[Retrô] Desvendando o [SNES] Super Mario RPG - Parte 4 (Final)
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Depois de muita embromação, finalmente revelarei os últimos segredos do fabuloso Super Mario RPG, de Super NES! Este game é daqueles que, mesmo depois de anos após seu lançamento, você acha que já descobriu de tudo nele, mas sempre aparece uma ou outra novidade! Por isso digo com o maior orgulho e prazer que é o meu game favorito de todos os tempos! Caso não tenha visto as primeiras partes da matéria, clique nos links a seguir: Parte 1 / Parte 2 / Parte 3. Agora, acompanhem os 30 últimos segredos do game, e a localização dos baús invisíveis:
91- Tá muito quente: Em Nimbus Land, antes do Barrel Volcano há uma fonte termal que recupera seu HP e FP. Entre nela e aguarde alguns segundos - Mario ferverá de calor e saltará da fonte!
92- Tá mais quente ainda: Em Barrel Volcano, você verá algumas moedas verdes em locais que parecem inalcançáveis. Experimente saltar na lava - Mario será arremessado em direção à última passagem que ele veio, e se tiver alguma moeda no trajeto, ele a pegará.
93- Falcon PAWNCH: No Hotel/Loja/Sei lá o quê de Hinopio, há uma coleção de naves de F-Zero!
94- A Princesa e a Panela: Lembra da dica 42, sobre itens ferradões? Após vencer os Axem Rangers (GO!GO!) volte para Moleville, vá até a loja e fale com o cogumelo para adquirir A frigideira mortífera!
95- Quem manda aqui sou eu: Em Bowser's Keep, caso utilize Bowser em suas batalhas, os inimigos ficarão assustados ou confusos, e reagirão de formas estranhas. É recomendável não levá-lo, caso precise ganhar EXP.
96- Porta dos Desesperados: Na hora de passar pelas 6 portas de Bowser's Keep, prefira as duas que tem batalhas e as duas que tem o corredor de obstáculos, pois no final destas você ganhará as armas supremas de cada personagem: Sonic Cymbals (Mallow), Star Gun (Geno), Drill Claw (Bowser) e Super Slap (Peach). As portas com os desafios do Dr. Topper dão apenas Rock Candies.
97- Mestre do Quiz: Abaixo estão todas as perguntas e respostas corretas do Quiz do Dr. Topper:
The boy getting his picture taken at Marrymore can't wait 'til which season?
-Skiing
What technique does Bowser learn at Level 15?
-Crusher
What is Hinopio in charge of at the middle counter?
-The inn
Who helped you up the cliff at Land's End?
-Sky Troopas
What does the Red Essence do?
-Gives you strength
What does Belome really like to turn people into?
-Scarecrows
What is the 4th selection on the Menu screen?
-Equip
What did Carroboscis turn into?
-A carrot
Who is the leader of the Axem Rangers?
-Red
Which monster does not appear in Booster Tower?
-Terrapin
What color are the curtains in Mario's house?
-Blue
Johnny loves WHICH beverage?...
-Currant Juice
What's the full name of the boss at the Sunken Ship?
-Jonathan Jones
What's the password in the Sunken Ship?
-Pearls
What was Toadstool doing when she was kidnapped by Bowser?
-She was looking at flowers
What's the first monster you see in the Pipe Vault?
-Sparky
How many legs does Wiggler have?
-6
Where was the 1st Star Piece found?
-Mushroom Kingdom
The man getting his picture taken at Marrymore hates what?
-Getting his picture taken
In the Moleville blues, it's said that moles are covered in what?
-Soil
Who is the ultimate enemy in this adventure?
-Smithy
Who is the famous sculptor in Nimbus Land?
-Garro
Booster is what generation?
-7th
Where was the 3rd Star Piece found?
-Moleville
How long have the couple inside the chapel been waiting for their wedding?
-30 Minutes
What words does Shy Away use when he sings?
-La dee dah~
What color is the end of Dodo's beak?
-Red
The boy at the inn in Mushroom Kingdom was playing with ... What?
-Game Boy
Who is the famous composer at Tadpole Pond?
-Toadofsky
What's the chef's name at Marrymore?
-Torte
What does Birdo come out of?
-An eggshell
How much...does a female beetle cost?
-1 coin
How many underlings does Croco have?
-3
What's the name of Jagger's "sensei"?
-Jinx
What was Mallow asked to get for Frogfucius?
-Cricket Pie
Mite is Dyna's...WHAT?
-Little Brother
Yaridovich is what?
-A boss
What do Culex, Goomba, and Jinx all have in common?
-They live in Monstro Town
98- Contando Barris: Neste minigame, você tem 20 segundos para contar todos os barris. Comece contando os do fundo (inclusive aqueles que você não está vendo), a partir dali, assimile quantos barris há em cada fileira. Exemplo: você contou 9 na fileira de trás, e a da sua frente tem um a menos, então são mais 8, totalizando 17. Aí multiplique o valor pelos barris que formam a altura e você terá o resultado!
99- Fecha Tudo: No minigame dos botões, deve-se pressionar e afundar todos. São ao todo 16. Comece a contar os botões da esquerda pra direita, da fileira superior à inferior, como de 1 a 4, 5 a 8, etc.
Uma vez visualizado assim, pise apenas nestes, nessa ordem: 3, 12, 14 e 5. Todos afundarão!
100- Pé na Bala: No minigame de chutar as balas de canhão, você deve atingi-las e eliminá-las, até restar uma. Considere as posições delas exatamente como os botões da dica 99. Dr. Topper vai remover a bala 3. Para vencer, faça este esquema:
-chute a bala 1 pra direita; a bala 4 pra esquerda; a bala 11 pra cima; a bala 5 pra direita; a bala 8 pra esquerda; a bala 9 pra direita; a bala 15 pra cima; a bala 3 para baixo; a bala 2 para baixo; a bala 16 pra cima; a bala 10 pra direita; a bala 8 pra baixo; a bala 13 pra direita, e a bala 16 pra esquerda.
101- Hey, Einstein: No minigame de descobrir o vencedor, veja as falas de cada um e classifique-os nessa ordem:
1º - I outrode ____ on my bike, and ____ was never able to pass me.
2º - I fell into 4th place during the bike race, but finally ended up in the same place as I did in the swim event.
3º - I placed the same in the swimming and cycling events, but 2 others beat me in the marathon.
4º - I came in third for swimming.
Podem visualizar melhor os minigames aqui:
102- Moedas infinitas: após vencer Magikoopa, ele criará um baú dourado com moedas infinitas.
103- Modo fácil de vencer Boomer: Quando ele estiver vermelho, ataque-o com magias. Quando estiver azul, use ataques físicos.
104- Vença Exor facilmente: Leve Geno. Com Mario e o outro personagem, atinja o olho direito de Exor até que comece a girar (vai aparecer a frase "Exor's defense is gone!"). Então, mire na caveira do topo da tela, e use o Geno Whirl. Aperte Y assim que a rajada sair da tela, para causar 9999 de dano no chefe.
105- Buraco Secreto: Na Factory, após vencer o Relógio, há uma área com esteiras, Boos, e uma plataforma branca que serve para atravessar um abismo. Caia ali para encontrar itens.
106- Olha a cobra!: Ao enfrentar Domino e Cloaker, o pirata é fraco para magias e o encapuzado para ataques físicos. Após vencer um, o outro subirá numa serpente, e um de seus golpes favoritos é o Carni-Kiss. Vença Domino para que a luta seja um pouco mais fácil. E concentre seus ataques na serpente.
107- Smithy, o chefão final: O Papai Noel de coroa tem duas formas: a 1ª, com 2000HP, ataca com marretadas, pilastras, e constrói Shy Guys que mandam chuvas de espadas. Apenas arregace Smithy, ele cairá rápido se você souber usar bem os Super Jumps de Mario, tiver as Lazy Shells e abusar de Geno Boosts.
Na 2ª forma, ele ficará trocando de cabeça, e de padrão de ataques. Desta vez ele tem 8000HP.
- A cabeça de tanque lança tiros Magnum, que matam na hora. Defenda-se bem e leve Pick Me Ups, ou a Peach para usar Come Back nessas horas. Ao defender, ou dá MISS ou seu personagem fica com 1HP.
- A cabeça de mago lança golpes que atingem todos e causam muito dano, mas é a mais frágil para receber ataques. Aproveite essa hora para tirar de 500 a 600HP dele de uma vez só!
- A cabeça de escudo apenas renova seu HP e cancela suas alterações de status, com o Shredder. Nessa hora é melhor acertá-lo na barriga para paralisá-lo (embora isso possa ser feito a qualquer outra hora).
- A cabeça de baú apenas causa efeitos negativos (sono, envenenamento, dor de cabeça), nada que os itens Lazy Shell e Safety Ring não resolvam, além dos Therapy e Group Hug de Peach.
Como o poder de luta dele não é de mais de 8000, ele será vencido após algum tempo.
Parabéns, você finalizou o game! Agora aproveite um dos finais mais épicos da série Mario!
Os Baús Secretos
Espalhados pelo jogo, há 39 baús escondidos. Eles contém Flowers, Frog Coins, itens raros como KeroKeroCola e Red Essence, e até exclusivos, como a Goodie Bag.
Para facilitar sua caçada, equipe-se com o Signal Ring e fale com o Baú-Monstro (dicas 79 e 90).
Todos os baús podem ser obtidos a qualquer momento do jogo, exceto um (ironicamente, o primeiro deles). Abaixo, a localização de cada um:
Mushroom Kingdom- Quando entrar no castelo de Peach pela primeira vez, suba na cabeça do Toad, e quando ele for entrar na porta no final do corredor, pule para o vão sobre a porta, e salte para encontrar o baú. Salve no hotel antes de tentar isso, porque se não pegá-lo agora, já era!
- No subsolo da loja de itens, há um rapaz cogumelo. Pule nele e depois salte de novo para achar um baú. Suba a escada, volte, e se ele estiver bem na quina da direita da sala (à frente da escada), pule nele e depois salte em direção ao teto para achar outro!
Bandit's Way
- Na primeira área com flores giratórias, após a parte onde tinham moedas, tem uma flor vermelha rodando e uma azul aos eu lado. Suba na vermelha e salte quando Mario estiver de frente para a flor azul.
Rose Town
- Vá na loja de itens, suba na estante da esquerda (no fundo), vá até a quina e pule.
- Na casa mais alta da cidade, sobre a cama que tem um botão verde à frente.
Forest Maze
- Logo na entrada, a parte bege de terra tem forma de circulo com uma pontinha na esquerda. Fique sobre essa ponta e pule.
- Logo na entrada, a parte bege de terra tem forma de circulo com uma pontinha na esquerda. Fique sobre essa ponta e pule.
- Assim que sair de um tronco e ver uma abelha, fique pulando à noroeste do tronco.
- Na área com 7 troncos onde as Wigglers passeiam, entre no último da direita (fileira de baixo). Há muitos inimigos. Vá na parte onde o chão é mais claro, à sudoeste e pule.
- Na mesma área dos troncos, entre no primeiro da esquerda, da fileira do meio. Lá dentro não tem ninguém. Vá para a divisa da parede de barro (perto da mola, ao norte), fique entre os dois muros e pule. E não se assuste por encontrar o único baú Troll do jogo!
- Na mesma área, entre no último tronco de cima (o solitário). Ande até o canto superior esquerdo (onde a Wiggler estava dormindo antes) e pule nesse local.
- Na ala onde tem o Bloco Save, há uma quininha perto da saída, vá lá e pule.
Pipe Vault
- Na parte da dica 31 (Mario Agachado), pule como se tentasse subir na trilha suspensa, para surgir um bloco e realizar seu desejo. Agora sobre a trilha, fique saltando sobre as lajotas para encontrar DOIS baús.
Yo'ster Isle
- Ao lado esquerdo do Bloco Save. Só pular.
- Ao lado esquerdo do Bloco Save. Só pular.
Booster Pass
- Sobre a moita onde tem a caverna.
- Sobre a moita onde tem a caverna.
- No topo do primeiro morro, à esquerda da saída.
Booster Tower
- Na primeira sala onde vêm infinitos Snifits azuis, no topo da escada, pule quando estiver sobre a parte preta do xadrez.
- Quando subir na gangorra e ser ejetado pelo Thwomp, ande no caminho mais baixo até o canto esquerdo e pule.
- Na última sala com Bloco Save, há uma plataforma com um baú, no alto. Suba SOBRE o baú e pule para achar outro, com a Goodie Bag!
- Na mesma sala do Save, vá para a quina da direita, no pé da "escada" de blocos suspensos, e pule.
MarryMore
- Entre no hotel e vá para o quarto normal do 1º andar. Suba na estante e pule.
Sunken Ship
- Na sala onde tem o Mario falso, na parte escura, ao lado do círculo do meio no chão, há um baú. Suba na cabeça do Mario falso para achá-lo.
Land's End
- No primeiro canhão que te lança, suba na plataforma amarela e espere que ela atinja a altura máxima. Dali, pule em direção à montanha (em linha reta para o norte), no meio do salto você achará um baú.
- No primeiro canhão que te lança, suba na plataforma amarela e espere que ela atinja a altura máxima. Dali, pule em direção à montanha (em linha reta para o norte), no meio do salto você achará um baú.
- No segundo canhão (que te joga numa vala de onde saem cachorros), fique no meio da vala e pule pra achar uma plataforma. Volte ao canhão e se atire NA plataforma. Agora você pode subir no topo da montanha em forma de V. O baú está numa das quinas.
- Na parte cheia de abelhas, vá para a saída da direita (embaixo), e suba em uma das flores azuis que estão lá. De cima de uma, pule para cair em cima da outra.
- Na gruta que leva à Kero Sewers (a mesma da dica 71), no primeiro trajeto há umas alas vazias, perto de um cachorro. A mais "na esquina" de todas tem um baú.
Belome Temple
- Após as 3 estátuas que lêem a sorte, há uma área com uma escada de ouro, e um baú na próximo a uma saída, e outro próximo à outra. Suba no baú mais alto e pule para achar um, e desça a escada e pule na área entre uma parede e outra para achar outro.
Monstro Town
- Na porta de saída da cidade, na quina esquerda inferior da sala, ao lado da moita.
- Na porta de saída da cidade, na quina esquerda inferior da sala, ao lado da moita.
Bean Valley
- No começo, entre no primeiro cano da direita, e você sairá numa zona triangular. Fique sobre a ponta esquerda do triângulo e pule.
- No começo, entre no primeiro cano da direita, e você sairá numa zona triangular. Fique sobre a ponta esquerda do triângulo e pule.
- Na área onde tem 5 canos com Plantas Piranha, entre no inferior direito. Há um baú-roleta lá. À esquerda dele, quase na parede, há um invisível, fique pulando para achá-lo.
- Agora no cano superior direito, você vai sair num lugar grande com uma escada. Entre a mola e a escada há uma quininha, pule lá. Debaixo da escada também tem um baú (mas ele não está na lista dos invisíveis).
Nimbus Land
- Na loja de itens, suba no topo das caixas. A tela vai dar uma subida. Dali, salte pro chão, em direção ao vendedor.
- Dentro do castelo, na parte com 3 portas, vá para a quina esquerda (perto da gaiola) e pule. Se não aparecer nada, venha após derrotar Valentina.
- Após vencer Birdo, na sala de trás você verá um baú e um pássaro azul abaixo. Suba no baú e pule.
- No corredor com 3 portas, entre na da esquerda e siga o caminho até o fim. A última sala tem um Bloco Save e estava cheia de prisioneiros. Na sala anterior, fique pulando perto da saída de baixo (exatamente onde tinha um Jawful com um garfo), para achar um. Agora, ande para a esquerda (em direção ao vazio preto) pra achar um caminho invisível (o garfo do Jawful tocava o local certo). Ande até não poder mais, e pule.
Factory
- Ao lado esquerdo do segundo Bloco Save.
Fotos dos locais: http://shrines.rpgclassics.com/snes/smrpg/hidden.shtml
Bom, agora vocês podem se considerar verdadeiros Mestres no Super Mario RPG! Muito obrigado a todos que acompanharam a matéria! Here We Go!