[Review] Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
Por Fernando Ross
Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance chega as lojas como muito mais do que mais do que ser um spin-off da franquia para o Nintendo 3DS, ele tem a missão de manter o fervor dos fãs resgatado pelo Birth by Sleep e ser o prólogo do tão aguardado Kingdom Hearts III.
Light falls into darkness.
Dreams are connected to each other.
When you fall into a dream
You are connected through dreams to "The world enclosed in sleep".
And if you open the "Keyhole of sleep" in that world...
The world will be released..."
—Yen Sid
When you fall into a dream
You are connected through dreams to "The world enclosed in sleep".
And if you open the "Keyhole of sleep" in that world...
The world will be released..."
—Yen Sid
Seguido da destruição de Xemnas e Ansem pelas mãos de Sora e Riku, Xehanort é revivido. Em resposta Yen Sid coloca Sora e Riku no exame Mark of Mastery que os classifica como Mestres da Keyblade e com poder suficiente para derrotar Xehanort.
A história que inicia promissora logo no começo já sofre seu primeiro golpe, a progressão do jogo se torna confusa a partir que você passa de Traverse Town que é o primeiro mundo do jogo e como tal serve de tutorial para as mecânicas novas do jogo como o Flowmotion e o Drop.
Você é obrigado a seguir uma ordem certa de mundos para que não acabe indo em um mais difícil quando seus personagens estão em níveis baixos. Mas nada que estrague a diversão, serve apenas como aviso.
Tetsuya Nomura disse que para Dream Drop Distance ele gostaria de usar somente mundos inéditos e conseguiu, grande parte dos mundos da Disney são inéditos como: The Grid (Tron: O Legado), La Cité des Cloches (Corcunda de Notre Dame), The Country of Musketeers (Os Três Mosqueteiros), entre outros. Há também rostos conhecidos de outros jogos da Square Enix, em Traverse Town você encontrará com Neku Sakuraba e sua turma do jogo The World Ends With You.
Gameplay
Controles precisos e uma mecânica de combate semelhante a de Birth by Sleep, essas eram as cartadas da Square Enix para as pessoas não ficarem perdidas em Dream Drop Distance. Logo quando você inicia o próprio jogo lhe pergunta se você irá utilizar o Circle Pad Pro ou não, a utilização dele se resume a controlar a câmera com mais precisão nos combates, caso contrário você terá que ficar pressionando os botões R e L para trocar a visão.
As mecânicas de combate estão bem fluídas e dinâmicas, e isso é um ponto positivo para a Square Enix, porque nos dois jogos da série para o Nintendo DS isso foi uma das maiores reclamações por parte dos jogadores. Agora você tem uma opção chamada "Deck" separados em Azul e Vermelho.
O Deck Azul é formado incialmente por 4 Slots onde você pode colocar Potions, Magias e determinados movimentos, conforme você vai avançando pelos mundos novos slots poderão ser usados. O Deck Vermelho é composto por mais Slots onde você pode modificar movimentos básicos do seu personagem ou adicionar habilidades, por exemplo, modificar seu combo básico ou aéreo com a Keyblade.
Novas mecânicas foram adicionadas em Dream Drop Distance e uma deles é o uso do Flowmotion. O Flowmotion são aquelas acrobacias que muitas pessoas viram dos trailers do jogo e são facilmente executáveis bastando apenas pular próximo a uma parede ou a um poste. Os movimentos do Flowmotion no início são bem poderosos e podem ser usados para atacar os inimigos, conforme você progride no jogo novos movimentos são habilitados e você pode modifica-los pelo Deck Vermelho. Um ponto negativo é que em certos momentos do Flowmotion sem o uso do Circle Pad Pro você perde o controle da visão do personagem.
Outra das mecânicas novas é uso do "Reality Shift System" (Sistema de Mudança de Realidade), onde encontrando determinado objeto pelo mapa você pode interagir com ele criando um ataque poderoso contra seus inimigos utilizando a tela de toque do portátil.
Mais uma das mecânicas novas são os Spirits, guardiões dos sonhos com a missão de eliminar os Nightmares dos "Mundos dos Sonhos", cada personagem pode ter até 3 Spirits na equipe podendo apenas andar com 2 deles ao mesmo tempo (o terceiro fica na "reserva" mas pode ser colocado em ação a qualquer hora pela tela de toque). Os Spirits lhe garantem o uso de golpes poderosos sendo sozinhos ou combinados, quanto maior o level dos Spirits mais forte vai ser o ataque "Solo" ou o "Dual". Os Spirits possuem um Menu onde há um sistema próprio de evolução e aquisição de habilidades, totalmente pela tela de toque ou criação de novos Spirits através de receitas que você adquire pelo jogo ou dos AR Cards especiais.
Gráficos
Kingdom Hearts 3D é até então o jogo que utiliza quase todo o cartucho do 3DS para armazenamento de dados, são quase 4Gb em apenas um cartuchinho, e todo esse tamanho é justificável. Todos os cenários, personagens, movimentos, Dream Eaters e as "Cut-Scenes" são MUITO bem feitos chegam a beirar a perfeição. Em nenhum momento há queda de FrameRate ou imagens serrilhadas, tudo isso fazendo jus ao nome da Franquia e da Empresa que são conhecidas por trabalhos magistrais de qualidade gráfica.
Música
Uma das qualidades de Kingdom Hearts é a sua trilha sonora, perfeita em todos os sentidos, harmônica, precisa, vibrante e calma. Em Kingdom Hearts 3D temos a mesma compositora responsável pelas músicas de todos os jogos da série, Yoko Shimomura, e não há nenhuma decepção por parte da trilha sonora do jogo, todas as músicas são sincronizadas perfeitamente com cada momento ao decorrer do jogo sendo ele da história, batalhas normais ou contra um chefe.
Relembrando o passado para prosseguir ao Futuro
Uma das (se não a maior) reclamação dos jogadores é que Kingdom Hearts não tem uma sequencia cronologia certa em relação aos seus jogos, a prova disso é que os ultimos 4 jogos foram para contar buracos na história dos jogos principais (Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II).
Para resolver esse problema a Square Enix adicionou nesse jogo uma opção onde são recontados resumidamente os eventos dos jogos antecedentes ao Dream Drop Distance. Todos os jogos anteriores são recontados nesse novo método e só habilitados novos resumos em determinada parte do jogo.
Screenshot em Japonês, mas dá para notar as Crônicas do "Birth by Sleep" e do "358/2 Days"
Considerações Finais
Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance é o prólogo que todo fã esperava (apesar de estar farto de tantos spin offs), ele cumpre o seu papel de manter o Hype pela série resgatado pelo Birth by Sleep. Tudo no jogo está ao agrado dos mais exigentes por jogos, desde os gráficos até a música tudo está promissor.
Nos resta agora aguardar pelo capítulo final da Série, onde tudo se concluí, que venha agora o Kingdom Hearts III.
Análise
Prós:
√ Novas mecânicas
√ Músicas vibrantes
√ Gráficos primordiais
Contras:
X Plot confuso para quem não jogou os jogos anteriores
X Conseguir bons Spirits pode ser uma tarefa frustrante.