[Matéria] Tudo sobre o Wii U
Por Caio Gomes
O lançamento do Wii U está chegando, e com a data se aproximando, a ansiedade de nós nintendistas só cresce a cada dia. E para diminuir (ou para aumentar ainda mais) a nossa curiosidade sobre o console que vai inaugurar a próxima geração no mundo dos games, você encontrará aqui todas as informações que foram divulgadas até agora sobre o sucessor do Wii. Confira e tire todas as dúvidas!
As características do console
O processador central do console será de arquitetura Power da IBM com vários núcleos. Já o processador gráfico da AMD possui tecnologia Radeon HD, linha RV770, comum em placas da série HD 4000. O tipo de mídia, em formato exclusivo, que vai ser usado no Wii U, será um disco de 12 cm com capacidade de 25GB por camada (parecido com o Blu-ray). O console virá com duas formas de armazenamento, o primeiro sendo interno com memória flash de 8GB (versão Basic) ou 32GB (versão Deluxe), o segundo é externo com entradas para cartões SD e discos rígidos. O aparelho terá quatro portas USB 2.0, porta para a Sensor Bar, porta HDMI 1.4 e saídas de áudio e vídeo. Sua resolução gráfica será de 480i a 1080p (FULL HD). Pesando 1,5 kg, sua altura será de 46 mm e largura de 172 mm e com espessura de 268,5 mm.
Wii U Gamepad: O Super controle!
Sem dúvida o maior atrativo do console e sua maior novidade! Sua tela servirá de várias maneiras: poderá substituir a sua TV para que você possa jogar no próprio controle (e assim, deixar sua mãe assistir o CSI ou aquela novela sossegada), pode ser uma tela auxilar para mostrar mapas e outros menus. E em jogos com modo multiplayer, a tela pode se tornar particular de um dos jogadores enquanto os outros jogadores enxergam tudo pela TV.
Com tela LCD, sensível ao toque (tipo resistiva, ou seja, sem multitoque), seu tamanho será de 6,2 polegadas com resolução de 854x480 pixels em formato Widescreen (16x9). O controle terá três direcionais: um digital, no formato clássico de cruz, e os outros dois analógicos, que funcionarão como botões também. Falando nos botões, temos os frontais também já clássicos em conoles da Nintendo: A, B, X e Y, nos ombros: L, R, ZL e ZR, assim como o +/Start, -/Select, Sync, Home, Tv Control e Volume. O controle terá também muitos sensores: infravermelho (para a Sensor Bar), microfone, NFC (sistema de comunicação por aproximação), câmera frontal, giroscópio de três eixos e acelerômetro de três eixos. Segundo a Nintendo a duração da bateria do gamepad será de 3 a 5 horas e seu tempo de recarga aproximadamente de 2h30. E tudo isso com o peso de 500g. Sua altura será de 133,4 mm por 255,4 mm de largura por 41 mm de espessura.
E para jogos mais complexos, teremos também um controle tradicional: o Wii U Pro Controller, semelhante Classic Controller Pro do Wii. E, de acordo com a Nintendo na E3, o Wii U usará dois gamepads, além de quatro Wii-remotes ou quatro pro controllers. Até agora o jogo que tem mais utilizado essa possibilidade, divulgado até o momento, é o Nintendo Land, que acompanhará o lançamento do console.
Miiverse, Nintendo Network e NFC
Miiverse será a própria rede social da Nintendo. Com ela, os jogadores poderão dizer quais são seus jogos favoritos, o que estão jogando, publicar textos, fotos e imagens dos jogos e também conversarem por vídeo. A Nintendo afirmou que o conteúdo será moderado, ou seja, nada de xingamentos e até mesmo spoilers, por exemplo. A empresa disse também que o Miiverse pode ser aplicado dentro dos jogos, se a produtoras assim quiserem. Nenhuma interação com o Twitter ou Facebook foram confirmadas até o momento.
Já praticada no 3DS, a Nintendo Network também estará presente no Wii U. Semelhante a Live ou a PSN, além de oferecer uma loja para comprar jogos on-line e as famigeradas DLC's, teremos também a jogatina online e o modo multiplayer. A Nintendo oferecerá também a opção de comprar os jogos físicos digitalmente, como já acontece no 3DS atualmente. E segundo a Nintendo, nenhum valor será cobrado para se jogar online com outras pessoas.
Sem muitas informações divulgadas até o momento, não se sabe como a tecnologia NFC será usada no Wii U. Presente no gamepad, a tecnologia é simples: ela permite a troca de informações entre dois dispositivos. Como não temos muitos dados a respeito de seu uso, podemos imaginar suas funcionalidades em jogos como Pokémon, fazendo a fusão com o Trading Card Game talvez, ou em Smash Bros ou algo semelhante em Kid Icarus com os AR Cards. As possibilidades são infinitas.
Wii U e seu diferencial
A pergunta que não quer calar: será que agora a Nintendo vai superar, em termos gráficos, seus concorrentes, que já possuem um alto grau de qualidade gráfica em seus consoles, e que estamos tão acostumados a ver no Xbox 360 ou no PS3? Nenhuma informação detalhada dos componentes do Wii U foram divulgadas até o momento, porém, se pegarmos os vídeos divulgados dos jogos até agora, não resta nenhuma dúvida sobre o poder gráfico do console. Como exemplo disso, temos o Batman Arkham City: Armored Edition, nota-se uma melhora na texturização, mas em termos de imagem elas se equivalem. É claro que as third-parties ainda estão aprendendo a mexer nos componentes do aparelho, mas é questão de tempo até enxergarmos a verdadeira potência gráfica do novo console da empresa nipônica.
Wii U e seus outros componentes
Assim como o 3DS, o Wii U também terá o idioma português do Brasil como opção de língua. Com certeza mais um motivo de comemoração para os gamers brasileiros. Isso só confirma que a Nintendo está preocupada cada vez mais em investir em terras brasileiras.
Outra novidade bem-vinda é a retrocompatibilidade com os jogos e acessórios do Wii. Poder jogar aquele seu jogo preferido do Wii no novo console sempre facilita e torna a experiência mais prática. Sem contar que aquele dinheiro gasto no console anterior, não será desperdiçado! Infelizmente não podemos dizer o mesmo do saudoso Game Cube. Não será possível rodar os discos do antigo console no Wii U e não há nenhuma entrada para os antigos controles no novo console. Outro ponto negativo que se referem ao jogos do Wii no novo aparelho: eles não rodarão com gráficos de alta resolução, ou seja, não passarão pelo processo de upscaling, rodando apenas na mesma resolução do Wii (480i).
Por adotar um formato de fabricação única para os discos de seus jogos, o Wii U não rodará discos em DVD ou Blu-ray, infelizmente não haverá esses recursos.
Já nos EUA haverá serviços de vídeo via streaming, tais como: Netflix, Huluplus e Amazon Video, que será disponibilizado através do Nintendo Tvii, que permitirá gravar programas e conferir outras informações sobre o conteúdo programático.
Os Jogos
Opções de jogos no lançamento do Wii U é o que não vai faltar. Com aproximadamente 50 títulos, entre jogos físicos e por downloads confirmados para sair no lançamento e também nos primeiros meses de vida do novo console, a Nintendo comprova que aprendeu a lição de que console não se vende sozinho! Rayman, Mario, Batman, Zombie U, Scribblenauts, Ninja Gaiden 3, Mass Effect 3, Assassin's Creed 3, Pikmin 3 e Call of Duty Black Ops 2, são só alguns títulos que servem de exemplo daquilo que está para ser lançado! Diversão garantida para aqueles que comprarem o novo aparelho em seu lançamento é o que terão!
Com tantas informações sobre o novo console da Nintendo, com a data de seu lançamento se aproximando, com tantas possibilidades que pode surgir com o novo gamepad do Wii U, e com o pleno apoio de muitas das third-parties de peso atualmente presentes no mercado dos games, é claro que a expectativa só aumenta! É claro que muitas perguntas ficam no ar: será que a Nintendo vai reconquistar o público mais hardcore? Ou será que o Wii U só vai ser mais uma continuação do Wii, focando no público casual? Será que gamepad vai servir para algum jogo mesmo? E várias outras perguntas estão sendo feitas que só serão respondidas quando o console vier ao mundo. A Nintendo sempre é carregados de negativismo antes do lançamento de um novo console, mas as experiências anteriores sempre se mostraram contrárias e com certeza não será diferente com o Wii U! Teremos mais um revolução no mercado dos games e a Nintendo vai mostrar mais uma vez sua liderança e mostrar aquilo que sabe fazer melhor: inovação. O lançamento do Wii U será nos EUA em 18 de novembro, na Europa chegará em 30 de novembro, no Japão no dia 8 de dezembro e aqui no Brasil, está previsto para chegar no primeiro semestre de 2013. Nós aqui da N-Party, estamos muito empolgados com o lançamento do Wii U. E você, está ansioso como nós? Deixe seu comentário e diga quais são suas expectativas para com o novo aparelho!
Wii U Gamepad: O Super controle!
Sem dúvida o maior atrativo do console e sua maior novidade! Sua tela servirá de várias maneiras: poderá substituir a sua TV para que você possa jogar no próprio controle (e assim, deixar sua mãe assistir o CSI ou aquela novela sossegada), pode ser uma tela auxilar para mostrar mapas e outros menus. E em jogos com modo multiplayer, a tela pode se tornar particular de um dos jogadores enquanto os outros jogadores enxergam tudo pela TV.
Com tela LCD, sensível ao toque (tipo resistiva, ou seja, sem multitoque), seu tamanho será de 6,2 polegadas com resolução de 854x480 pixels em formato Widescreen (16x9). O controle terá três direcionais: um digital, no formato clássico de cruz, e os outros dois analógicos, que funcionarão como botões também. Falando nos botões, temos os frontais também já clássicos em conoles da Nintendo: A, B, X e Y, nos ombros: L, R, ZL e ZR, assim como o +/Start, -/Select, Sync, Home, Tv Control e Volume. O controle terá também muitos sensores: infravermelho (para a Sensor Bar), microfone, NFC (sistema de comunicação por aproximação), câmera frontal, giroscópio de três eixos e acelerômetro de três eixos. Segundo a Nintendo a duração da bateria do gamepad será de 3 a 5 horas e seu tempo de recarga aproximadamente de 2h30. E tudo isso com o peso de 500g. Sua altura será de 133,4 mm por 255,4 mm de largura por 41 mm de espessura.
E para jogos mais complexos, teremos também um controle tradicional: o Wii U Pro Controller, semelhante Classic Controller Pro do Wii. E, de acordo com a Nintendo na E3, o Wii U usará dois gamepads, além de quatro Wii-remotes ou quatro pro controllers. Até agora o jogo que tem mais utilizado essa possibilidade, divulgado até o momento, é o Nintendo Land, que acompanhará o lançamento do console.
Miiverse será a própria rede social da Nintendo. Com ela, os jogadores poderão dizer quais são seus jogos favoritos, o que estão jogando, publicar textos, fotos e imagens dos jogos e também conversarem por vídeo. A Nintendo afirmou que o conteúdo será moderado, ou seja, nada de xingamentos e até mesmo spoilers, por exemplo. A empresa disse também que o Miiverse pode ser aplicado dentro dos jogos, se a produtoras assim quiserem. Nenhuma interação com o Twitter ou Facebook foram confirmadas até o momento.
Já praticada no 3DS, a Nintendo Network também estará presente no Wii U. Semelhante a Live ou a PSN, além de oferecer uma loja para comprar jogos on-line e as famigeradas DLC's, teremos também a jogatina online e o modo multiplayer. A Nintendo oferecerá também a opção de comprar os jogos físicos digitalmente, como já acontece no 3DS atualmente. E segundo a Nintendo, nenhum valor será cobrado para se jogar online com outras pessoas.
Sem muitas informações divulgadas até o momento, não se sabe como a tecnologia NFC será usada no Wii U. Presente no gamepad, a tecnologia é simples: ela permite a troca de informações entre dois dispositivos. Como não temos muitos dados a respeito de seu uso, podemos imaginar suas funcionalidades em jogos como Pokémon, fazendo a fusão com o Trading Card Game talvez, ou em Smash Bros ou algo semelhante em Kid Icarus com os AR Cards. As possibilidades são infinitas.
Wii U e seu diferencial
A pergunta que não quer calar: será que agora a Nintendo vai superar, em termos gráficos, seus concorrentes, que já possuem um alto grau de qualidade gráfica em seus consoles, e que estamos tão acostumados a ver no Xbox 360 ou no PS3? Nenhuma informação detalhada dos componentes do Wii U foram divulgadas até o momento, porém, se pegarmos os vídeos divulgados dos jogos até agora, não resta nenhuma dúvida sobre o poder gráfico do console. Como exemplo disso, temos o Batman Arkham City: Armored Edition, nota-se uma melhora na texturização, mas em termos de imagem elas se equivalem. É claro que as third-parties ainda estão aprendendo a mexer nos componentes do aparelho, mas é questão de tempo até enxergarmos a verdadeira potência gráfica do novo console da empresa nipônica.
Wii U e seus outros componentes
Assim como o 3DS, o Wii U também terá o idioma português do Brasil como opção de língua. Com certeza mais um motivo de comemoração para os gamers brasileiros. Isso só confirma que a Nintendo está preocupada cada vez mais em investir em terras brasileiras.
Outra novidade bem-vinda é a retrocompatibilidade com os jogos e acessórios do Wii. Poder jogar aquele seu jogo preferido do Wii no novo console sempre facilita e torna a experiência mais prática. Sem contar que aquele dinheiro gasto no console anterior, não será desperdiçado! Infelizmente não podemos dizer o mesmo do saudoso Game Cube. Não será possível rodar os discos do antigo console no Wii U e não há nenhuma entrada para os antigos controles no novo console. Outro ponto negativo que se referem ao jogos do Wii no novo aparelho: eles não rodarão com gráficos de alta resolução, ou seja, não passarão pelo processo de upscaling, rodando apenas na mesma resolução do Wii (480i).
Por adotar um formato de fabricação única para os discos de seus jogos, o Wii U não rodará discos em DVD ou Blu-ray, infelizmente não haverá esses recursos.
Já nos EUA haverá serviços de vídeo via streaming, tais como: Netflix, Huluplus e Amazon Video, que será disponibilizado através do Nintendo Tvii, que permitirá gravar programas e conferir outras informações sobre o conteúdo programático.
Os Jogos
Opções de jogos no lançamento do Wii U é o que não vai faltar. Com aproximadamente 50 títulos, entre jogos físicos e por downloads confirmados para sair no lançamento e também nos primeiros meses de vida do novo console, a Nintendo comprova que aprendeu a lição de que console não se vende sozinho! Rayman, Mario, Batman, Zombie U, Scribblenauts, Ninja Gaiden 3, Mass Effect 3, Assassin's Creed 3, Pikmin 3 e Call of Duty Black Ops 2, são só alguns títulos que servem de exemplo daquilo que está para ser lançado! Diversão garantida para aqueles que comprarem o novo aparelho em seu lançamento é o que terão!
E agora?

Confira abaixo, o primeiro comercial lançado que fala sobre o lançamento do Wii U: