Nintendo - 13/01/2012

[Matéria] [Música] Final Fantasy Crystal Chronicles: Echoes of Time


Introdução.


Embora o nome Final Fantasy, esse jogo é bem diferente dos clássicos FF que os leitores já são tão fãs. Echoes of Time faz parte de um conjunto de games da série FF que mantém o ótimo enredo, personagens marcantes, mas seguem uma abordagem bem diferente, nesse caso usando o gênero de aventura com algumas leves características de RPG. Muitos fãs reclamaram bastante sobre o jogo por vários motivos, porém existem características que podem tornar Echoes of Time um ótimo jogo e agora meu objetivo é dizer como a trilha sonora me tocou e espero que toque vocês também.

A compositora.


Antes de falar que tipo de sensação cada música teve como objetivo proporcionar ou pelo menos me proporcionou é preciso dar um pouco de background no assunto. A artista por trás da trilha sonora se chama Kumi Tonioka. Ela compos a trilha sonora de pelo menos 8 jogos da série Final Fantasy, em sua maioria do spin off Cystal Chronicles. Ela é uma pianista muito talentosa que gosta de dizer que tem influência musical de um outro compositor da série Final Fantasy chamado Nobuo Uematsu. Kumi desenvolveu seu talento como pianista enquanto ouvia as suas criações.

Início.




A primeira impressão é a que fica. É isso que muita gente diz e dentro de limites óbvios, faz muito sentido. A primeira música que o jogador se depara se chama justamente “Echoes of Time”, ela traz uma paz, tranquilidade que misturadas as cores branco e azul dão ainda mais conforte e sossego. Os produtores muito provavelmente tiveram a intenção de mostrar ao jogador o quão “sossegado”, principalmente comparado a outros final fantasy; uma vez que não é preciso horas matando o mesmo monstro para passar de nível e passar mais algumas tentando derrotas aquele chefe “cabuloso”. É um jogo feito para se relaxar mesmo, quebrar um pouco a cabeça com puzzles e exercitar a cabeça com combos de magias não muito complexos.

Que venha a aventura!




Em todo jogo desse estilo o personagem principal embarca após uma dedicada explicação em busca de algo, para isso ele muitas vezes deve abandonar a vila que nasceu,cresceu e partir para um mundo desconhecido. Com a música “Embarking on Adventure” é possível notar que para o herói isso é uma grande empolgação, a música é bem animada e passa uma sensação até mesmo de ansiedade, não uma ansiedade negativa, mas sim uma positiva e excitante.

Laços.




Jogos bem trabalhados como Final Fantasy sempre deixam uma mensagem, no caso desse jogo há uma coisa muito forte sobre laços entre os personagens e a força que eles podem ter. A música “memories of tomorrow” sempre vai aparecer quando você descobrir um pouco mais sobre seu passado, ou até mesmo futuro e quase sempre isso tem a ver com um forte laço de sua vida com diversos personagens. A música é muito tranquila, lenta e totalmente “aconchegante”, te faz ouvir a história com mais tranquilidade, esquecer as dezenas de monstros que teve que enfrentar para chegar la.

Uma vida mais normal.




Por mais que um jogo se diga de aventura ou RPG, sempre há aquele momento, cidade, parte do jogo que você como herói pode andar sossegadamente pelo seu vilarego natal ou simplesmente algum local seguro. Este local deve trazer paz, conforto e a música Life in the Village traz exatamente isso. Ela é uma música que demonstra claramente uma característica comum à trilha sonora que é a música estilo tribal, semelhante a um estilo celta ou também irlandes. Nessa música há uma grande predminância de uma flauta justamente deste estilo. A música te relaxa e dá vontade de ir pro jardim e dançar como os Hobitts de “O senhor dos anéis”.

Tornando-se um homem!




Cada cultura tem uma forma diferente de mostrar que já se é maduro, independente. Seja de alguma forma puramente legal ou até mesmo religiosa. No jogo há um momento bem no início que após passar por alguns desafios o herói é aceito como verdadeiramente um homem. O interessante dessa música que representa esse momento, chamada “Comming of Age Ceremony”, é que ela é uma “versão” da música no início do jogo que acaba sendo usada de várias formas até mesmo de uma, que eu achei a mais interessante, usada no clímax do jogo para fazer uma oposição ao clima. Incrível.

Agora a coisa ficou séria!




Jogos como FF prezam por um final digno de um jogo de qualidade e uma das coisas mais importante de um jogo é seu final. Em geral é preciso criar uma opinião bem forte e antagônica com o chefe final para que você como herói esteja ainda mais empolgado em derrotá-lo. Para que isso se garante também é ´preciso, além de outros fatores, de uma música cativante e a música “Last Battle” é perfeita com uma alternância de algo mais rápido e que com um coral passa bem a idéia de algo decisivo e uma flauta que altera um pouco o clima como se fosse um momento em que o herói enxerga mais esperança na luta.

Enfim, o fim.




Após o maior clímax e a resolução da história o jogador é presenteado sempre com ótimas apresentações, vídeos com os companheiros que o seguiram pela jornada e assim por diante. A música “Finale” é a última que jogador encontra pela sua jornada e talvez a mais marcante. Após todo o esforço uma música leve te deixa sossegado no começo dando vontade até mesmo de refletir sobre tudo e depois passa para algo mais rápido e consistente e ainda mais animador. Parábens! Você chegou ao fim de mais uma jornada!

Conclusão


A trilha sonora desse jogo é explêndida e muito grande parar ser apresentada em sua totalidade com detalhes como fiz com as música acima, afinal ela tem dois cds. Porém o que eu quis foi apresentar as principais música, ou melhor, as mais importante na minha opinião, espero que assim vocês se animem a jogar essa ótima produção.

Até mais.

Leia Também

Nintendo - 13/04/2020

Nintendo a 3 #205: Eventos de Páscoa e Remake dos Sonhos

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre os eventos de Páscoa nos games da Nintendo (incluindo Animal Crossing: New Horizons e Pokémon Sword e Pokémon Shield) e os seus jogos remake dos sonhos. Acesse o site e escute já!

Leia Mais...

Nintendo - 29/04/2016

Anunciada parceria entre Yo-Kai Watch e Final Fantasy XIV

Algumas vezes somos surpreendidos por parcerias das mais inusitadas. Dessa vez, a Square Enix e a Level-5 se uniram para criar uma inesperada colaboração entre as suas séries de maior sucesso: Final Fantasy e Yo-Kai W...

Leia Mais...