[Matéria] Que liguem as máquinas de Xerox
Por Mario Toledo
Ja é normal que qualquer empresa que queira continuar na disputa de mercado produza produtos baseado no sucesso de seus concorrentes. Isto acontece constantemente na área de tecnologia, onde empresas produtoras de equipamentos eletrônicos acabam criando um padrão em seus aparelhos, cada vez mais parecidos e com recursos idênticos.
Um exemplo disto é o iPad, que revolucionou o mercado de tablets com suas multi-tarefas e uma grande variedade de aplicativos disponíveis para compra em sua loja virtual. A partir dela, diversas outras empresas entraram na disputa de mercado com aparelhos com recursos parecidos, mas que muitas vezes não se comparam ao original. Um dos únicos concorrentes a altura do iPad é o Samsung Galaxy utilizando o sistema Android, que ganha a briga por seu preço inferior ao do iPad.
Com a chegada do 3DS, um novo conceito de tecnologia 3D foi instaurado. A tecnologia parallax, apesar de ter sido criada e implementada muitos anos atrás, foi revivida com uma grande sacada e originalidade, sendo utilizada para implementar a sensação de 3D sem o óculos.
Visto o grande hype vindo do 3DS, as empresas de tecnologia não puderam resistir a implementar suas xerox no mercado.
Durante a CES 2011 (Consumer Eletronics Show), a LG apresentou um display de 4,3 polegadas que dispensa o uso de óculos.
O display sensível WVGA tem 480x800px de resolução e utiliza a tecnologia parallax para exibição das imagens em 3D, mesma tecnologia implementada no 3DS.
Dr. Jong-seok Park, Presidente e CEO da LG Electronics Mobile Communications Company, comenta sobre o display: “A LG enxerga um potencial de crescimento imenso no mercado de displays 3D para celulares. Com nosso conhecimento sobre as tecnologias de displays, entretenimento e celulares, a LG está ansiosa para lançar esta nova forma de assistir filmes em 3D ou de brincar com jogos no celular.”
Esta noticia foi recebida como uma grande novidade pela imprensa especializada, como se a empresa tivesse reinventado a tecnologia. Sem dúvida, para o mercado mobile, este display é uma novidade, mas que foi implementado originalmente pela Nintendo.
Não devemos deixar de comentar do NGP, o novo portátil da Sony, que depois de anos de briga com o Nintendo DS, finalmente resolveu ceder a implementação do touch como um de seus recursos, depois de muito tempo em que a Nintendo e tecnologias mobile se aproveitaram do recurso.
Apesar de ser natural a disputa por mercado, a Nintendo sempre acabou sendo copiada inúmeras vezes, chegando ao auge depois de liderar o mercado do sensor de movimento, e lidar com a xerox do MOVE e Kinect.
É de imaginar a nova disputa que teremos desde o anúncio do desenvolvimento do Project Cafe. Mas sabemos que logo após seu anúncio na E3 2011, as máquinas de xerox estarão prontas para serem usadas.
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!
