Nintendo - 18/09/2012

[Matéria] O negativismo com o Wii U


Não é de hoje que a Nintendo sofre com comentários negativos, apontando esteriótipos clássicos, sem o menor tipo de embasamento. Os fãs da Nintendo já estão acostumados com declarações de haters, que sem um bom argumento, normalmente acusam a empresa de "fazer joguinhos de criança".
Desde o anúncio do Wii U, muitas "mídias especializadas" correram atrás para criticar o novo console, acusando a Nintendo de correr atrás do prejuízo, o comparando aos consoles concorrentes. Estes comentários, normalmente, acabam sendo feitos por sensacionalistas de plantão, que não tem o costume  de ler ou entender sobre o mercado de games em geral.

Já me deparei com muita gente ignorante, que possuem blogs nacionais, temáticos de games. Você provavelmente já deve ter acessado um destes, com templates padrões do sistema utilizado, de doer os olhos só de se ver. São destes que não conseguem redigir um único artigo, pois não possuem uma opinião formada a respeito do tema, e acabam utilizando de recursos de vídeo para falar qualquer abobrinha sobre um título - deformando a opinião de milhares de usuários todos os dias.

Antes do 3DS ser lançado, houveram muitas críticas sobre o portátil, o acusando de implicar problemas de visão na utilização do 3D, e diversos outros casos bizarros. Hoje, o 3DS esta no topo das listas dos consoles mais vendidos, disparado a frente dos concorrentes - e mesmo assim, ainda existem comentários negativos sobre o aparelho.
O jornal inglês The Sun é o maior portador destas críticas. acusando o 3DS de deixar as pessoas tontas e enjooadas, ficando com dores de cabeça após 3 minutos.

Recentemente, este mesmo jornal fez críticas sobre o Wii U, apontando 5 motivos pelo qual o console não deve ser comprado. Ao ver isto, o site da Nintendo Gamer lançou 5 contra-argumentos para cada motivo especificado, mostrando o quão furado estes comentários negativistas são.
Confira abaixo todos os pontos listados pelo jornal, e contra-argumentados no site:

1. "O console estará obsoleto em apenas 1 ano"


O jornal alerta que o XBox 720 (do qual, segundo o jornal, apareceu na E3 deste ano) e o PS4 estarão nas lojas ano que vem, tornando o Wii U automaticamente obsoleto. Isto seria verdade, se o Wii U estivesse querendo competir graficamente com seus rivais. O Wii U, assim como todos os sistemas da Nintendo, foca, antes de mais nada, na experiência que o jogador tem com o video-game - isto é, o seu gameplay. E apesar dos gráficos do console já serem superiores ao XBox 360 e PS3 - alem da adaptação para HD - qualquer um que esteja acostumado a jogar games no Wii e 3DS saberão que gráficos não são o que deixam um título excelente, e que as capacidades gráficas do Wii U já serão mais que o suficiente para manter os jogos impressionantes por alguns anos.

2. "O Vita esta mascarado como o GamePad"


De acordo com o jornal, a Sony "colocou a Nintendo de volta em seu lugar, neutralizando a principal característica do Wii U", na Gamescom deste ano, ao mostrar que um jogo do PS3 pode ser jogado pelo Vita como um controle - e que só por este motivo, é muito melhor comprar um Vita do que um Wii U.
Porém, este recurso no PS3 é totalmente opcional, onde os desenvolvedores não se importarão em aplicar dinheiro no desenvolvimento do jogo para implementar este recurso. O baixíssimo numero de vendas do Vita mostra que desenvolver este recurso em um jogo, é apenas gastar tempo e dinheiro, ao contrário do Wii U, no qual os desenvolvedores são obrigados a usar o recurso da tela do tablet.

3. "A ameaça para todos os consoles - jogos mobile"


O jornal também falou que £239 em um console é um preço de uma vida de aplicativos para o iPhone e iPad. Porém, a diferença esta que, além do iPhone/iPad custarem em torno de £600 a £700, existe uma gigantesca diferença entre os jogos desenvolvidos para cada plataforma - além do fato de que nem todo mundo tem interesse em jogar games mobiles. Existe uma gigantesca diferença entre jogar Just Dance em grupo, e realizar uma jogatina em Doddle Jump.

4. "DS + Wii = fail?"


Segundo o jornal, o Wii, DS e o 3DS se deram bem porque sabiam exatamente o público alvo dos consoles, o que é diferente para o Wii U, que tem uma mistura de tudo.
O fato é que o Wii U não foi desenvolvido para ser um portátil, assim como o DS ou o 3DS. É um console de mesa, e nada mais que isto - o GamePad é simplesmente uma segunda tela para jogatina. Além disto, ainda houve o comentário de que o Wii U não será multiplayer como o Wii foi, o que é um total engano, pois é totalmente perceptível que a Nintendo esta investido na jogatina assimétrica, além da utilização dos wiimotes na maioria dos títulos para o console.

5. "O console esta absurdamente caro"


Depois de comentarem que um iPhone 5, que custa £600, vale mais a pena do que o Wii U, que custa £239, o jornal conclui que o Wii U é muito caro. Para quebrar este comentário, basta comparar o preço de lançamento do Wii U, que é de £239, com o preço do PS3 em seu lançamento, que foi de £475, além do XBox 360, a £279.



Haters sempre existirão, e sempre tentarão se apegar a algo quase substancial para formular suas críticas sem embasamento. O que falta nesta galera é a percepção de que a Nintendo não entra para competir diretamente com os consoles HD, e sim para investir em seu próprio método de percepção dos games, melhorando cada vez mais a forma como interagimos com jogos digitais.
Existem muitos motivos para comprarmos o Wii U. Não vamos falar estes pontos, porque delegamos isto a vocês, leitores.

Comente neste artigo com os motivos pelo qual vale a pena comprar o Wii U!

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...