Nintendo - 12/09/2011

[Preview] Fortune Street


É praticamente impossível hoje em dia alguém nunca ter participado de uma jogatina de tabuleiro. Desde Jogo da Vida a Banco Imobiliário, os jogos de tabuleiro têm entretido diversas pessoas ao longo dos anos, em uma competição saudável entre amigos (ou algumas vezes, acirradas). A migração deste estilo para os video-games muitas vezes resultam em jogatinas divertidas, ainda mais quando estamos no controle de personagens conhecidos.

Um exemplo deste estilo é a famosa franquia Mario Party. Os jogadores devem competir entre si em um tabuleiro tematizado, com muitos obstáculos e ciladas preparadas para que qualquer um dos participantes tenha chances de ganhar. E mesmo que isto não aconteça, a possibilidade de ferrar outros jogadores se torna tão divertido quanto desafiar os mesmos para uma jogatina agradável.


A princípio, Mario Party é o título mais famoso do estilo. Mas o que muita gente desconhece, é que a franquia nomeada de Itadaki Street já fazia muito sucesso nos consoles da Nintendo desde o ano de 1991, original do Japão.

Sua primeira versão, o Itadaki Street: Watashi no Omise ni Yottette, desenvolvido pela ASCII para o Famicon, já trazia  jogadores enfrentando uns aos outros em um tabuleiro muito parecido com ao de Banco Imobiliário. Os jogadores devem rolar um dado a cada turno, andando as casas no tabuleiro de acordo com o número apresentado no dado, comprando propriedades sem dono e cobrando pedágios para cada jogador que parar em sua casa.

A diferença de Itadaki Street para Banco Imobiliário se baseiam em pequenas regras. Os jogadores podem comprar ou vender blocos, podendo utilizar para evoluir suas propriedades, aumentando o valor do pedágio. São necessários quatro blocos completos para evoluir sua propriedade. O jogo é finalizado quando o jogador atravessa a casa de banco do tabuleiro com uma quantia estipulada no começo do jogo.

Itadaki Street ganhou muitas versões através do tempo, transitando entre os consoles, desde o Famicon e Super Famicon ao PSP e Playstation 2, onde surgiu a primeira versão da franquia com um crossover entre os personagens de Dragon Quest e Final Fantasy.

O Nintendo DS também recebeu sua versão, o Itadaki Street DS, com um crossover entre os personagens de Dragon Quest e os personagens da franquia de jogos de Mario. O jogo foi um grande sucesso no Japão , recebendo excelentes notas da revista Famitsu (36 de 40 pontos), vendendo mais de 430 mil cópias em todo o país.

Itadaki Street DS ja trazia um crossover entre os personagens da Nintendo e Square.
Finalmente recebendo uma versão para o Wii, o jogo será desenvolvido em uma versão americana, recebendo o nome de Fortune Street.

O nome pode atribuir a alguma maluquice de Silvio Santos, mas a proposta é a mesma de todos os jogos anteriores. Os jogadores deverão competir entre si em cima do tabuleiro, adquirindo fortuna e propriedades, podendo comprar, vender e trocar entre si.
O vencedor será aquele que cruzar a casa do banco com o valor estipulado no início da partida.

Muitas casas nos tabuleiros terão comportamentos diferentes quando atingidas por um jogador. Algumas delas submetem os jogadores a minigames, que podem faze-los ganhar mais dinheiro, ou ferrar seus adversários.
Da mesma forma, outros contêm armadilhas, que podem lhe fazer perder dinheiro ou ser transportado para uma casa aleatória.

A principal característica de Fortune Street é seu crossover entre os personagens da Square e da Nintendo. Apesar de esta característica já estar presente na franquia para DS, ela virá com grandes novidades e novos personagens de cada uma das franquias:

Personagens da Nintendo presentes em Fortune Street

Personagens de Dragon Quest presentes em Fortune Street

Os tabuleiros também serão tematizados nas franquias originais, cada qual com uma característica própria.



Fortune Street tem previsão de lançamento para dezembro de 2011, mas sem uma data específica (provavelmente no período festivo).
Confira abaixo seu trailer oficial exibido durante a E3 2011.



Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...