[Preview] Zero Escape: Virtue's Last Reward
Por Mario Toledo
A falta de alguns títulos "sérios" para o Nintendo 3DS implica em um grande número de haters fazendo o chamado "mimimi" para os títulos atuais. Mesmo com bons títulos no mercado, é necessário possuir jogos que agradem os mais variados tipos de jogadores, e isto inclui aqueles que procuram por games com roteiros bem elaborados, e uma trama convicente - em resumo, títulos de graphic novel.
Muitos destes buracos conseguem ser complementados pela maioria dos títulos lançados pela Atlus, mas 90% destes acabam não sendo distribuidos nas Américas. Porém, no ano passado, a Askys Games surgiu com uma mesma ideologia da Atlus, trazendo o famoso 999: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors para o Nintendo DS. E agora, esta investindo em seu novo título para o Nintendo 3DS, o Zero Escape: Virtue's Last Reward.
O primeiro graphic novel do Nintendo 3DS
Zero Escape: Virtue`s Last Reward é o sucessor de 999: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors, outro excelente graphic novel vindo do Nintendo DS.
O jogador incorpora Sigma, um personagem que foi raptado, e que acorda dentro de um elevador, ao lado de uma menina chamada Phi, que aparenta reconhece-lo. Quando um coelho falante, chamado Zero 3, aparece no monitor do elevador, Sigma e Phi saem correndo, até entrar em um velho depósito, no qual contém outras 7 pessoas.
O objetivo dos personagens é sair do depósito. Para isto, eles deverão participar de um pequeno jogo, conhecido como Nonary Game: Ambidex Version. Nele, cada personagem possui um valor chamado BP (Bangle Points) - pontos ganhos quando um personagem colabora, ou trai outro jogador. Caso um jogador consiga 9 pontos, é permitido que ele saia do depósito. Porém, caso o número de BP`s chegue a 0, o jogador é morto por uma injeção letal.
A jogabilidade é simples: como o game se trata de um graphic novel, a maior parte do jogo se passa em narrativas entre os personagens. Nestas conversas, o jogador tem de fazer escolhas, e em muitas delas, deve escolher se quer cooperar com um jogador ou não.
Quando a escolha de cooperar é feita pelos dois personagens, BP`s são adicionados para ambos. Porém, quando apenas 1 jogador escolhe cooperar e o outro escolhe trair-lo, o jogador ao qual escolheu cooperar perde 1 ponto, e o traidor ganha 1 ponto. Caso também ocorra de ambos os jogadores escolherem trair um ao outro, nenhum ponto é adicionado ou perdido.
Este processo de contribuição ou traição com um determinado jogador tem a proposta de modificar o enredo do jogo conforme seu progresso, abrindo um grande leque de possibilidades. Assim sendo, o jogo possui diversos finais, cada qual variando conforme as escolhas do jogador.
O game também possui diversos puzzles para serem resolvidos, que normalmente envolvem uma interação com o ambiente atual. Quando um puzzle é completado, a história progride. Porém, caso o jogador falhe diversas vezes na solução de um puzzle, os demais personagens passam a dar dicas em sua solução. Alguns puzzles, mais difíceis, impedem que dicas sobre sua solução sejam dadas.
Zero Escape: Virtue's Last Reward é um game totalmente imersivo, e com uma ótima recepção, recebendo uma avaliação de 34/40 da Famitsu (9/8/9/8).
Seu lançamento nas Américas tem data prevista de lançamento para dia 23 de outubro.
Confira abaixo seu teaser trailer japones.