[Preview] Scribblenauts Unlimited
Por Mario Toledo
Em meados de 2007, Jeremiah Slaczka surgiu com a proposta de um game onde se poderia fazer de tudo. Foi desta forma que Scribblenauts nasceu, com a premissa de tornar real tudo o que o jogador imagina-se. Porém, as limitações do Nintendo DS e algumas falhas do gameplay do primeiro jogo causaram um leve desapontamento nos jogadores, que esperavam um game tão revolucionário quanto foi anunciado.
3 anos após o lançamento do primeiro título, Scribblenauts Unlimited foi anunciado como uma nova versão da série, onde pela primeira vez, estará presente tanto para um portátil, quanto para um console de mesa.
A história de Maxwell e sua família
Quem diria que o pequeno Maxwell, o protagonista de tantas aventuras de Scribblenauts, teria uma história tão incomum?
Os pais de Maxwell, chamados de Edgar e Julie, foram grandes exploradores no passado. Após se casarem, o casal teve 40 filhos, incluindo Maxwell e sua recém apresentada irmã gêmea, Lily.
Cada um dos 40 filhos foi premiado pelos pais com um artefato mágico, encontrados em suas aventuras: Max recebeu seu famoso caderno mágico, responsável por dar vida aos seres de sua imaginação, enquanto sua irmã Lily recebeu um globo que a permite visitar instantaneamente qualquer parte do mundo.
Um dia, Max decidiu pregar uma peça em um mendingo faminto, conjurando e o alimentando com uma maçã podre. Depois de come-la, o mendigo revelou ter poderes mágicos, os usando para colocar uma maldição em Lily, a transformando em pedra. Agora, a única maneira de evitar que a maldição se complete é reunindo as Starites, que são recebidas pela gratidão das pessoas. Desta forma, Maxwell deve usar o globo da irmã para visitar diversos mundos, ajudando as pessoas e coletando várias Starites.
Uma jogabilidade melhorada
Scribblenauts Unlimited trará a clássica jogabilidade de Scribblenauts, onde o jogador poderá criar qualquer coisa que vier a mente, basicamente, a digitando em seu caderno mágico. Ao fazer isto, a coisa toma vida, podendo ajudar o jogador a concluir um determinado objetivo, como por exemplo, criando uma mochila a jato para voar plataformas acima, ou fazer a mesma coisa, mas montado em um dragão vermelho.
Assim como nos jogos anteriores, o jogador controlará Maxwell, e deverá coletar Starites. Porém, desta vez, o jogador não deverá escolher a fase em que acessar. O mesmo estará jogando em um mundo aberto, visitando cidades, montanhas e outros lugares (divididos entre 30 a 40 mundos), interagindo com os mais diversos tipos de NPC`s.
Muitos dos NPC`s do jogo possuem problemas, que são reveladas como quests que Maxwell deve cumprir, afim de ganhar uma Starrite. Algumas missões possuem um nível de dificuldade reduzida, premiando o jogador com apenas um pedaço de uma Starrite - 10 destes pedaços formam uma Starrite completa.
A engine de criação de objetos esta muito mais poderosa. Além de trazer a possibilidade do jogador criar objetos com adjetivos, também é possível que o jogador crie múltiplos objetos, agragados uns aos outros, como um "cachorro com rodas". Não só isso, como cada criação recebeu um aumento de seu número de propriedades, como movimentação e capacidades ofensivas.
Max poderá equipar não só a si mesmo, mas também os NPC`s, principalmente com roupas estilizadas (como uma roupa de Tanooki, de sapo, de hot-dog e diversos outros ítens). O jogador também poderá, pela primeira vez, fazer criações fêmeas e machos (como um Abraham Lincoln fêmea);
O processamento gráfico dos novos consoles aumentou consideravelmente a capacidade do game. Enquanto em Super Scribblenauts, o jogador poderia ter 12 ítens na tela por vez, em Scribblenauts Unlimited, será possível adicionar por volta de 60 ítens na tela. Não só isto, como também a água esta mais realística, e existem novos shaders, além de efeitos de partículas, e muitos outros novos pontos melhorados.
Inclusive, devido a ambos os consoles possuírem sua tela de touch separada da tela do jogo, ao invocar o caderno de criação, o mesmo aparecerá na touch screen, enquanto o jogo continua rolando na outra tela.
E apesar de tantos pontos fortemente positivos, ainda existe a maior novidade deste jogo: a ferramenta de criação de objetos.
Crie seus próprios objetos, e utilize-os no jogo
Scribblenauts Unlimited possui um modo de criação de objetos, onde o jogador utiliza das mais variadas ferramentas para criar o que quiser, da forma como quiser. O sistema possui todos os objetos do jogo inclusos, onde o jogador poderá utiliza-los como template, ou copiar algumas partes e modifica-las. Não só isto, como o jogador pode simplesmente, criar um objeto do zero, criando seu design, aplicando texturas e atribuindo todas as suas características.
Os objetos customizados que forem criados poderão ter seus nomes atribuídos pelo jogador, afim de invoca-los no jogo. Além disto, também é possível compartilhar suas criações online, para que outros jogadores baixem para seu sistema. Utilizando o Miiverse, o jogador poderá filtrar os objetos que deseja adquirir.
Na minha opinião, um dos melhores jogos para o Wii U
Scribblenauts Unlimited será lançado tanto para o Nintendo 3DS, quanto para o Wii U. Neste último, o game será um de seus launch titles, e possuirá pequenas exclusividades. Para começar, é dito que a versão do Wii U poderá armazenar mais de 900 objetos customizados, além de possuir um modo multiplayer cooperativo
O game possui data de lançamento para dia 18 de novembro. Confira abaixo um de seus teaser trailers exibido nas demais conferências da Nintendo.