[Preview] Animal Crossing: New Frontier
Por Mario Toledo
Enquanto muitas outras desenvolvedoras planejam tornar seus games o mais realistas possíveis, com incríveis efeitos de sangue e violência, poucos outros títulos ainda se preocupam com a inocência e alegria transmitida por um game. Fatores como interatividade e simplicidade, se focando na diversão que o game proporciona, sempre foram os principais pontos dos jogos da Nintendo. Animal Crossing é um exemplo destes pontos, trazendo o jogador a um mundo tão inocente quanto a imaginação de uma criança.
Relembrando Animal Crossing
Animal Crossing é uma franquia de simulação desenvolvida pela Nintendo, onde o jogador controla um ser humano, que se muda para um vilarejo habitado por animais antropomórficos (animais com características humanas), cada um com uma atividade e personalidade.
O jogo não possui um objetivo fechado. Desta forma, o jogador pode fazer o que bem entender, dentro das regras impostas. A idéia é que o jogador gaste seu tempo com as demais atividades que o jogo lhe permite. Dentre elas, o jogador deve cultivar o amor e a amizade por seus vizinhos, trabalhar, consumir e vender, ganhar dinheiro, melhorar seu estilo de vida, e diversos outros fatores encontrados em jogos de simulações.
![]() |
Animais antropomórficos vivem em um pequeno vilarejo, longe da preocupação da cidade. |
A exploração também é outro ponto forte do game. Apesar do vilarejo ser pequeno, quase todos os dias, o jogador deve percorre-lo por inteiro, a ponto de coletar ítens, interagir com os moradores e concluir suas tarefas. Na maioria das vezes, eventos ocorrem dependendo do estímulo do jogador, como novos moradores chegarem, ou antigos irem embora.
Apesar da aparência simplista, Animal Crossing é um jogo extremamente complexo, e o fato de não ter fim impõe também que o jogador não têm um limite de coisas a fazer no jogo.
Aproveitando a onda de novos jogos que serão lançados no fim de dezembro para o 3DS, Animal Crossing: New Frontier será o novo título da franquia, trazendo novidades para os fãs e jogadores da série.
Animal Crossing: New Frontier
Mostrado pela primeira vez durante o E3 2010, Animal Crossing: New Frontier será a nova versão da franquia Animal Crossing para o console Nintendo 3DS.
Uma série de novidades foram divulgadas após o anúncio do desenvolvimento do jogo. Entre elas, novas estruturas ainda não vistas nos jogos anteriores, como a possibilidade do jogador se tornar o prefeito da cidade. Juntamente com Hisho, uma secretária canina, o jogador tem o dever de tornar a cidade um lugar melhor para se viver. Devido a este fato, não foi falado se Tortimer, o prefeito das versões anteriores, aparecerá no game.
Além destas novidades, a nova cidade possui novas estruturas, com casas melhor reformuladas, e bancos espalhados (o quais ainda não foram especificadas suas funções, mas podemos estimar que o jogador irá interagir com seus vizinhos por ele).
![]() |
O mapa da cidade mostra novas estruturas locais |
Não é preciso falar também que os gráficos da versão do 3DS estão incrívelmente superiores as suas versões antecessoras. Mesmo que que os modelos sejam simplórios, as cores vivas do jogo transmitem a sensação de alegria e tranquilidade que o jogo costuma trazer.
Novas funções também foram adicionadas ao jogo. O jogador poderá acampar dentro do game, armando sua barraca (ou o que pode chama-la de casa), e agora também pode nadar no oceano, desde que esteja as bordas da cidade
As funções em multiplayer serão incrívelmente práticas. A princípio, o jogador poderá se conectar com até outros 3 jogadores, visitando suas cidades, e interagindo juntos.
Além disto, o jogo terá suporte ao Street Pass, onde o jogador pode compartilhar suas criações, entre texturas e modelos de roupas ou acessórios, trocando com outros jogadores que estejam com a função de Street Pass ligada no Nintendo 3DS.
Animal Crossing é mais um dos grandes títulos a lançar para o 3DS no fim de 2011. Seu lançamento esta marcado para dia 31 de dezembro de 2011.
Confira abaixo os demais trailers lançados entre as conferências da Nintendo.