[Preview] Fire Emblem: Kakusei
Por Unknown
Fire Emblem é uma série de jogos para Nintendo talvez pouco popular no Ocidente. Muitos talvez tenham conhecido a série graças a participação de Marth e outros personagens da série em Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl.
Fato curioso é que de fato a série sempre permaneceu isolada no Japão, foi somente com o sucesso de Marth e Roy em Super Smash Bros. Melee no ocidente que a Nintendo of America decidiu trazer jogos da série para a Europa e América. Isso mais de dez anos após o nascimento da série.
Após dois remakes para DS, eis que somos agraciados com o anúncio de um novo Fire Emblem para 3DS, Fire Emblem: Kakusei. Com um 3D impressionante e animaçõs leves e excelentes, gráficos incríveis e o grande cuidado e investimento no jogo, o mesmo surpreende por ser possivelmente o melhor da série e com uma qualidade que ultrapassa seus antecessores mesmo sendo para portátil.
A série
Os jogos de Fire Emblem são do gênero SRPG, Strategic RPG, ou RPG de estratégia. São jogos táticos em que o jogador controla um conjunto de unidades em um mapa como se fosse um tabuleiro a fim de derrotar as unidades inimigas.
Como todo SRPG, os jogos da série se dividem basicamente em interações e conversas com personagens, algumas interações com lojas para compras de itens e equipamentos, mas principalmente em batalhas épicas, que compõem boa parte das suas horas no jogo.
Batalhas são travadas em mapas retangulares, por sua vez divididos em quadrados que formam um grid e definem as posições das unidades, sejam seus personagens, aliados ou inimigos.. No início de uma batalha, o jogador terá suas unidades em algum canto do mapa, de acordo com a estória do jogo. Diferentemente de outros SRPGs, como Final Fantasy Tactics ou Disgaea, o jogador não tem a liberdade de escolher a posição inicial dos personagens. Isso porque as batalhas de Fire Emblem são mais focadas na estória do capítulo do que em batalhas aleatórias. Portanto, suas posições iniciais definem também a estratégia que o jogador precisa ter para se virar em completar o capítulo.
Em Fire Emblem o jogador controla todas as suas unidades durante a fase chamada de Player Phase, novamente diferente de muitos SRPGs mais conhecidos no ocidente que tem as unidades controladas com base em contagem de tempo. Com isso, todas as unidades são movidas de uma vez, no turno do jogador. Parece simples, mas isso muda completamente a maneira de se pensar estrategicamente e sua tática no jogo, mais semelhante a um jogo de xadrez onde você prevê os movimentos do inimigo (nesse caso, o turno seguinte).
E por fim, uma característica marcante da série: suas unidades morrem. Não, elas não ficam inconscientes até alguem reviver ou são recuperadas ao fim da batalha... elas realmente morrem! Para sempre. É um dos principais motivos que faz Fire Emblem ser considerado, até pelos próprios desenvolvedores, como um SRPG difícil e hardcore. Portanto, prepare-se para ter seu time diluído com o passar do jogo ou então gastar bastante o botão de reset!
Fire Emblem: Kakusei é o primeiro jogo da série para 3DS e também o primeiro que deve utilizar o serviço de DLC (conteúdo para download) da nova loja virtual do 3DS, a Nintendo Network. Já foi confirmado que tipo de conteúdo teremos e isso inclui novos mapas e novos episódios com participação de personagens de jogos anteriores. O conteúdo adicional não é necessário para terminar o jogo, porém traz uma emoção a mais aos jogadores, principalmente aos antigos fãs que já conhecem todos os personagens.
Logo de cara muitos jogadores já notaram personagens recorrentes, como Marth e Tiki, ambos personagens do primeiro Fire Emblem. Marth, porém, surge com uma roupa negra e uma máscara. Fãs discutiam o assunto e idéias como Marth do mal, irmão do Marth, Marth do fim alternativo do primeiro jogo, surgiram a tona.
Outra característica que retorna é o mapa livre, ou Free Map. Nele o jogador tem a opção de se movimentar livremente pelo mapa, no mesmo estilo de Final Fantasy Tactics, entrando em batalhas aleatórias opcionais ou em lojas para compra de itens e equipamentos. Na tela do mapa o jogador pode organizar suas unidades, ajustar equipamentos e habilidades e outras opções. Mercadores viajantes, que vendem itens melhores, e personagens extras também perambulam por esse mapa.

A mudança de classe dos personagens é possível através de 2 métodos, ambos usando itens chamados de selos, Master Seal e Change Seal. O primeiro método é comum na série e envolve a mudança de classe para uma de duas possíveis, de acordo com sua classe inicial. Já o segundo método permite que a unidade evolua para qualquer classe inicial que não seja a sua e também para qualquer classe promovida caso a unidade seja de uma classe já evoluída. Ao fazer isso o personagem volta ao nível 1 porém mantém todas as habilidades e atributos, que são obtidos a cada aumento de nível.
Para agradar fãs menos hardcores (e também para atingir um público maior), o modo "Casual" do jogo retorna, modo usado no último jogo lançado pra DS. Nesse modo as unidades já não morrem para sempre, retornando no mapa seguinte mesmo se derrotadas em batalha. Além disso, é possível salvar o progresso em qualquer momento da batalha, facilitando muito a vida do jogador.

Enemy Phase representa o turno do seu inimigo onde o jogador visualiza todas as ações tomadas pelas unidades inimigas, inclusive batalhas, até que inicie-se novamente o Player Phase.
Cada unidade possui basicamente duas ações: movimento e ataque. Ao invés de atacar, ou usar habilidades, o jogador pode optar por interagir com outras unidades aliadas para trocar itens ou então ir a uma loja e comprar ou vender itens. As lojas estão espalhadas no mapa junto com outros NPCs e locais de repouso e são representadas por pequenas casas. Nas casas de repouso as unidades podem descansar e acelerar a sua recuperação de vida.
Ao escolher atacar uma unidade inimiga, a tela do jogo muda para visão horizontal e as ações de cada unidade ocorrem. Há chance de acerto, esquiva e crítico. Também há chances de um ataque adicional dependendo da unidade.
Apesar de os primeiros jogos da série serem consideravalmente mais simples, os jogos podem ter variados objetivos para cada capítulo, não somente eliminar todas as unidades do mapa. Há missões de escolta, onde o jogador deverá proteger uma unidade mais fraca até um certo ponto do mapa e caso esse personagem morra é o fim do jogo, mesmo com todas as suas unidades vivas. Portanto, não basta partir para luta agressivamente que muito provavelmente você se dará mal! Também há missões em que seu objetivo é escapar do mapa ou atravessá-lo. Geralmente as unidades inimigas são muito mais fortes que as suas e por isso não é sábio atacá-las. E muitas outras.
No mapa a esquerda temos unidades aliadas presas e a missão é resgatá-las. O mapa é repleto de inimigos e tesouros valiosos, porém a chance de morrer tentando enfrentá-los é grande, a idéia principal aqui é fugir. No mapa da direita temos uma missão de escolta uma sacerdotisa, suas unidades estão mais para baixo do mapa e você precisa salvar as duas unidades aliadas da imagem antes que sejam esmagadas pelas unidades inimigas.
Há também personagens recrutáveis nos mapas, e para consegui-los o jogador deve usar unidades específicas para conversar com esses personagens. Tais unidades antes de serem recrutadas são unidades inimigas, portanto elas podem ser mortas pelo jogador e nunca mais fazer parte do time. Alguns personagens são mais complicados de se obter e uma série de ações são necessárias. Alguns tão difíceis que mesmo com um guia você terá sérios momentos de raiva.
Cada classe, possui sua evolução de classe correspondente. Geralmente há a ramificação de classes e cada classe pode evoluir para uma de duas possíveis, deixando a escolha ao jogador.
Todos os personagens do jogo são únicos. Com sua própria aparência, habilidades e classe específica. Não há personagens mercenários ou unidades extras para aumentar seu exército e necessidades. Todos os personagens possuem sua história e motivações, criando um vínculo interessante com o jogador. Cada jogo possui em média 50 personagens diferentes.
![]() |
Relation Chart dos personagens de Fire Emblem: Radiant Dawn |
A mecânica do jogo é muito mais parecida com batalhas reais e é mais focada em estratégia do que aspectos de fantasia e batalhas visualmente exageradas. Portanto, não há a mesma variedade de classes que usam magia, buffs e status e nem ataques coloridos e faiscantes do que em outros jogos do gênero. Ao inves disso, as armas tem uso limitado, elas gastam com o tempo e se quebram. Magias de suporte e status requeren o uso de "staff" com um uso ainda mais limitado, geralmente ficando guardado para momentos de extrema necessidade ou de acordo com a estratéga.
![]() ![]() |
Armas de ataque possuem uso limitado (número ao lado do nome). Staff possui uso extremamente limitado. |
Novo Fire Emblem
Fire Emblem: Kakusei, que literalmente se traduz a Fire Emblem: Awakening e deve ser o nome oficial americano e europeu, será o décimo terceiro jogo da série, e nessa contagem incluimos os remakes para DS.
Como sempre, o gênero SRPG e o estilo conhecido da série se mantém. O jogo traz de volta algumas características marcantes de jogos anteriores e introduz coisas novas, criando assim um Fire Emblem novo com tudo o que há de melhor na série.
Fire Emblem: Kakusei é o primeiro jogo da série para 3DS e também o primeiro que deve utilizar o serviço de DLC (conteúdo para download) da nova loja virtual do 3DS, a Nintendo Network. Já foi confirmado que tipo de conteúdo teremos e isso inclui novos mapas e novos episódios com participação de personagens de jogos anteriores. O conteúdo adicional não é necessário para terminar o jogo, porém traz uma emoção a mais aos jogadores, principalmente aos antigos fãs que já conhecem todos os personagens.
Vale comentar que a Nintendo irá disponibilizar o primeiro DLC gratuitamente no japão por tempo limitado, desde o lançamento até o dia 31 de Maio, para alegrar os fãs e estreiar a Nintendo Network.
O jogo traz uma nova estória envolvendo dois continentes: Iris e Varm. Aparentemente passa-se no mesmo mundo do primeiro, segundo e terceiro jogos, amarrando a estória entre eles e fazendo surgir diversas especulações por parte de fãs. Ao sairem as primeiras imagens dos mapas do jogo, muitos fãs logo relacionaram com os primeiros jogos, pois o mapa traz curiosas coincidências.
![]() ![]() |
A esquerda o mapa de segundo jogo e a direita o mapa do remake do terceiro |
Get Hype!
Das diversas características trazidas de volta de jogos anteriores, temos o retorno do "My Unit", primeiro introduzido no remake do terceiro Fire Emblem, o décimo segundo jogo da série. Essa unidade especial e Krom são os personagens principais do jogo. My Unit é a única unidade customizável, permitindo ao jogador modificar a aparência, sexo e atributos. Todas as escolhas do jogador para a criação do My Unit refletirá na imagem 2D de rosto, sprite e modelo 3D de batalha do personagem.
Outra característica que retorna é o mapa livre, ou Free Map. Nele o jogador tem a opção de se movimentar livremente pelo mapa, no mesmo estilo de Final Fantasy Tactics, entrando em batalhas aleatórias opcionais ou em lojas para compra de itens e equipamentos. Na tela do mapa o jogador pode organizar suas unidades, ajustar equipamentos e habilidades e outras opções. Mercadores viajantes, que vendem itens melhores, e personagens extras também perambulam por esse mapa.

A mudança de classe dos personagens é possível através de 2 métodos, ambos usando itens chamados de selos, Master Seal e Change Seal. O primeiro método é comum na série e envolve a mudança de classe para uma de duas possíveis, de acordo com sua classe inicial. Já o segundo método permite que a unidade evolua para qualquer classe inicial que não seja a sua e também para qualquer classe promovida caso a unidade seja de uma classe já evoluída. Ao fazer isso o personagem volta ao nível 1 porém mantém todas as habilidades e atributos, que são obtidos a cada aumento de nível.
Com essa possibilidade em mãos e o mapa livre, o jogador poderá criar unidades OP (overpowered), ou seja, apelonas.
Herdado do Fire Emblem: Radiant Dawn, o décimo jogo para Wii, cada personagem pode ter um conjunto de habilidades, porém só poderá usar em batalha cinco deles. Portanto, o jogador tem a opção de trocar livremente as habilidades entre as ativas e as armazenadas se estiver fora de batalha. Combinado ao método de evolução descrito acima, personagens poderão ter uma quantidade considerável de habilidades as quais o jogador poderá configurá-las livremente. OP? Imagina.
Já em termos de dificuldade temos "Normal", "Hard" e "Lunatic". Sendo o primeiro recomendado para jogadores casuais ou iniciantes, "Hard" para jogadores experientes e "Lunatic" para mestres estrategistas, aqueles que sugam o jogo até a última gota e criam estratégias malucas e impressionantes. Os mais malucos ainda poderão se divertir com um nível ainda mais difícil que o Lunatic, detalhes dessa dificuldade só devem ser reveladas com o jogo. "Não tem 'Easy'", você pergunta? Não, não tem, afinal, é Fire Emblem!
Presença marcante nos jogos da série, o sistema de suporte retorna, para a alegria de nossa fanbase feminina. Um aspecto interessante que se tornou característica da série é a possibilidade de formar pares entre unidades de sexo oposto. Determinados personagens podem criar laços entre si dependendo de como o jogador cria interação entre eles. A força do laço entre os personagens é mostrada pelo nível de suporte entre eles, sendo C o mais baixo, B e A maiores e S o máximo possível. Personagens que atingirem um laço com nível S de suporte poderão obter o "casamento". O casamento ainda dá origem a filhos e esses podem fazer parte do seu time, lutando ao lado de seus pais e criando laços com eles. Agora nesse novo Fire Emblem todas os personagens podem formar pares, casar e ter filhos!
Novas mecânicas de batalha foram introduzidas nesse jogo. A primeira é o "Dual System". Esse sistema dual permite que uma unidade possa auxiliar outra em uma batalha, que até então era individual. Para que isso ocorra basta as unidades estarem em quadrados adjacentes antes da batalha. A unidade ativa entra em batalha e a outra unidade aparece como unidade suporte. Além dessa unidade adicional oferecer bônus nos atributos ela também pode oferecer um auxílio defensivo ou ofensivo. Durante o ataque inimigo há a chance de a unidade suporte defender e repelir completamente o ataque, o "Dual Guard" Já durante o ataque de sua unidade há a chance de ocorrer o "Dual Attack" em que a unidade suporte efetua um ataque logo após o ataque da sua unidade ativa, onde ambos recebem experiência. Quanto maior for a força do laço entre os personagens, maiores as chances de ativar esses Duals.
A segunda nova mecânica é também interessante. "Double System" permite duas unidades se combinarem em uma só no campo de batalha. Similar a mecânica de "Resgate" de jogos anteriores, onde uma unidade carrega a outra. Em Fire Emblem: Kakusei a combinação é ativada pela unidade que será carregada. Carregar uma unidade traz bônus variados a unidade que carrega dependendo do tipo de unidade sendo carregada. Carregar um mago aumentará seu poder mágico, por exemplo. O nível de suporte entre as unidades também influencia no bônus obtido. A unidade sendo carregada terá papel de suporte nas batalhas e poderá efetuar Dual Attack ou Dual Guard como ocorre no Dual System além de poder trocar de lugar com a outra unidade.
E uma grande novidade no jogo é um modo multiplayer chamado "Dual Tag", permitindo que dois jogadores batalhem juntos contra o computador. Através do StreetPass é possível visualizar outros times de jogadores no seu próprio mapa do jogo permitindo desafiá-los ou recrutar as unidades My Unit de outros jogadores. Conteúdo adicional será distribuído através do SpotPass, além dos DLCs pagos.
Lançamento
O jogo será lançado no Japão no dia 19 de Abril de 2012. Muito hype gira em torno desse jogo pois ele realmente impressiona! Foi confirmada a versão do jogo na Europa, porém não há novidades para a versão americana.
Para os felizardos japoneses, uma edição de colecionador do jogo, que traz uma versão limitada exclusiva do sistema 3DS customizada com arte do jogo, estará disponível na terra do sol nascente.
Sonhar é bom e eu vou sonhar com esse bundle na esperança de vir para as Américas no fim do ano.
Membros do Club Nintendo no Japão poderão também adquirir um CD de trilha sonora contendo uma seleção de 20 músicas do jogo.

Por fim, Famitsu deu a nota de 36 (9/9/9/9) para Fire Emblem: Kakusei, sendo essa uma das maiores notas recebidas para um jogo da série, empatando com Mystery of the Emblem e Sword of Seals, terceiro e sexto jogos da série respectivamente.
E aqui eu os deixo, porém sem antes mostrar alguns vídeos e deixá-los com hype!
CGI Trailer (Nintendo Direct):
Overview Trailer, mostrando as funcionalidades aqui mencionadas:
Strategy Gameplay, mostrando o "Dual System" e também os laços e relacionamentos:
Até mais e espero poder voltar a falar em breve sobre o jogo!