Nintendo - 03/07/2012

[Matéria] A Nintendo contra a pirataria

Por mais que hajam diversos bloqueios em qualquer tipo de aparelho eletrônico, sempre haverá uma forma de burlar suas demais travas para o acesso de conteúdos privados de forma gratuita.
Isto é, a pirataria nunca foi novidade no mundo dos games, e em países com o Brasil, ainda se prevalece, devido aos altos impostos cobrados sobre os jogos eletrônicos.
Muitos podem falar que o formato da mídia facilita esta prática, onde os CD`s e DVD`s possuem um preço menor, além de serem altamente práticos para gravação de dados. Porém, hoje em dia, existem diversas formas de armazenar dados em um dispositivo, devido a utilização de dispositivos de universais de armazenamento, como pendrives e cartões SD, fazendo com que seja muito fácil a realização da cópia ilegal de jogos.

A Nintendo sempre trabalhou para combater a pirataria. Com a chegada das mídias CD e DVD, a Big-N teve que encontrar uma forma de evitar que seus consoles que utilizassem esta tecnologia não sofressem o mesmo processo de decadência que seus concorrentes (assim como o PSone e o PS2 sofreram com a pirataria). Para quem não sabe, as mídias do GameCube são únicas, não só por possuir apenas 8 cm de diâmetro, mas também por serem contornadas por um fio de ouro, impedindo que hajam cópias com facilidade.

Porém, o relaxo quanto a proteção no Wii e no DS fizeram com que a Nintendo conhece-se o poder "Jack Sparrow", onde os flashcards dominaram seu novo portátil, além do Wii ter sido hackeado de todas as formas possíveis.
Sem fazer qualquer tipo de apologia, isto não deixou de ser bom para a Nintendo, que teve seu lucro em cima da venda de consoles. Porém, foi um grande prejuízo para as publicadoras, que caíram em peso na empresa.

Somente agora a Nintendo começou a trabalhar contra a pirataria de uma forma mais pesada. Finalmente, o Nintendo 3DS recebe atualizações vindas do exato mesmo endereço que gerencia as demais conexões de jogatinas online. Desta forma, fica prático forçar uma atualização no console, impedindo aquele que não o realizar de acessar os demais canais online da Nintendo.
Na semana passada, foi lançada uma atualização ao Nintendo 3DS, que deve bloquear os flashcards utilizados no portátil. Conforme outros flashcards forem surgindo, mais atualizações deverão aparecer.

As atualizações do sistema servem como uma forma de combater a pirataria no 3DS.

Mesmo assim, ainda falta muito para a Nintendo impedir o acesso as memórias do console. Incluir uma instrução em uma memória do console se torna muito fácil quando ele utiliza dispositivos universais, incluindo o cartão SD. Se por um lado foi bom a inclusão da porta SD, por outro, se torna um tiro no pé não ter criado uma mídia específica, como o PSP, o que poderia ser até mesmo uma fonte de renda para a Nintendo.

Desenvolver algo pessoal em cima dos seus dispositivos (como o Wii ou o 3DS) não é proibido, e muito pelo contrário. Desenvolver, por exemplo, um aplicativo homebrew, é totalmente legal, desde que seja mantido para uso pessoal. O problema esta na distribuição do mesmo, que faz incentivo a pirataria.

Realizar modificações em seu console não é ilegal, e isto não tem como ser impedido.

O fato é, a Nintendo começou a combater a pirataria em seus consoles de uma forma mais dura, e que aparentemente, esta surtindo efeito. Ainda não sabemos se surgirá um tipo de método ou dispositivo que permita o acesso livre a memória do console, ou que permita a jogatina de games de forma ilegal, mas sabemos que a Big-N estará empenhada em trabalhar para que isto não aconteça.



E voce leitor ?
Acredita que haverá uma forma de desbloqueio dos consoles, ou isto não deverá acontecer com os consoles Nintendo ?
Não deixe de comentar!

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...