você pode criar até 15 objetos, e cada um pode ter 4 formas com animações de até 4 frames cada. A menos que você precise que seu objeto realize mais do que 16 ações de uma vez, um quadro para cada é suficiente.
4- Não ligue se você não souber desenhar: o game é recheado de carimbos, e além disso, os jogos mais engraçados da série são sempre os que parecem mal-desenhados.
5- Na hora de programar, preste sempre atenção nas ordens que você dá a cada objeto, e, na dúvida sobre como ele irá se comportar, faça o teste na tela "Assembly". Basicamente as coisas acontecem quando se toca alguma parte da tela, um objeto ou depois que se passa um determinado tempo. Ao dar as ordens, atente também para os conflitos - se você mandar um objeto se mover em duas direções opostas ao mesmo tempo, ele não irá se mexer, então organize a ordem dos eventos!
6- Para finalizar o game, determine que ação faz o jogador ganhar. Cuidado porque, muitas vezes o jogo já pode iniciar vencido, ou pior - ser impossível de vencer caso essa opção (Winning Conditions) não seja programada. Aqui simplesmente se escolhe se um ou mais objetos estarão ativados (ON) ou desativados (OFF) quando o game for vencido. Como os objetos sempre iniciam automaticamente os minigames em OFF, o mais plausível é ativa-los para poder vencer.
Mas, calma! Não é nenhum bicho de sete cabeças! Aqui vai um exemplo mais concreto:
Vamos supor que esta cena de Wario Land 3 seja nosso minigame. Para vencer, Wario deve pegar a chave, e não pode ser atingido pelo Spearhead. Wario vai surgir do cano, ser controlado até a chave e vencer. Agora vejamos como este jogo poderia ser programado:
1- Objeto WARIO se localiza no ponto (dentro do cano). A partir de 1-1 segundos, seguirá ao SUL (cairá).
2- Ao atingir o ponto/ objeto BLOCO, ficará imóvel.
3- Ao se tocar na FASE enquanto WARIO estiver sobre BLOCO, fará WARIO se mover para a ESQUERDA, em velocidade BAIXA.
4- Objeto PREGO (apelido pro inimigo, hehe) ficará QUICANDO na área X (determinar).
5- Quando PREGO toca em WARIO, ativa um som de PERFURAÇÃO, ocorre uma TREMEDEIRA na fase, e o jogo termina em DERROTA.
6- Quando WARIO toca o objeto NUVEM (qualquer coisa lá no lado esquerdo, no final do caminho), ATIVA o objeto BLOCO 2 e WARIO se move para o SUL (queda).
7- Quando WARIO atinge o objeto CHÃO (o canto inferior esquerdo), WARIO se vira para a DIREITA, e ATIVA o objeto WARIO.
8- ENQUANTO o objeto WARIO estiver ATIVADO, ao se tocar na FASE, WARIO se moverá para a DIREITA.
9- Quando o objeto WARIO tocar o objeto CHAVE, enquanto estiver ATIVADO, o objeto CHAVE será ATIVADO também.
10- Nas Condições de Vitória (Winning Conditions) estabeleça "The Game is won when CHAVE's Switch is turned ON." Então, no momento em que Wario tocar a chave, ele vence o jogo!
Em apenas 10 passos, pode-se gerar uma grande aventura!
Tá Legal. E Agora?
Já tem sua obra de arte em mãos? Hora de botar nas prateleiras! Basta clicar em FINISH, e quando o jogo perguntar "SHIP IT?" responder que sim. Antes de tudo, você poderá escolher a cor, formato do cartucho, label e se ele poderá ser compartilhado com outros pela Wi-Fi ou não. Depois é só festa - e no caso do Wario, dinheiro no bolso!
Dominando o Mundo!
Através de Friend Codes, é possível baixar games que outras pessoas - no caso, seus amigos e conhecidos - fizeram, e também fornecer seus produtos. Mesmo quem não conhece ninguém que tem o jogo pode desfrutar de títulos criados por veteranos, como Matt Bozon (criador de Shantae) e Masahiro Sakurai (pai das séries Kirby e Super Smash Bros.)
Para tornar a brincadeira ainda mais interessante, existe uma versão para Wii chamada Wario Ware: D.I.Y. Showcase, onde é possível enviar seus games criados no DS para o Wii, e enviar do Wii para o DS minigames típicos da série (que podem ser facilmente editados, simplificando ainda mais a vida dos aspirantes à cadeira de direção de Wario). Este que vos fala está criando um minigame em homenagem a cada amigo, e pretende encher todas as gavetas!
Libere sua imaginação, crie seu jogo, e conquiste o mundo! Here We Go!
BÔNUS
- Segredo (Easter Egg): Ao criar um minigame, batize-o de Mario Paint. Agora vá na tela de edição de cenário, e segure-se para não chorar!
- Curiosidades:
*O game estava em desenvolvimento desde 2003, quando saiu o primeiro WarioWare, para GBA!
* A Nintendo teve muita dor de cabeça com alguns usuários, devido ao excesso de games criados e espalhados pela rede com alto teor pornográfico. Confira um exemplo leve no link: http://www.youtube.com/watch?v=9nALVad8q8o&feature=related
It's-a-Wii, Wario! Hah hah hah!
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