Nintendo - 21/08/2012

[Review] The World Ends with You


Criado pelo mesmo time de desenvolvimento da série Kingdom Hearts em junção com a Jupter (Responsável pelo Kingdom Hearts: Chain of Memories), The World Ends with You é um RPG inovador que adentrou na lista de jogos para Nintendo DS.

The World Ends with You conta a história de Neku Sakuraba, um jovem que odeia tudo e se auto-proclama capaz de viver sem a ajuda de mais ninguém, acordando no meio de Shibuya sem saber o motivo de estar lá. Mais tarde ele descobre que está no Reapers Game, um jogo que acontece no pós-vida que consiste em realizar uma série de desafios durante uma semana para conseguir uma chance de viver de novo.

Um dos fatos mais marcantes no jogo é o desenvolvimento desse personagem, que ao longo do jogo vai recebendo e vivendo incentivos para que ele mude sua concepção de como é o mundo, algo que é debatido durante o jogo inteiro. No decorrer da história somos apresentados a vários personagens que também estão vivendo dramas da adolescência e com diferentes estilos e personalidades, trazendo vários pontos de vista de como a vida deve ser vivida.

Sua jogabilidade é diferente de qualquer RPG convencional e feito exclusivamente para o Nintendo DS. No enredo do jogo os personagens precisam formar um pacto com outro jogador para conseguir destruir os Noises, inimigos baseados em tatuagens tribais do jogo, para isso é necessário derrotá-lo no mundo real e no "outro mundo" essa divisão de mundos é demonstrada na utilização das duas telas do portátil. Enquanto você controla Neku na tela de baixo utilizando a stylus, você também joga com o parceiro dele na tela superior utilizando os direcionais. As lutas ocorrem simultaneamente mas são quando se pega o jeito, não existe nada melhor.


"Fique esperto em ambas as telas, o HP é dividido por você e seu parceiro." 

Dando um destaque para os ataques de Neku, eles são ativados utilizando diferentes pinsque são ganhos nas lutas e com o passar da história. Os métodos de ativação deles também são variados, toque incessantemente em um inimigo que você começará a socá-lo rapidamente, deslize a stylus e ateie fogo por onde passar, grite no microfone e crie duas caixas de som gigantes que emanam ondas sonoras na tela. Os pins agem vários jeitos e cabe ao jogador (como em todo bom RPG) escolher a combinação que melhor lhe parecer.

Além disso os pins possuem um sistema de evolução bastante diferenciado, eles podem evoluir por três métodos: Battle, Mingle ou Shutdown. Battle como o nome diz, é a experiência ganha ao batalhar, mingle é entrar em um modo de jogo que procura aparelhos wireless e dão experiência pela quantidade achada, e shutdown é a experiência ganha com o tempo que o Nintendo DS fica desligado. Vários pins só evoluem quando um dos tipos de experiência é a dominante na evolução, isso cria várias tabelas que são facilmente achadas na internet de como evoluir seus pins.

"Alguns dos vários pins do jogo"

Sendo passado em Shibuya, capital da moda no Japão, o jogo mostra uma enorme variedade de pessoas andando pelas ruas do bairro, vemos lolitas, metaleiros, colegiais e executivos, todos em um mesmo ambiente, os locais do jogo são todos baseados na sua contraparte real, vemos a estátua de Hachiko, as faixas de pedestre perto do 109 (No jogo, 104 Building) que é uma loja de departamento famosíssima da região. Além disso a trilha sonora trás vários ritmos baseados na juventude japonesa, passando de hip-hop, rock e eletrônica, a trilha combina muito com o ambiente que quer passar.

"O Building 104 em sua contraparte real."

Considerando o bairro, a moda é um fator importante e não simplesmente alegórico, seus equipamentos possuem marcas, que influenciam a região indiretamente, ao usar muito roupas da marca "D+B", por exemplo, logo elas se tornarão a marca da moda no local, trazendo benefícios em seus atributos. Paralelamente a isso você deve aumentar certo atributo para conseguir usar roupas mais ousadas (E que trazem atributos melhores). Tudo isso é explicado em tutoriais do jogo e são adicionados de forma lenta e ordenada ao gameplay.

Como adorador do jogo fico suspeito para falar sobre, mas com uma história envolvente, propondo um assunto pouco discutido esse é absolutamente um dos melhores jogos do Nintendo DS e um ótimo RPG, que deve ser jogado por todos.

Análise

Prós:

√ Jogabilidade diferenciada
 História envolvente
 Discussão de temas polêmicos
 Entrosamento dos personagens com o ambiente

Contras:

X Apesar de o aprendizado ser gradual, demora um pouco para pegar a prática.

Leia Também

Nintendo - 24/10/2014

Fantasy Life, um dos que você não pode deixar de jogar!

Lançado o novo jogo produzido pela Level-5 e publicado pela Nintendo 3DS: Fantasy Life. Um jogo em formato de JRPG, similar aos jogos de simulação como Animal Crossing, Tomodachi Life e Harvest Moon. Fantasy Life é um...

Leia Mais...

Nintendo - 19/03/2014

Bravamente padrão, não existe definição melhor para Bravely Default

Eu nasci em um mundo onde a chamada era de ouro dos JRPGs passou. Quando o SNES estava em seu ápice, mal sabia falar, e quando a era do PS1 acabou, ainda tinha dificuldades para ler português. Provavelmente foi o m...

Leia Mais...