Nintendo - 21/06/2011

[Matéria] O bullying dos gamers

Provavelmente, se voce se declara Nintendista, ou aprecia os títulos lançados pela Big-N, ja deve ter passado pela mesma situação: ao entrar em uma discussão em uma roda de amigos portadores de consoles HD (ou até mesmo posers que se declaram gamers), muitas vezes a Nintendo é tachada pelo mesmo esteriótipo de "games para crianças" ou "títulos infantis", sem muito mais argumentos para concretizar a opinião.


Muitas vezes tive o desprazer de ouvir comentários que retratam este tema. Em sua maioria, os especuladores são jogadores extremamente casuais, do nível que possuem consoles HD para jogatinas de games de futebol ou esportes em geral, dos quais não tem muitas referências de títulos ou games que trazem outras experiências ao nível dos games atuais.

A verdade é que a Nintendo, apesar de possuir o maior público e fãs entre os gamers atuais, é a que também sofre maior preconceito entre os públicos.
Apesar de seus títulos possuírem gameplays complexos e puzzles intermináveis, a violência e o nível de realidade apresentado nos jogos FPS atuais fazem com que esta opinião prevaleça.

Para quem conhece o nível de complexidade apresentado nas jogatinas dos títulos da Nintendo, sabe que uma criança provavelmente não conseguiria resolver puzzles dos jogos de Professor Layton, ou que provavelmente desistiria ao começar a jogar em uma fase de estrela verde em Mario Galaxy. Enquanto isto, nos consoles HD, o jogador permanece assistindo a cutscene realistas, que gastam 70% do tempo hábil e jogável do título.




Até mesmo third-parties acabam sofrendo o preconceito quando seu estilo é um pouco mais cartunesco e animado do que o convencional. Os games de Lego, dos quais possuem uma criatividade incrível tanto na caracterização do personagem quanto na criação de suas piadas, acabam sendo rejeitados pelo público que não possui o perfil adequado para o game, se adequando muito mais ao público Nintendo, apreciadores do estilo.




O que é necessário compreender para todas as partes é que cada console possui não só públicos diferentes, como também se adequam em mercados diferentes. Hoje em dia, é bobeira comparar consoles Nintendo com consoles Sony ou Microsoft, uma vez que cada um possui particularidades e são focado em tecnologias distintas. Seria a mesma coisa que comparar uma banana com um pneu.

O propósito dos games é divertir e entreter, e isto é algo que a Nintendo tem feito a mais de 100 anos.



Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!





Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...