Nintendo - 20/10/2011

[Matéria] [Música] The World Ends With You


The World Ends With You é um RPG criado por uma empresa simplesmente especialista em criar ótimos e comoventes jogos, além de marcar o coração dos jogadores com enredos surpreendentes e trilhas sonoras inesquecíveis.
Embora a Square Enix seja muito conhecida por Final Fantasy, Kingdom Hearts entre outros títulos, não é possível desprezar um RPG com um nome diferente que não pertence a nenhuma franquia anterior.

É importante frisar a importância das principais músicas do game com cada situação. Por isto, começo com a música do título, que logo de cara lança o jogador em um clime de tristeza, depressão, falta de esperança e, mais importante, mistério.
Sempre que eu começava o jogo, me sentia um pouco pra baixo, pois lembrava das coisas que o personagem principal Neku pensava sobre o mundo, e para quem vai jogar pela primeira vez, é muito importante entrar nessa atmosfera para aproveitar as primeiras cenas.



Sem entender muita coisa, Neku se vê diante de um bairro muito movimentado e famoso do Japão: Shibuiya (que é onde toda a trama se desenrola). O local é muito comentado em animes e doramas, e é caracterizado por ter muitas pessoas na rua,  além de muita animação e movimentação (algo muito semelhante a um dia movimentado do centro de São Paulo).
Assim como o centro de São Paulo, Shibuiya é um local comum para muitas pessoas, e as músicas que te acompanham pelo bairro trazem um ritmo forte, contagiante, mas que ao mesmo tempo passam uma tranquilidade em andar pelas ruas do bairro, de uma forma que quem está acostumado a andar por um bairro da Liberdade ou do centro da cidade se sente.









Perdas: são coisas que não conseguimos evitar, seja um ente querido, seja um amigo que está distante, seja uma batalha perdida; é importante que o jogador sinta não só pela situação, mas que verdadeiramente entre na atmosfera de alguém que perdeu algo importante, algo tão importante talvez quanto sua memória, e é para esses momentos que a música “Amnesia” surge.



Como em todo RPG, TWEWY é repleto de batalhas, que no caso deste jogo, possui um jeito muito peculiar de gameplay.
É preciso estar de olho o tempo todo em ambas as telas, necessitando de muita coordenação. Por isto, nos momentos de luta, o jogador entra no ritmo de músicas como “Twister”, “Make or Break” ou “Fighting for Freedom”.









A produção foi tão cuidadosa o suficiente para escolher trilhas nas horas de fazer compras.
As músicas dentro das lojas sempre combinam com consumo, em um ritmo amigável e agradável, que deixa o jogador confortável para escolher os melhores equipamentos para seus personagens.



Muitas outras músicas são encontradas pelos jogadores em situações talvez mais ou menos específicas. Porém, tem uma música que é de tamanha importância, que jamais poderia ser esquecida, afinal foi a qual me fez chorar. É uma música comovente, não simplesmente por sua incrível poesia ou sua melodia brilhante, mas ao ver por tudo que Neku e seus companheiros passaram.
Ao pensar em todas as lições que você e os personagens vão levar para o resto de suas vidas, não tem como não se emocionar.



Espero que tenham gostado, e sintam-se livres para comentar o que bem entenderem, principalmente sobre suas músicas favoritas.

Até mais.

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...