[N-Times] Project Cafe - O Sucessor do Wii
Por Mario Toledo
Para os que vivenciaram as épocas de desenvolvimento de novos consoles da Nintendo, sabem como fica o clima de expectativa sobre a novidade que a empresa trará desta vez.
Por várias vezes, a empresa foi líder quanto a inovação em jogabilidade e interação do jogador com o game. Em diversos momentos que a Nintendo parecia ficar atrás de suas concorrentes, ela ressurgia com novidades criativas que inovavam a maneira que o jogador observa o game.

O console foi um sucesso tremendo, quebrando diversos recordes do mercado de games. Mesmo depois de 5 anos após o seu lançamento, o mesmo continua muito popular, sendo comercializado constantemente em diversos países.
Apesar do console ser popular e ter bons índices de aceitação, o mesmo pecou com a falta de recursos que seus concorrentes utilizam como principal ponto para competição, desde o suporte a gráficos em High Definition, à jogabilidade online a partir de uma comunidade virtual.
Mesmo assim, a inovação e criatividade sempre falou mais alto, e devido ao grande nível de fidelidade dos nintendistas, o console conseguiu ficar a frente dos demais.
Recentemente, vários eventos relacionados a empresa trouxeram boatos e revelações ao público nintendista.
Uma planilha foi liberada ao público informando a queda de diversos títulos do Wii, propositalmente indicando que a empresa tem uma carta na manga a ser revelada.

No dia 14 de abril, a Nintendo anunciou o desenvolvimento de um novo console, que será apresentado na E3 deste ano. Até então, o projeto foi nomeado de Project Cafe.
O novo console possui diversos recursos já apresentados, que deverão suprir as falhas e buracos deixadas por seu antecessor.
O novo console tem a premissa de rodar jogos em High Definition, com gráficos superiores ao do Playstation 3 e Xbox 360, capaz de apresentar uma resolução de até 1080p.
Além disto, alguns outros recursos vazaram para o público, como o design do controle, o qual possui uma tela de LCD sensível ao toque (touch), e o leitor de midía suportará Blueray.
Existe uma pequena lenda que diz que o controle poderá rodar aplicativos e minigames vindos diretamente do console.
Algumas especificações do processador também foram liberadas. O mesmo, desenvolvido pela IBM, que também desenvolveu o processador do Wii, possui 3 núcleos internos, sendo da mesma família do R700 da ATI, com 512 de RAM e suporte para versão shader 4.1
O console também poderá rodar jogos de seu antecessor, o Wii, recurso normalmente implementado em consoles Nintendo (retrocompatibilidade).
Tudo indica que a Nintendo tentará voltar seu novo console para o público hardcore. Outra lenda informa que uma comunidade virtual será gerada em torno do console, e utilizará os Mii's como avatares.
Não foi exposta nenhuma foto comprovando o desenvolvimento do console, mas podemos imaginar o design final do mesmo, baseado não só no atual Wii, mas também em semelhança ao 3DS.
Imagino um console maior que o Wii, para suportar um cooler maior, além de recursos e periféricos dos consoles em HD atuais. Seu nome deve trazer alguma dica, quem sabe o formato da carcaça não seja em forma de xícara, onde o blueray ficaria no topo ?
![]() |
Eu sou um artista! |
Ainda não se sabe sobre o lançamento do novo console, mas tudo ficará mais claro com a chegada do E3 2011, em julho.
Quando pensávamos que nada poderia ser melhor que a E3 de 2010 com o lançamento do Nintendo 3DS, a Big-N consegue novamente deixar um ar de expectativa para a conferência deste ano, atraindo a atenção de todos os gamers.
Não deixe de continuar acessando a N-Party e seus parceiros para maiores informações.
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!
