[Retrô] [N64] Mario Tennis
Por Silas Virgilio
A pouco tempo foi anunciado mais um jogo da turma já tão conhecida, Mario, Luigi, Peach e cia, apesar disso, não é de hoje que a Nintendo investe em jogos de esporte com características próprias do universo dos jogos do Mario que já tanto amamos.
Estes jogos já foram muito “viajados”, como por exemplo em Mario Strikers, onde o que era para ser um jogo de futebol acaba se tornando uma espécie de esporte com chutes “indefensíveis”, gols duplos, sem faltas, bombas e por aí vai. Se alguma pessoa não conhecesse o amado esporte brasileiro, também não entenderia muito mais depois de jogar Mario Strikers. Porém, alguns destes jogos chegam a um ponto de “realismo” interessante e que faz até mesmo com que pessoas antes, poucos interessadas no esporte, tornarem-se quem sabe fãs. Mario Tennis para Nintendo 64 é um claro exemplo disso.
Realismo? Jogo do Mario?
Por mais estranha que pareça a afirmação de que o jogo tem uma tendência realista, ela faz sentido. Quando digo realismo, me refiro a capacidade de enxergar as regras do esporte, em meio a bolas pegando fogo. Falando nisso, a única coisa realmente estranha do jogo é a força com que os jogadores conseguem sacar, rebater e principalmente cortar a bola. Eu me dei conta disso principalmente quando assisti a um torneio aberto de tênis e nele havia um visor marcando a velocidade da bola no saque e o engraçado foi notar que ela nem se comparava a que o Bowser por exemplo consegue no jogo.
O jogo
A proposta do jogo não tem muito segredo, o objetivo é jogar diversos torneios que acontecem em diferentes tipos de quadras (outro ponto interessante de realismo), a dificuldade vai aumentando de forma semelhante a da série Mario Kart (Mushroom Cup, Flower Cup e Star Cup). Conforme o jogador conquista os torneios, ele vai adquirindo novos personagens chegando até um modo que foge completamente à afirmação de que havia realismo no jogo!
A quadra do Bowser
Game Boy Color
Se não bastasse a qualidade na jogabilidade em si, o jogo ainda dá a liberdade do seu video game se comunicar com o jogo de mesmo nome para Game Boy Color. Nele, você, ao invés de ir de campeonato em campeonato contra personagens do Mario, você é uma pessoa comum que vai em uma espécie de recanto juvenil de tênis.
Lá você encontra amizades e vai disputando partidas com amigos alcançando depois de muito treino alguns torneios. É um modo mais próximo de uma verdadeira carreira e ainda mais realista. A grande sacada é que conforme o jogador treina lá ele vai recebendo níveis e com isso é possível passar para o console aquele seu tenista já tão treinado.
Conclusão
Mario Tennis para Nintendo 64 é um jogo perfeito para jogar com amigos, sozinho, com a família e com certeza um dos melhores títulos já lançados para o console. Aproveitem com ele e joguem também Mario Party 3 que é diversão garantida com amigos sem fim.