Nintendo - 08/12/2011

[Retrô] [MSX] Ligue-se ao Expert







Saudações caros leitores, hoje não farei uma abordagem tão profunda do querido MSX (primeiro video game da Microsoft, em parceria com a Sony - algo que hoje seria considerado no mínimo supremo para alguns), pois não é o intuito principal desta postagem, mas falei um pouco por cima para que vocês entendam melhor que video game é esse.

Sobre o MSX


Foi o primeiro video game da Microsoft e um dos video games que mais marcaram história, porque ele não era um console mas sim um computador voltado para jogos (como existia também o PC-FX da NEC e o Sharp X68000), com isso, ele foi muito bem explorado não só na parte de jogos como na parte de hardware, onde cartuchos com vários aplicativos foram feitos com o intuito de criar programas semelhantes ao que seria hoje um Excel, Word, bloco de notas, calculadora, paint, entre outras aplicações, isso na época era revolucionário.

R-Type MSX1 O primeiro MSX só dispunha de 16 diferentes tons de cores para ser utilizado, apesar disso, existem muitos jogos bons para o mesmo, como Bomberman, Choplifter, Circus Charlie, Comic Bakery, Dragon Quest, Flicky, Galaga, Gradius, R-Type e Zanac.

Sem contar que as demais versões de MSX (MSX2, MSX2+ e MSX Turbo-R) contavam com grandes clássicos como Aleste, Castlevania, Contra, Final Fantasy, Metal Gear, Puyo Puyo, Snatcher, Valis, Xevious e Ys. Com isso, já é possível perceber que ele não ficava para trás de seus concorrentes (principalmente o NES e o Master System).



Snatcher MSX2


MSX no Brasil


Quando se comprava um MSX aqui no Brasil (ele foi lançado oficialmente no Brasil pela Gradiente, nem nos EUA houve um lançamento oficial por alguma empresa), ele vinha com um cartucho chamado Ligue-se ao Expert que vinha com algumas das aplicações que foram descritas no primeiro parágrafo desta seção.




Ligue-se ao Expert


Eu tive o prazer de ver esse cartucho e suas aplicações funcionando ao vivo em um MSX no 4º encontro da Comunidade do Mega Drive em Jundiaí, junto com o Mestre da Comunidade Mega Drive, que gravou o seu funcionando e postou o vídeo no Youtube para o pessoal conferir. Ele me mandou o link e hoje venho aqui repassar esse vídeo para vocês, eu até apareço no vídeo, mas com toda a cabeleira que ainda me existe cobrindo quase que meu rosto inteiro. Você pode conferir o vídeo a seguir.






Até mais,
Lobim

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...