Nintendo - 15/08/2012

[Matéria] Só no outro lado do mundo?

Desde sempre a esmagadora maioria dos jogos são lançados primeiro na Terra do Sol Nascente e depois no resto do mundo, isso acontece porque a maioria das produtoras são japonesas. Até ai tudo bem, mas e quando eles não vêm para cá? O território americano já ficou sem vários jogos, vamos dar uma olhada no que já perdemos e no que ainda podemos ficar sem.

Não é feito para um americano

Para os otakus esse é o maior dos problemas, jogos de animes ficam sem sair por aqui. Eyeshield 21 do Nintendo DS nunca pisou em um solo americano, apesar de toda a ambientação do anime, ele não fez um sucesso estrondoso nos Estados Unidos, logo ninguém quis publicar o jogo. Death Note, um anime muito famoso na maior parte do globo também teve seu momento para os gamers, dois jogos foram lançados para o Nintendo DS. Por ser um jogo no estilo visual novel, mais uma vez, não houve interesse de nenhuma empresa traduzir e lançar o jogo, como ele também é de "nicho" o risco de ter seu investimento falhar não compensaria nos lucros.

"Sena Kobayashi de Eyeshield 21 ficou sem dar as caras para os americanos."

Atualmente esse é o problema do jogo Hatsune Miku and Future Stars: Project Mirai, lançado em março no Japão, que é o jogo da diva virtual homônima que faz muito sucesso por lá. Provavelmente não virá para esse lado do globo, pois além dos otakus que a cultuam não existe um público para ela, como o objetivo de toda empresa é o lucro, é fácil perceber que ele continuará apenas em terras nipônicas.

Problemas contratuais

Para não custear preços absurdos na licença de personagens, as publishers preferem deixar alguns jogos onde eles estão, ou seja, no Japão. Isso acontece em jogos que juntam vários personagens de séries diferentes, o que acontece é que ao invés de pagar para uma ou duas empresas pelo uso da imagem de certos personagens, pagam para várias o que causa um custo final muito alto.

Um caso que é bem famoso é o de Jump Ultimate Stars, o jogo que é a junção de vários mangás da Shonen Jump em um jogo de luta ao estilo Smash Bros. não foi lançado aqui porque as séries estavam sobre licença de muitas empresas diferentes (No Japão todos mangás da Shonen Jump são da Editora Shueisha, então não existe esse problema) e como todos devem saber pagar para utilizar a imagem de Goku, Naruto e Luffy não é lá a coisa mais barata do mundo.

Tatsunoko Vs. Capcom teve esse problema, isso acarretou em um atraso enorme para seu lançamento ocidental que ocorreu depois de muita negociações da Capcom pelos direitos das séries aqui. Resultado de várias brigas foi a retirada de Hakushon Daimao, mas para compensar isso entraram outros personagens como Frank West e Tekkaman Blade.

Fazendo outra comparação com a atualidade, um jogo que parece que vai sofrer desse mal é Project X Zone, que é o crossover da Namco Bandai, da Capcom e da Sega, o jogo será lançado em Outubro lá, mas ainda não tem previsão para vir para esse lado do globo.

"Project X Zone tem uma boa premissa que pode não ser "degustada" por aqui."

Muitos motivos

As vezes o jogo é popular, e os fãs clamam por ele e mesmo assim ele não vem. Preguiça das publishers? Problemas internos? Não podemos confirmar nada mas continuamos perdendo bons jogos por esses motivos obscuros.

Conhecem o jogo Disaster: Day of Crisis? Um dos jogos da lista de harcores do Nintendo Wii foi lançado no Japão e na Europa, mas por aqui nunca deu as caras, sempre que perguntavam do jogo para nosso amigo Reggie, vulgo Reginattor, ele desconversava, no final ficamos sem ver o azar de Raymond Bryce. Fatal Frame IV: Mask of the Lunar Eclipse também não veio para o ocidente, a Nintendo não quis publicar o jogo por essas bandas por motivos desconhecidos.

"A falta de jogos no Wii é pior aqui."

A famosa série Ace Attorney também teve suas retalhas. O primeiro jogo do spin-off "Ace Attorney: Investigations" não teve uma versão traduzida para outros idiomas além do inglês por conta da pirataria na Europa, e o segundo jogo só ficou no Japão, também por conta da pirataria. Como trabalhar com jogos da série dão muito trabalho por causa da quantidade incrível de textos, o investimento não valeu a pena.

"Ficamos sem ver a segunda parte da história de Mitsurugi... Quero dizer, Edgeworth, por aqui."

As vezes a culpa é nossa que o jogo não é lançado, outras é da publisher ou produtora, no final temos que nos contentar em não entender nada do jogo para termos uma pequena satisfação. E vocês? Já perderam algum jogo que estavam aguardando porque ele só ficou do outro lado do globo?

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