[Retrô] [SNES] Super R-Type e Shoot 'em ups
Por Unknown
Boa tarde, queridos amigos leitores. O SNES marcou a era dos jogos de plataforma e 2D, um gênero muito popular no console nessa época foi o de tiro, ou shooter em inglês, mais especificamente o "shoot 'em up", um subgênero de shooter, apelidado de "shmup" que é como gosto de chamar, evitando assim confundir com FPS, ou tiro em primeira pessoa, gênero tão exageradamente popular nos dias de hoje.


Shmups e seus tipos




Como o formato da televisão é achatada, o estilo vertical seria pouco favorável nesse caso. Gradius, assim como R-Type, são exemplos de shmups horizontais. Nesse estilo, vê-se com maior detalhes as regiôes mais próximas do jogador e a altura dos inimigos. Os inimigos não surgem com antecipação como nos verticais, fazendo com que o jogador tenha que estar sempre atento.
![]() |
Os diferentes estilos de shoot 'em ups, ou shmups |
Esses são exemplos de shmups chamados de "scrolling shooters", ou seja, jogos de tiro onde a tela ou a câmera se move verticalmente ou horizontalmente. Ainda existem os "fixed shooters", onde a tela é fixa e cada fase se limita a tela mostrada, os "rail shooters" onde o jogador se preocupa somente em atirar e fugir, pois a trajetória do jogador é fixa e também o "tube shooter" onde o jogador parece estar emerso em um tubo imaginário, dando uma impressão tridimensional com uma visão de perspectiva.
O gênero shoot 'em up viu-se sendo popularizado novamente, ainda que em público específico de nicho, na década de 90 com o surgimento do estilo "bullet hell", que significa literalmente inferno de balas, que é exatemente o que ele apresenta!
![]() |
Bullet Hell representa uma infernidade de obstáculos e inimigos |
Outros nomes como "maniac shooter" e "manic shooter", ou tiro maníaco, fazem jus ao estilo do jogo. Em sua maioria vertical scrolling shooters, o jogador se deparará constantemente com uma infinidade de tiros e inimigos na tela. Os tiros costumam ter trajetórias curvas e movimentos variados, sejam aleatórios ou padronizados e apresentam uma dificuldade elevada para quem não está acostumado. Nesse estilo a concentração é uma característica necessária e sua maior arma é a defesa. Seu objetivo é desviar de praticamente tudo que estiver na tela, exceto os itens de bônus, além de não morrer! Esse é o estilo que me fez gostar tanto de shoot 'em ups.


Mesmo após a popularidade do gênero ter decaído consideravelmente com a chegada de consoles de 32 bits e com a queda de fliperamas, a série viu seu retorno com alguns títulos lançados para Playstation, Playstation 2 e PSP, apresentando gráficos em alta resolução e algumas mudanças de jogabilidade.
Super R-Type e jogabilidade




Mas como todo jogador esperto, o mesmo fazia bom uso dessa lentidão pois facilitava eliminar os inimigos da tela. Outra dificuldade por vezes criticada era a existência de caminhos corretos para se chegar ao final da fase, fazendo com que o jogador chegasse ao final da fase por tentativa e erro (provavelmente morrendo no meio do caminho).
História e inimigos



Apesar de não ser o aspecto que mais populariza a série, Super R-Type conta com uma trilha sonora bastante interessante. Suas faixas variam entre músicas alegres e animadas para faixas pesadas com bastante uso de percursão e batidas, dando aquela tensão e adrenalina necessária para enfrentar hordas de inimigos e chefes.
Solo Sortie, uma das primeiras músicas que você encontra pelo jogo. Animada e bem agradável de se ouvir.
Counterattack e Blast Rock, minha seleção de músicas típicas de batalha, mais animadas e vibrantes.
Counterattack
Blast Rock
A série, além de ser bem antiga, se popularizou de tal forma a se firmar como um dos clássicos e precursores do shoot 'em up. Muitos jogos foram lançados com o título R-Type, fazendo parte da franquia.
Os títulos que retornaram na geração de PSX foram R-Type Delta, para Playstation e R-Type Final para Playstation 2. Por fim, R-Type Command foi lançado para PSP.
Uma compilação do R-Type original e R-type II foram lançados com o nome de R-Type Dimensions, porém vários relançamentos dos clássicos foram feitos durante os anos. Ainda um título de estratégia foi lançado como R-Type Tactics e R-Type Tactics II, porém não é um shoot 'em up.
Por fim...
Já não é necessário falar da popularidade e importância que o jogo e a franquia representaram para o mundo gamer. Para o público amante de jogos de tiro e principalmente para detentores de SNES, Super R-Type certamente garantiu boas e agradáveis horas de jogatina. Aliás, muitas horas de jogatina, dada sua dificuldade. Ainda hoje é lembrado e amado por muitos fãs.
A fama do estilo perdura até hoje em jogos mais hardcores, como jogos bullet hell. Eu sou um exemplo de caso, apesar de estar longe de possuir a habilidade necessária para tal.