[Matéria] [Música] The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Por Silas Virgilio
Existe uma grande discussão em torno de qual seria o melhor jogo da história dos videogames. E o fato de The Legend of Zelda: Ocarina of Time entrar na discussão já é um indício de que ele é um jogo de qualidade. Porém, ao analisar o jogo como um todo, incluindo enredo, trilha sonora, jogabilidade entre outros fatores, eu pude constatar uma coisa: Ocarina of Time, antes de qualquer coisa que possa ser dito, é belo. Eu poderia muito bem me esfalfar com o leitor afim de convencê-lo por vários motivos. Entretanto, neste momento, pretendo ao menos mostrar como as principais músicas de OoT me tocaram (não só eu, imagino), e que tipo de sensações elas podem trazer. Bem vindo a mais um N-sound!
Um verdadeiro mestre
Um argumento de peso para poder afirmar que a trilha sonora de OoT é marcante e bela é devido a seu compositor. Koji Kondo é muito famoso no meio da Game Music, e suas músicas, conheça você ele ou não, provavelmente marcaram e continuarão marcando suas vidas. É graças a ele que até hoje o time principal da série Zelda, que conta com diversos arranjos, remix e versões, é tão famoso.
Kondo também trabalhou muito com outros jogos da série como por exemplo “A link to the past”, além, é claro, de Super Mario. Enfim, é bem claro que suas criações até OoT já haviam sido magníficas, e dessa vez não seria diferente. Koji Kondo se sentiu inspirado por bandas como Deep Purple por exemplo.
Toda história tem seu início
Quem já jogou algum outro jogo da série deve se lembrar que a música de início era sempre bem animada e cativante. Desta vez, a música é calma, de tom sério. Logo aí o jogador vê que ele não está mais diante de mais um jogo da série Zelda ou mais ou jogo de aventura: ele está diante de uma obra mais densa que as outras da série. É uma música ao mesmo tempo reconfortante e que te deixa pensativo; ás vezes quando ouço chega a sentir até mesmo um tom de melancolia que pode ser explicado pelo enredo como um todo.
Não há lugar melhor que o lar
Logo que o jogador começa a controlar seu personagem, ele se vê na pele de uma criança em um vilarejo onde ninguém cresce, Kokiri Village. Essa é a casa de Link, o protagonista, você. A música ambiente é bem animada e confortável: passa uma sensação de que aquilo é seu, é onde você pode se divertir, errar sem ser atacado por monstros, as pessoas se dão bem em geral e a vida é pacífica.
Por enquanto, o jogador não conhece os lugares “tenebrosos” que irá conhecer, por isso mais pra frente fará mais sentido o conforto de sua casa.
Por enquanto, o jogador não conhece os lugares “tenebrosos” que irá conhecer, por isso mais pra frente fará mais sentido o conforto de sua casa.
O mundo é maior do que se imagina
Um dia, eventualmente, você teria que sair da sua vila natal e partir para algo novo. O protagonista tem que desbravar o mundo com uma grande responsabilidade, porém a música de “Hyrule Field” não é feita para assustar e sim para animar. A música te empolga a ir para lugares diferentes, conhecer dungeons, e como ali é apenas o começo de muitas aventuras, é também local de transição entre dungeons.
Um lugar pacífico e distante
Zora’s Domain é um reino que faz parte de Hyrule, mas ao mesmo tempo tenta se afastar dos conflitos dos humanos, um povo que sempre me lembra muito os elfos das histórias de RPG. Os moradores de Zora’s Domain são belos e prezam pela beleza e paz então a música do local é convidativa, calma e muito bonita. É um arranjo muito bem trabalho que dá vontade de ficar lá o dia todo. Me lembro ainda que aquele era um dos únicos lugares que depois de zerar eu ia “visitar por visitar”. Com certeza uma das minhas músicas favoritas.
Venha cá, irmão!
Sem dúvidas, os Gorons são o povo mais receptivo de toda a história, e a música da vila deles não poderia ser nem um pouco diferente!
Ao chegar lá, por mais que não se assemelhe nem um pouco a eles, nem sequer seja conhecido deles, você é bem recebido, e “julgado” pelas ações que eles veem, e não pelo que apenas parece ser. A música é relaxante, e se não fosse um local tão diferente de sua casa, poderia trazer quase que a mesma sensação. Eu diria que essa música é como a casa de um irmão bem querido que não mora mais com você.
Ao chegar lá, por mais que não se assemelhe nem um pouco a eles, nem sequer seja conhecido deles, você é bem recebido, e “julgado” pelas ações que eles veem, e não pelo que apenas parece ser. A música é relaxante, e se não fosse um local tão diferente de sua casa, poderia trazer quase que a mesma sensação. Eu diria que essa música é como a casa de um irmão bem querido que não mora mais com você.
Mistério reconfortante
Depois de passar por diversas aventuras quando criança, um dia Link cresce e se torna um adulto. Como adulto, os desafios aumentam e mais mistérios surgem. Um destes mistérios especificamente é uma personagem chamada Sheik; ao mesmo tempo que o herói não sabe até que ponto Sheik está para ajudar, é quando ela aparece que você pode ficar sossegado, pois terá uma ajuda extra.
Sheik’s Theme é de longe a música mais relaxante do jogo. Por mais que tenha aquele mistério, é um alívio ver Sheik aparecendo literalmente do nada. É como aquela amiga que você não sabe bem se ela gosta de você, quase nunca entra em redes sociais, tem pouco contato, mas um dia, de repente, encontra ela em alguma esquina, e tem uma conversa rápida; é demais.
Sheik’s Theme é de longe a música mais relaxante do jogo. Por mais que tenha aquele mistério, é um alívio ver Sheik aparecendo literalmente do nada. É como aquela amiga que você não sabe bem se ela gosta de você, quase nunca entra em redes sociais, tem pouco contato, mas um dia, de repente, encontra ela em alguma esquina, e tem uma conversa rápida; é demais.
Eis o fim de um capítulo da lenda
Sempre prezei muito pelo fim de jogos. Em geral, são eles que marcam a sua experiência com aquele título; em especial, eu me importo muito com o fim de jogos da série Zelda. Acredito que jamais me decepcionei com eles. O fim de OoT não me decepcionou também, e na música “Last Battle”, é quase impossível não sentir ansiedade, animação, tensão e acima de tudo, emoção.
A música é épica, e faz com que o jogador dê tudo de si para vencer, como se todos estivessem assistindo a você, sozinho, tentando salvar o mundo. Depois que tudo dá, certo o jogador provavelmente vai entender de onde vem o clima, de até mesmo certa melancolia, é completamente diferente de tudo que eu já havia visto na série, e embora a música final do jogo seja muito bonita, ela faz mais sentido com seu vídeo.
A música é épica, e faz com que o jogador dê tudo de si para vencer, como se todos estivessem assistindo a você, sozinho, tentando salvar o mundo. Depois que tudo dá, certo o jogador provavelmente vai entender de onde vem o clima, de até mesmo certa melancolia, é completamente diferente de tudo que eu já havia visto na série, e embora a música final do jogo seja muito bonita, ela faz mais sentido com seu vídeo.
Conclusão
Eu não abordei muitas músicas do jogo, mas a minha intenção sempre é abordar músicas que me marcaram e cujas quais consigo representar bem como emoções. Esse é de longe meu jogo favorito, e caso alguém ainda não tenha jogado, pode tentar se aventurar por ele, e quem já conhece, que tenha gostado de minhas interpretações. Não tenho medo de falar, choro fácil com o final desse jogo.
Até mais.