[Phoenix-up] O Mito de Cada Geração 1 - A relação entre os PCs e Videogames
Por Shinka
Edição remasterizada do post "O Mito de Cada Geração", que pode ser encontrado nesse link.
Uma coisa recorrente em qualquer época e região é que muitas vezes as pessoas querem explicar e prever algo que está acontecendo e acabam cometendo alguns erros.
Nessa série de artigos tentaremos ler e analisar alguns mitos que correram entre todas as gerações de Games, desde o pong até os dias de hoje. É impressionante como alguns ainda perduram.
Estamos correndo o risco de errar também mas ah, no mínimo vai ser divertido. XD
Preparado para embarcar nessa viagem pelos mimimis? ; )
Lá vai!
Primeira Geração - Era Pong
"O início dos PCs não teve nada a ver com video games!"
Os computadores começaram como máquinas enormes e desajeitadas (sua geladeira seria pequena perto deles) que tinham o objetivo de fazer cálculos nas empresas e universidades. Pessoas "normais" em geral não precisam fazer cálculos tão complexos em casa, então como tornar os computadores atrativos pra esse público?
Uma das respostas que Steve Wozniak, co-fundador da Apple, encontrou foram os jogos eletrônicos, coisa que não era possível em nenhum outro lugar.
Pois é, para as pessoas em geral a perspectiva de diversão muitas vezes se prova uma motivação maior, um atrativo mais forte, para se gastar muito dinheiro e tempo do que algumas facilidades que mudariam a sua rotina. (Já percebeu como as pessoas são resistente a mudanças, mesmo as boas?)
Além disso tudo, já pensou o número de pessoas que decidem se tornar programadores por causa dos games?
Segunda Geração - Era Atari
"No PC eu faço de tudo, pra que eu vou querer um videogame?"
Estão achando que isso irá acontecer com os celulares e portáteis, mas vou dizer por que dificilmente ocorrerá: pessoas não querem apenas patos. Patos voam, nadam e correm mas nunca irão fazer tão bem quanto uma águia, um peixe ou um cavalo. Em qualquer projeto é necessário abdicar de um lado para melhorar outros. Um aparelho que fosse uma Águia-Peixe-Cavalo seria incrivelmente caro ou monstruoso...
Ao mesmo tempo que os celulares corrigem alguns problemas para os jogos (como capacidade de processamento e jogabilidade), os video games portáteis trazem cada vez mais games de melhor qualidade e funcionalidades que multiplicam as possibilidades de experiência de jogo, como o 3D, sensores de movimento, microfone, câmeras e outras funcionalidades.
Além disso os PCs e Celulares possuem uma variação de hardware e sistema operacional que torna muitas vezes complicado ter acesso aos jogos em uma experiência adequada.
O iPhone e o Android estão superando várias dessas dificuldades, a partir de um controle e padronização melhores do Hardware e da distribuição dos games, porém algumas características importantes como jogabilidade e qualidade dos jogos, apesar de estarem melhorando ainda estão muito aquém dos portáteis como Nintendo DS, PSP e 3DS.
E assim termina a primeira parte da análise dos mitos.
Na próxima parte iremos falar sobre o selo Nintendo de Qualidade e a primeira Console War que tivemos!
Fiquem de olho.
O que achou?
Comente!
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!
