[Review] The World Ends with You
Por André Aranovich
Criado pelo mesmo time de desenvolvimento da série Kingdom Hearts em junção com a Jupter (Responsável pelo Kingdom Hearts: Chain of Memories), The World Ends with You é um RPG inovador que adentrou na lista de jogos para Nintendo DS.
The World Ends with You conta a história de Neku Sakuraba, um jovem que odeia tudo e se auto-proclama capaz de viver sem a ajuda de mais ninguém, acordando no meio de Shibuya sem saber o motivo de estar lá. Mais tarde ele descobre que está no Reapers Game, um jogo que acontece no pós-vida que consiste em realizar uma série de desafios durante uma semana para conseguir uma chance de viver de novo.
Um dos fatos mais marcantes no jogo é o desenvolvimento desse personagem, que ao longo do jogo vai recebendo e vivendo incentivos para que ele mude sua concepção de como é o mundo, algo que é debatido durante o jogo inteiro. No decorrer da história somos apresentados a vários personagens que também estão vivendo dramas da adolescência e com diferentes estilos e personalidades, trazendo vários pontos de vista de como a vida deve ser vivida.
Sua jogabilidade é diferente de qualquer RPG convencional e feito exclusivamente para o Nintendo DS. No enredo do jogo os personagens precisam formar um pacto com outro jogador para conseguir destruir os Noises, inimigos baseados em tatuagens tribais do jogo, para isso é necessário derrotá-lo no mundo real e no "outro mundo" essa divisão de mundos é demonstrada na utilização das duas telas do portátil. Enquanto você controla Neku na tela de baixo utilizando a stylus, você também joga com o parceiro dele na tela superior utilizando os direcionais. As lutas ocorrem simultaneamente mas são quando se pega o jeito, não existe nada melhor.
Dando um destaque para os ataques de Neku, eles são ativados utilizando diferentes pins, que são ganhos nas lutas e com o passar da história. Os métodos de ativação deles também são variados, toque incessantemente em um inimigo que você começará a socá-lo rapidamente, deslize a stylus e ateie fogo por onde passar, grite no microfone e crie duas caixas de som gigantes que emanam ondas sonoras na tela. Os pins agem vários jeitos e cabe ao jogador (como em todo bom RPG) escolher a combinação que melhor lhe parecer.
Além disso os pins possuem um sistema de evolução bastante diferenciado, eles podem evoluir por três métodos: Battle, Mingle ou Shutdown. Battle como o nome diz, é a experiência ganha ao batalhar, mingle é entrar em um modo de jogo que procura aparelhos wireless e dão experiência pela quantidade achada, e shutdown é a experiência ganha com o tempo que o Nintendo DS fica desligado. Vários pins só evoluem quando um dos tipos de experiência é a dominante na evolução, isso cria várias tabelas que são facilmente achadas na internet de como evoluir seus pins.
"Fique esperto em ambas as telas, o HP é dividido por você e seu parceiro."
Dando um destaque para os ataques de Neku, eles são ativados utilizando diferentes pins, que são ganhos nas lutas e com o passar da história. Os métodos de ativação deles também são variados, toque incessantemente em um inimigo que você começará a socá-lo rapidamente, deslize a stylus e ateie fogo por onde passar, grite no microfone e crie duas caixas de som gigantes que emanam ondas sonoras na tela. Os pins agem vários jeitos e cabe ao jogador (como em todo bom RPG) escolher a combinação que melhor lhe parecer.
Além disso os pins possuem um sistema de evolução bastante diferenciado, eles podem evoluir por três métodos: Battle, Mingle ou Shutdown. Battle como o nome diz, é a experiência ganha ao batalhar, mingle é entrar em um modo de jogo que procura aparelhos wireless e dão experiência pela quantidade achada, e shutdown é a experiência ganha com o tempo que o Nintendo DS fica desligado. Vários pins só evoluem quando um dos tipos de experiência é a dominante na evolução, isso cria várias tabelas que são facilmente achadas na internet de como evoluir seus pins.
Sendo passado em Shibuya, capital da moda no Japão, o jogo mostra uma enorme variedade de pessoas andando pelas ruas do bairro, vemos lolitas, metaleiros, colegiais e executivos, todos em um mesmo ambiente, os locais do jogo são todos baseados na sua contraparte real, vemos a estátua de Hachiko, as faixas de pedestre perto do 109 (No jogo, 104 Building) que é uma loja de departamento famosíssima da região. Além disso a trilha sonora trás vários ritmos baseados na juventude japonesa, passando de hip-hop, rock e eletrônica, a trilha combina muito com o ambiente que quer passar.
Considerando o bairro, a moda é um fator importante e não simplesmente alegórico, seus equipamentos possuem marcas, que influenciam a região indiretamente, ao usar muito roupas da marca "D+B", por exemplo, logo elas se tornarão a marca da moda no local, trazendo benefícios em seus atributos. Paralelamente a isso você deve aumentar certo atributo para conseguir usar roupas mais ousadas (E que trazem atributos melhores). Tudo isso é explicado em tutoriais do jogo e são adicionados de forma lenta e ordenada ao gameplay.
Como adorador do jogo fico suspeito para falar sobre, mas com uma história envolvente, propondo um assunto pouco discutido esse é absolutamente um dos melhores jogos do Nintendo DS e um ótimo RPG, que deve ser jogado por todos.
Análise
Prós:
√ Jogabilidade diferenciada
√ História envolvente
√ Discussão de temas polêmicos
√ Entrosamento dos personagens com o ambiente
Contras:
X Apesar de o aprendizado ser gradual, demora um pouco para pegar a prática.