Nintendo - 17/05/2011

[Matéria] Quem foram os primeiros na tecnologia 3D ?


Desde o E3 de 2010, muito têm se falado da tecnologia 3D nos video-games. Com o lançamento do Nintendo 3DS, a disputa de mercado sobre a tecnologia estereoscópica ficou acirradíssima, onde a Nintendo saiu a frente com a tecnologia Parallax, dando a sensação de profundidade 3D sem o uso de óculos.
Mas com tantas especulações sobre as tecnologias, o quanto as pessoas conhecem sobre a origem da esteroscopia e implementações 3D nos games ?

Para os que desconhecem, a tecnologia 3D já é desenvolvida para games a mais de 43 anos.
Em 1968, Ivan Sutherland da Universidade de Harvard criou o primeiro display esteroscópico, apelidado de Sword of Damocles, devido ao seu tamanho na cabeça de quem o estivesse usando.
A sensação era a mesma de estar vendo um desenho com perspectiva 3D feita no MSPaint.
Em 1982, a senhora Sega lançou o primeiro fliperama 3D, o SUBROC-3D, onde a partir de um esteroscópio, o jogador controlava uma nave aquática que devia eliminar seus inimigos.
A sensação de 3D era feita a partir da utilização de discos que ficavam opacos em um olho e transparentes em outro. Sua propaganda era parecida com a do 3DS, falando que "Óculos 3D são necessários nos filmes, mas não no SUBROC-3D".






Até mesmo a Tomy, uma das principais fabricantes de brinquedo do Japão, entrou na disputa de mercado por games esteroscópicos. Em 1983, o Tomytronic 3-D chegou ao mercado. O aparelho continha dois visores de LCD em cada um dos oculares, transmitindo diferentes feixos de cores entre filtros transparentes.


O GCE Vectrex 3D foi o primeiro periférico esterioscópico a ser vendido para consoles caseiros. Seu efeito 3D não era provido pelo equipamento, mas sim pelos seus jogos, que ja tinham seus feixos de cores separados em uma mídia de CD. O equipamento não vendeu muito, e hoje em dia é extremamente raro.
Só foi em 1987 que Nintendo resolveu entrar na diversão e publicar seu primeiro jogo em 3D, o Worldrunner.
O jogo foi desenvolvido para o Famicom (NES), com o nome de 3-D Worldrunner, seguido de Rad Racer, cada qual acompanhado com um par de óculos 3D. O jogo foi desenvolvido pela Square.






Com o leve sucesso que 3D Worldrunner e Rad Racer tiveram, a Nintendo resolveu implementar seu periférico oficial para o Famicom. Assim surgiu o Nintendo Famicom 3D System, um par de óculos com visores de LCD em uma redoma especial.
Infelizmente, o aparelho não saiu do Japão.
Após alguns anos brigando com o Mega Drive pela frente no mercado, a Nintendo lançou o conhecido Virtual Boy, o video game 3D da Nintendo.
O aparelho era mantido em posição estática, e o jogador tinha que se posicionar com a cabeça encostada no esteroscópio. Os jogos só tinham uma cor, devido a tecnologia usar feixes de luz refletidos em espelhos para criar o efeito tridimensional.
O console foi um fracasso e desconfortou muita gente.





Apesar de inovador, a tecnologia 3D foi implementada a muito tempo no mundo dos jogos, mas nunca deixou de ser uma grande busca pelos desenvolvedores, onde finalmente a Nintendo acertou em sua tecnologia, e criou um novo patamar do mercado, os jogos 3D sem a utilização de óculos.

(artigo originado de uma conversa com um amigo enquanto recebia carona)
Fonte: http://www.pcworld.com



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