[Matéria] Quem foram os primeiros na tecnologia 3D ?
Por Mario Toledo
Desde o E3 de 2010, muito têm se falado da tecnologia 3D nos video-games. Com o lançamento do Nintendo 3DS, a disputa de mercado sobre a tecnologia estereoscópica ficou acirradíssima, onde a Nintendo saiu a frente com a tecnologia Parallax, dando a sensação de profundidade 3D sem o uso de óculos.
Mas com tantas especulações sobre as tecnologias, o quanto as pessoas conhecem sobre a origem da esteroscopia e implementações 3D nos games ?

Em 1968, Ivan Sutherland da Universidade de Harvard criou o primeiro display esteroscópico, apelidado de Sword of Damocles, devido ao seu tamanho na cabeça de quem o estivesse usando.
A sensação era a mesma de estar vendo um desenho com perspectiva 3D feita no MSPaint.

A sensação de 3D era feita a partir da utilização de discos que ficavam opacos em um olho e transparentes em outro. Sua propaganda era parecida com a do 3DS, falando que "Óculos 3D são necessários nos filmes, mas não no SUBROC-3D".



O jogo foi desenvolvido para o Famicom (NES), com o nome de 3-D Worldrunner, seguido de Rad Racer, cada qual acompanhado com um par de óculos 3D. O jogo foi desenvolvido pela Square.

Infelizmente, o aparelho não saiu do Japão.

O aparelho era mantido em posição estática, e o jogador tinha que se posicionar com a cabeça encostada no esteroscópio. Os jogos só tinham uma cor, devido a tecnologia usar feixes de luz refletidos em espelhos para criar o efeito tridimensional.
O console foi um fracasso e desconfortou muita gente.
Apesar de inovador, a tecnologia 3D foi implementada a muito tempo no mundo dos jogos, mas nunca deixou de ser uma grande busca pelos desenvolvedores, onde finalmente a Nintendo acertou em sua tecnologia, e criou um novo patamar do mercado, os jogos 3D sem a utilização de óculos.
(artigo originado de uma conversa com um amigo enquanto recebia carona)
Fonte: http://www.pcworld.com
Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!
