[Matéria] A dificuldade for dummies dos games atuais
Por Mario Toledo
Sou gamer desde criança, a partir de um mega-drive usado que meu pai deu de presente a mim e a minha irmã. Lembro que grande parte dos títulos que alugávamos para jogar possuiam uma dificuldade muito elevada (talvez grande parte desta dificuldade viesse do fato de que a tecla "para baixo" de nosso joystick não funcionava direito), e nos deparamos com a tela de Game Over diversas vezes quando não conseguíamos atravessar um obstáculo.
Acredito fielmente que este tipo de atividade nos ajudou a evoluir como pessoa. Era necessário muito esforço para atravessar uma fase difícil ou um inimigo durão - e o ar de satisfação pós a vitória sempre foi uma sensação muito praseroza.
Porém, não consigo mais observar este tipo de coisa nos jogos atuais, e muito pelo contrário - os games da atualidade andam entregando regalias de mãos beijadas para seus jogadores, e oferecendo suporte para sua jogatina quase que de maneira integral.
Tive uma experiência desapontante enquanto jogava Pokémon Black 2. Sempre fui fã da série Pokémon, e muitos dos objetivos impostos pelo jogo possuiam níveis de dificuldade altos. Capturar os Pokémon lendários, por exemplo, requeria uma paciência muito grande, e possuir todos os monstros em sua Pokédex seria apenas um sonho distante - e nada se compara a frustração de por os pés em uma caverna como a Rock Tunnel, com diversos treinadores, em um ambiente escuro, e com muitos Zubat`s a sua espreita.
A dificuldade imposta nos jogos clássicos de Pokémon é muito maior do que os jogos atuais.
Porém, nesta nova geração, tudo anda muito mais simples. A todo momento, alguém lhe indica o caminho a ser seguido, e você não deve se preocupar com o PokéCenter mais próximo para se curar, pois sempre vai existir um NPC no meio do caminho para fazer o trabalho de recuperar a vida de seus Pokémon. Além disto, sua Pokédex não conta mais os Pokémon capturados, e sim os Pokémon vistos - completa-la ficou imensamente mais fácil.
Outra coisa que fiquei muito frustrado foi a facilidade com a qual você ganha ítens valiosos. Basta falar com a maioria dos NPC`s do jogo, que você deverá ganhar pertences muito úteis para sua viagem (sua bicicleta é dada de bom grado por, simplesmente, chegar a Castelia City).
Você também não precisa mais se preocupar com a localização dos Pokémon lendários, pois eles vêm até você (isto se eles já não tiverem sido dados via Mistery Gift). Capturei Cobalion e Virizion enquanto passeava pelas rotas obrigatórias do game, e nem suei para fazer-lo.
Algumas facilidades de Pokémon Black 2 / White 2 tornaram o jogo muito mais simples do que deveria.
Até mesmo o personagem principal da Nintendo já sofreu com este tipo de "facilitação" rente a seus recentes títulos. Tente jogar Super Mario Bros. sem morrer - pode ser que você leve muito tempo para conseguir, mas sem dúvida, você não conseguirá faer isto de primeira. Levará algum tempo até que você se acostume com os mundos e as fases, além de todas as armadilhas e obstáculos impostos ao decorrer do game.
Compare agora a New Super Mario Bros. 2, o novo título da série New Super Mario Bros. O game pode ser vencido, sem qualquer dificuldade, com no máximo 10 horas de jogo. Não existem dificuldades no jogo - ele é sequencial, e muitas vezes, repetitivo.
Se comparados, Super Mario Bros. é muito mais difícil do que New Super Mario Bros. 2
O que se criou foi um nincho de títulos voltados a casualidade, e a transformação de jogadores que desistem quando encontram um desafio maior. A grande maioria dos jogos estão se fechando para este público, que acabam servindo apenas como números rente a venda dos jogos nas prateleiras. Mas e o desapontamento com os jogadores que ficam com um gostinho de "quero mais" ?
Enquanto a maioria dos títulos first-parties se fecham para a casualidade, existem muitos indie-games complexos ganhando fama entre os jogadores hardcores. Entre eles, Braid, Super Meat Boy e VVVVV ganham destaque, mas apenas o último esta disponível para uma das plataformas da Nintendo. Acredito que, mesmo com o lançamento do Wii U e a proposta do investimento em games hardcores, ainda existe um longo caminho a ser trilhado pela Big N, caso queira se agradar todos os públicos.
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