[Especial] Retrospectiva 2011
Por Fabricio Luz
O ano passou e tivemos muitos acontecimentos relacionados à Nintendo que chamaram bastante atenção, tanto dos fãs quanto da mídia. Como não poderíamos deixar de fazer com que você sinta aquela sensação de "mais um ano se passou", estamos relembrando a trajetória em pontos da Nintendo em 2011. Veja só alguns dos mais importantes fatos que separamos para vocês:
Os problemáticos primeiros meses de lançamento do 3DS
Depois de muito tempo na espera, finalmente a Nintendo lançou o sucessor do DS, seu console portátil de maior sucesso até então. Com lançamento entre fevereiro e março em diversas partes do mundo, o console chegou apenas em julho em terras brasileiras.
Apesar de seu ótimo lançamento, as vendas do 3DS esfriaram pouco tempo depois devido ao pouco número de jogos em seu catálogo inicial. Na E3 deste ano foram anunciados grandes títulos para o portátil, mas mesmo assim não foi suficiente para suprir a demanda.
Em agosto, apenas 6 meses após seu lançamento, a Nintendo tomou uma medida de urgência: cortar o preço do console. Mas fora isso, àqueles que compraram o console em seus primeiros meses de vida se tornaram embaixadores
Já se preparando para as feriados de final de ano, a Nintendo preprou grandes novidades para o console, tanto nas atualizações de software e grandes lançamentos, como Mario Kart 7. No Japão, o console marcou o número de 4 milhões de cópias vendidas, isso, com ajuda de Monster Hunter 3G, game de 3DS com a mais rápida venda até agora.
25 anos de uma história que virou uma lenda
O que falar de um jogo que se auto proclamou 'uma lenda' logo em seu primeiro título da sua série? The Legend of Zelda completou 25 anos este ano, e ainda fazendo enorme sucesso de público e crítica, pra comemorar tal data a Nintendo preparou diversas comemorações para ninguém ficar de fora.
Os donos de 3DS foram agraciados com um remake do até então, melhor Zelda de todos os tempos, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, mas em sua versão 3D e com gráficos mais trabalhados comparado à época.
Junto ao game, The Legend of Zelda Link's Awakening DX, jogo originalmente do GBC mas relançado para o eShop do 3DS.
Também para o 3DS, uma edição de aniversário de The Legend of Zelda Four Swords foi disponibilizada para download gratuito por certo perídoo de tempo, para comemorar os 25 anos da série.
Por último mas nem por isso menos importante, um Zelda inédito, e para o Wii. Falo de The Legend of Zelda Skyward Sword, jogo que revolucionou a franquia de tal modo somente visto em Ocarina of Time.
A nova geração começa a dar as caras, conheça um pouco do Wii U
Durante a E3 deste ano a Nintendo mostrou o seu tão falado 'Project Cafe', o Wii U, primeiro console da nova geração a ser anunciado publicamente.
Com maios poder gráfico e controle em forma de Tablet, o Wii U foi prometido para ser um console tanto para os jogadores mais casuais quanto os hardcore, e pelos títulos prometidos para o lançamento, veremos algo mais maduro dando as caras nele.
Reggie no Brasil e os eventos que aconteceram por aqui
2011 também foi o ano de eventos de games por aqui, fazendo com que as empresas olhassem para nosso mercado de jogos com diferenets olhos. Para começar, tivemos o Brasil Game Show, evento que aconteceu no começo de outubro e presença de vários estandes.
Mas para a tristeza e outros, acabou não acontecendo a EGS (Electronic Game Show) em São Paulo. O evento acabou sendo cancelado às vésperas do agendado e a empresa acabou tendo de devolver o dinheiro arrecadado.
Para os nintendistas que moram em SP, aconteceu um evento de lançamento do 3DS Flame Red na Fnac de Pinheiros, evento este prestigiado com a presença ilustre do presidente da Nintendo of America, Reggie Fills-Aime, que até jogou uma partida de Wii com um membro de nosso site!
A mobilização 'projeto Rainfall' chama atenção da Nintendo
Não há como negar que este ano foi bem fraco no quesito de jogos para o Wii, certo? Muitos fãs esperavam que a Nintendo of America lança se por aqui um tal Xenoblade, jogo este que foi enorme sucesso no Japão e foi nomeado por várias revistas como o melhor RPG da geração. Pois bem, o fato é que eles não lançaram, nem Xenoblade, nem The Last Story e muito menos Pandora's Tower, alguns dos melhores jogos de todo período de vida do Wii.
Para chamar atenção da Nintendo, milhares de fãs se mobilizaram para comprar o jogo na pré venda pela Amazon e mandar várias mensagens para as redes sociais da Big N, mas apenas obtiveram a seguinte resposta: 'Obrigado pelo ato de força de vontade de vocês, mas não temos planos de lançar eles por aqui'
Meses depois a Nintendo of Europe não só confirma lançamento de Xenoblade, mas o lançamento dos outros 2 games por lá. Apenas agora, em meados de novembro, a NoA confirmou o lançamento de Xenoblade para abril de 2012, o que dá um pouco de esperança no lançamento dos outros dois.
Com altas e baixas, mais um ano se passou. E com tantos acontecimentos importantes, olhamos para traz, e desejamos mais novidades no mundo dos games para o ano de 2012!
Com altas e baixas, mais um ano se passou. E com tantos acontecimentos importantes, olhamos para traz, e desejamos mais novidades no mundo dos games para o ano de 2012!