[Review] Rhythm Heaven Fever
Por Mario Toledo
Rhythm Heaven para o DS foi um dos títulos aos quais eu sempre considerei como "must play", e aproveitava para esbanjar na cara de amigos anti-nintendo como um dos jogos mais criativos existentes.
Desde o anúncio do desenvolvimento de Rhythm Heaven Fever, já sabia que este seria um dos meus jogos favoritos para o Nintendo Wii, e agora, que finalmente terminei de jogá-lo, trago com prazer e carinho o review de um dos últimos títulos da safra de bons jogos do console.
Tudo funciona na base do ritmo
Mesmo para quem nunca jogou Rhythm Heaven, é muito fácil se adaptar aos controles. O jogo utiliza apenas os botões A e B do wiimote.
O jogo é composto por diversos minigames, que se habilitam conforme o progresso do jogador no minigame anterior. Cada jogo em Rhythm Heaven Fever é temático, e ocorre nas mais variadas situações: em Fork Lifter, o jogador deve usar um garfo para pegar todas as ervilhas que vierem na mesa, enquanto em Tambourine, deve-se tocar pandeiro de acordo com um macaco a sua frente.
O legal é que cada game é muito bem humorado e divertido, onde até mesmo ao errar, você consegue dar risada da situação.
Cada minigame possui um tutorial para incorporar o jogador no ritmo do jogo. No começo, o minigame é fácil, com movimentos simples. Porém, com o progresso da jogatina, eles se tornam mais complexos, fazendo com que o jogador dependa de reflexos e de sua abordagem do ritmo do minigame - uma perfeita associação de level-design ao estilo do jogo.
Gráficos vetoriais, e muito belos
Os gráficos de Rhythm Heaven Fever chamam a atenção. O game é inteiramente em 2D, mas suas cores e o desenhos detalhados de cada personagem fazem com que o game se torne belíssimo. Pode parecer extremamente simples, mas o uso de cores fortes e contornos grossos funcionam bem, como um estilo cartunesco.
Além disto, todas as animações são completas, isto é, sem qualquer pulo de quadro. O conjunto destas características artísticas fazem com que o Rhythm Heaven seja um game com gráficos simples, mas extremamente elegantes.
A trilha sonora
O ponto alto de Rhythm Heaven Fever concerteza esta em sua trilha sonora. Esta foi inteiramente criada pelo produtor Mitsuo Terada (vulgo Tsunku), um famoso músico japonês, criador da TNX, integrante da banda Sharam Q e compositor de grupos como Morning Musume e Hello! Project.
As músicas em Rhythm Heaven Fever possuem uma batida forte, próprias para o acompanhamento da jogatina. O incrível é que todas as músicas são cativantes, e fazem com que o jogador consiga jogar mesmo de olhos fechados, apenas acompanhando o ritmo da música.
Separei abaixo 3 gameplays de Rhythm Heaven, que cativam principalmente devido a sua trilha sonora. Neles, se inclui o game dos créditos finais, o meu preferido.
Outros modos de jogo
Rhythm Heaven Fever também possui alguns extras. Diferente da versão para o Nintendo DS, o game possui um modo multiplayer para 2 jogadores competirem entre si, simultâneamente.
Além disto, conforme a performance do jogador em determinados games, o mesmo pode ganhar medalhas por cada minigame. Estas medalhas possibilitam habilitar minigames diferenciados em uma outra seção, chamados de "rhythm toys" e "endless games", que fazem com que o jogador relaxe depois de uma jogatina intensiva.
Algumas vezes, o game habilita que o jogador participe de uma jogatina em determinado minigame, a fim de completa-lo sem errar. O jogador possui 3 chances de ganhar um "Perfect", e ao fazer isso, habilita alguns extras do próprio minigame, como sua trilha sonora, ou sua história escrita.
Concluindo
Rhythm Heaven Fever é um dos games mais criativos ao qual tive o prazer de jogar. Ele é um típico jogo ao qual você joga depois de um dia de estresse, e relaxa imediatamente, esquecendo de seus problemas. Recomendo o jogo a qualquer um que possua um Wii, e ainda não o jogou.
Rhythm Heaven Fever | ||
Jogabilidade | 10,0 | Nota final: 9,75 |
Gráficos | 10,0 | |
Som | 10,0 | |
Diversão | 9,0 |