Nintendo - 20/06/2012

[Retrô] Pocky & Rocky


Hello, companheiros! Vim hoje falar com vocês sobre um de meus jogos favoritos de todos os tempos, do nosso querido e eterno Super Nintendo. Um game recheado de ação, desafio, humor, cultura, e, principalmente, carisma. Vamos voltar no tempo até 1993, e preparar os amuletos, porque as assombrações estão à solta! Com, vocês, Pocky & Rocky!

Dupla Dinâmica


Neste game, criado pela Taito e Natsume, para dois jogadores, assumimos o papel de Pocky, uma sacerdotisa Miko, equipada com cartas ofuda e tudo, e Rocky, um tanuki capaz de disparar folhas. A ação é toda vista de cima e os inimigos são todas as criaturas mitológicas do Japão juntas. Você enfrentará kappas, uma espécie de homem do rio; karakasas, guardas-chuvas assassinos; yureis, fantasmas perseguidores, entre outros.

Pocky ou Rocky: quem voce escolhe ?

O jogo é em estilo Shooter, ou seja, anda e atire para todos os lados, porque ninguém dá trégua! Pocky usa suas ofudas para "espantar" os maus espíritos (com Y ou A), e seu bastão purificador como forma de defesa (B). Se manter B segurado por alguns segundos e soltar, Pocky pode rodopiar e dar bastonadas nos inimigos próximos. Rocky usa sua folhas para atacar, e pode se defender movendo sua cauda. Se manter B pressionado por um tempo e soltar, Rocky se transforma numa estátua do Buda, e fica temporariamente invencível - e imóvel. Ambos os personagens podem deslizar com o botão X, e isso serve tanto como forma de esquiva quanto de ofensiva - basta atingir o parceiro com isto, e ele percorrerá a tela descontroladamente, destruindo qualquer um no seu caminho. Porém o combo fere quem foi atingido, então não se deve abusar dele.


A dupla também pode utilizar bombas de energia com L ou R, mas elas são consumidas. Pocky lança fogo em forma de cruz, sendo que o centro é o local onde ela está posicionada. Rocky manda folhas em espiral por toda a tela, também a partir da sua localidade. Porém, embora seu alcance seja mais amplo, o dano de sua técnica é menor que o de Pocky.


Os dois personagens devem trabalhar em equipe para atravessar a fases. Enquanto derrotam os inimigos, vão se deparar com bolas de cristal, que aumentam o poder de seus tiros. Os azuis multiplicam os projéteis e aumentam seu tamanho. Já os vermelhos substituem a arma padrão por bolas de fogo, que causam mais dano em alguns inimigos. Não é recomendável que o mesmo personagem pegue dois cristais diferentes.

Para Todos os Gostos


Pocky & Rocky é um jogo divertido, especialmente por causa das animações e da jogabilidade simples. Porém, o desafio do jogo é tenso - até os mais hardcores gastam muitas vidas para passar apenas uma fase! - mas, felizmente, o game possui continues infinitos, e a possibilidade de se jogar no Fácil, Normal e Difícil. À medida que a dificuldade aumenta, o número de vidas do jogador diminui, os inimigos são mais espertos e resistentes, e a quantidade de bombas utilizáveis pode chegar a zero. Mesmo com tudo isso, até os jogadores casuais podem aproveitar bem o game - eu mesmo geralmente pego nele só para jogar as 4 primeiras fases, apenas pelo prazer de estar na pele de um Tanuki!

A História


Era uma vez um grupo de Yokais chamados de "Nopino Goblins". Há alguns anos (mais precisamente no game de arcade KiKi KaiKai), eles tinham sido possuídos pela serpente-dragão Orochi, e raptado os sete Deuses da Sorte. Pocky conseguiu vencer Orochi e resgatar os Deuses, e no processo, curar os Goblins. Porém, tempos depois, uma nova força misteriosa assumiu o controle da mente dos Goblins. Rocky, o Tanuki, era amigo deles, e foi o único que escapou de ser possuído. Vendo a situação de seus companheiros, tentou ajudá-los, mas foi atacado por eles. Então, decidiu procurar Pocky e pedir ajuda à ela. Eles partem e enfrentam a gangue de Goblins, e logo descobrem que um feiticeiro-samurai chamado Black Mantle está por trás de tudo...


E ainda tem mais!


Além do primeiro game para arcade, e a sequência apresentada aqui para SNES, existem Pocky & Rocky 2, para SNES também, onde, além dos personagens tradicionais, muitos outros estão disponíveis, como a garota Ninja, o Espantalho, e o robô Ottobot. Este game é mais fácil que o anterior, e possui alguns elementos de RPG, como conversas, compras, trocas de armas, etc. Há também o jogo Pocky & Rocky W/ Becky, para GBA, onde Pocky serve de tutora para a jovem Becky, que quer ser uma sacerdotisa como ela. O game lembra bastante o original de arcade! E, por fim, há a "sequência espiritual" Heavenly Guardian, para Wii e PS2. O game seria o 5º jogo da série, mas devido a problemas com direitos autorais, a empresa UFO, que o desenvolveu, precisou recriar os personagens e a história. Mesmo assim, para os fãs do gênero shooter e da série, é uma boa pedida.

Finalizando...


Se procura um game para passar boas horas com um amigo, para derreter os dedos jogando, para rir um pouco com paródias de lendas japonesas e afins, não perca mais tempo! Tire seu Super Nintendo do armário e coloque a equipe de exorcistas para trabalhar! A diversão é garantida!

E não deixem de comparecer na sala da N-Party para jogá-lo conosco!
Here We Go!

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...