[Especial] 10 Anos de Ace Attorney (Parte 1)
Por Fernando Ross
A Série Ace Attorney conseguiu muito mais do que fãs e uma marca invejável. Criou um novo conceito para a "Lei" que ninguém pensaria em ter. Quando nós falamos sobre lei, logo vem aquela tristeza em saber que raramente os casos na vida real terão um final tão certo quanto o dos jogos, mas ela deixa na nossa mente um pouco de esperançosa e com força de vontade para lutar pela "Verdade e Justiça".
Idealizado pelo seu criador Shu Takumi [¹], foi lançado no dia 11 de Outubro de 2001 no Japão para o Game Boy Advance o primeiro jogo da série, o Gyakuten Saiban (batizado de Phoenix Wright: Ace Attorney no Ocidente.)
[¹]: Shu Takumi, Designer Japônes, criador e escritor de todos os jogos da série Ace Attorney, também presta sua voz ao personagem principal do jogo.
Phoenix Wright: Ace Attorney
O jogador encarna o papel do personagem principal, Phoenix Wright, um Advogado de Defesa iniciante que começa a trabalhar no escritório da sua recém chefe e mentora, Mia Fey.
Os personagens principais da trama, ou aqueles que você vai mais encontrar sendo na parte 1 do jogo que é a investigação ou na parte 2 os tribunais são:
Se tratando de Gameplay como um Advogado de Defesa, o jogador deve agir como tal. O jogo têm duas temáticas separadas que se completam: a parte de Investigação e a parte dos Tribunais.
A primeira delas, investigação, serve como uma prévia para o grande atrativo do jogo que são os tribunais, onde o jogador atravessa diferentes cenários conversando com os personagens locais e lhe fazendo perguntas sobre o crime e coletando evidências para usa-las no Tribunal.
Talk (Falar): Quando você encontra uma pessoa pressionando esse botão, é possível conversar com ela e fazer algumas perguntas para saber mais detalhes do ocorrido e usar esses detalhes em corte.
Present (Apresentar): Em alguns casos é necessário você mostrar uma evidência previamente coletada do personagem local para que ele revele mais detalhes acerca do crime ou lhe entregue uma outra evidência mais importante.
Examine (Examinar): Faz com que no cenário ao fundo apareça um pointer permitindo que o jogador vasculhe o cenário atras de evidências deixadas pelo assassino.
Move (Mover-se): Permite ao jogador sair do local e ir a outra área para coletar mais evidências.
A segunda parte é conhecida como "Hora da Ação", onde tudo aquilo que você coletou de evidências e determinados trechos das perguntas serão usados finalmente defender o seu cliente.

Com isto, duas coisas podem acontecer: o jogador pode realmente estar correto em sua suposição ou estar totalmente errado e receber uma penalidade. Ao receber um total de 5 penalidades, o jogador perde todo o progresso e retorna para o ultimo ponto salvo.
Como eu citei alí em cima, sempre haverá um promotor para contestar todos os seus argumentos e evidências. Ele será o encarregado de dar dor de cabeça para o jogador, sempre colocando em dúvida o seu raciocínio. Neste primeiro jogo, temos para o cargo Miles Edgeworth
A mecânica aparentemente simples pode de início desmotivar o jogador, mas de longe o gameplay não é o foco principal do jogo. A magia da série está em suas Histórias, o enredo do jogo é de um nível de complexidade fora desse mundo. Cada jogo possui cerca de 4 ou 5 casos, que contam determinadas histórias que acabam nas Cortes de Julgamento, e em cada um deles o jogador se sente conectado com a história de uma maneira ou de outra, seja pelo personagem principal e na relutância de defender o seu cliente, pelas memórias tristes dos personagens locais na desenvoltura da história em si ou na resolução de todo o ocorrido. Em alguns casos, mais de uma história se conecta revelando detalhes de uma história nova de maiores proporções.
Depois de seu lançamento, o jogo foi um sucesso absoluto de vendas, o que deixou todos surpresos, como no início desse artigo "É estranho pensar em um jogo em que o tema principal são Tribunais de Justiça e Advogados". Em 22 de Outubro de 2002 seria lançada a sequência para um dos jogos mais aclamados do ano que se passara.
Phoenix Wright: Justice for All
Gyakuten Saiban 2, ou conhecido no ocidente como Phoenix Wright Ace Attorney: Justice for All, é uma sequencia direta do primeiro jogo desenvolvida novamente por Shu Takumi, ou seja, a mesma mecânica apresentada no primeiro jogo. Os eventos de Gyakuten Saiban ocorrem 1 ano após o primeiro jogo com Phoenix, retornando as cortes de julgamento após o ultimo caso do primeiro jogo.
Algumas das mudanças foram feitas na série. E para não ser apenas uma continuação do fenômeno que tinha sido o primeiro jogo, uma delas foi a adição dos Psyche Locks

Outra mudança foi a mudança do Promotor das cortes, ou neste caso Promotora. Como no primeiro jogo nos deparávamos contra Miles Edgeworth na mesa da promotoria, desta vez veremos uma pessoa diferente.
Enfim, em 23 de Abril de 2004, saia para o Gameboy Advance o ultimo jogo da série para o portátil estrelando Phoenix Wright, Gyakuten Saiban 3, ou no ocidente conhecido como Phoenix Wright Ace Attorney: Trials and Tribulations.
Phoenix Wright Ace Attorney: Trials and Tribulations
E chegamos a isso, Gyakuten Saiban 3, o terceiro jogo da série Ace Attorney e o ultimo com Phoenix Wright no papel principal.
Logo de cara já vemos que a história do jogo não será como nos outros jogos, mas sim algo muito mais imersivo. O primeiro caso do jogo não é com Phoenix no papel principal e sim sua mentora Mia Fey no começo da carreira, algo como ocorreu com Phoenix Wright no primeiro jogo, um Advogado de Defesa iniciante, e ele, Phoenix está em um lugar onde nunca pensaríamos que estivesse, o banco dos réus. Todos os casos de Gyakuten Saiban 3 possuem interligação, uns contam eventos passados e outros como esses eventos (passados) mudam os dias de hoje.
A Mecânica do jogo continua a mesma: investigação como primeira parte e tribunais como segunda parte. Os Psyche Locks presentes no segundo jogo também aparecem em Gyakuten Saiban 3.
Uma das mudanças aparentes do jogo com exceção da história mais imersiva e profunda é a presença de um novo Promotor; como em Gyakuten Saiban 1 tivemos Miles Edgeworth e em Gyakuten Saiban 2 tivemos Franziska Von Karma, no ultimo jogo da série obviamente o Promotor seria modificado, mas dessa vez é um ser totalmente desconhecido, apenas conhecido pelo seu nome, Godot.
Os eventos decorrentes em Gyakuten Saiban 3 unem todos os outros decorrentes dos 2 primeiros jogos, por isso há necessidade de jogar todos os jogos em ordem cronológica.
Apollo Justice: Ace Attorney
Em 12 de Abril de 2007 chegava as lojas o jogo mais polêmico da série, Gyakuten Saiban 4, desenvolvido interamente para o Nintendo DS (Todos os outros jogos foram lançados para GBA e depois receberam uma versão para o Nintendo DS), onde apresentava personagens novos que não eram conhecidos pelos fãs, e certa parte da grande fatia de amantes da série chegou a dizer que isso mataria a série. Pelo bem ou pelo mal Gyakuten Saiban 4 novamente foi um sucesso de vendas.
A histórica ocorre 7 anos após os eventos de Gyakuten Saiban 3. Phoenix perdeu sua licença de advogado, e Apollo Justice se torna o seu aprendiz. A História de Gyakuten Saiban 4 se desenrola com esses eventos, envolvendo Phoenix e a perda da sua licença, e novamente todos casos bem ambientados e com excelente enredo.
Os personagens principais desse novo jogo são:
Em Gyakuten Saiban 4, nos deparamos com o mesmo Gameplay apresentado nos 3 primeiros jogos da séri,e com divisões entre investigação e tribunais. Só que, dessa vez foi implementado um novo sistema para compensar a falta da Magatama de Phoenix, o Bracelete de Apollo, mais conhecido como Perceive System.

Todos os jogos até Gyakuten Saiban 3 receberiam versões para o Nintendo DS com adaptações em sua mecânica de jogo para a adaptar a tela de toque do portátil. Somente o Primeiro jogo (Phoenix Wright Ace Attorney) recebeu conteúdo extra, um 5º Caso chamado Rise from the Ashes.
Trailers dos Jogos:
OBS: Todos os Trailers são das versões de Nintendo DS dos jogos.
Phoenix Wright Ace Attorney
Phoenix Wright Ace Attorney: Justice for All
Phoenix Wright Ace Attorney: Trials and Tribulations
Apollo Justice Ace Attorney