[Matéria] Pérolas do Wii - Little King's Story
Por Mario Toledo
Apesar do Wii possuir excelentes títulos first-party, é necessário ressaltar a existência de games third-party que marcaram a presença no console. Little King's Story, por exemplo, trouxe um novo conceito de RPG, misturado ao gênero de estratégia em tempo real (RTS), criando um dos jogos mais criativos e originais do Nintendo Wii.
Em Little King's Story, o jogador controla um pequeno rei chamado Cocoro, o qual possui a nobre tarefa de governar o reino de Alpoko. O pequeno rei possui apenas uma habilidade especial: utilizando seu papo, Cocoro pode aplicar tarefas a cada um de seus moradores.
O jogador tem o objetivo de aumentar o reino de Alpoko, fazendo-o crescer em seu aspecto econômico e social. No início, Alpoko não passa de uma pequena cidade, com poucos moradores, e poucos estabelecimentos, e demanda que o jogador atribua profissões a seus moradores, como carpinteiros, fazendeiros e soldados.
O jogo possui seu próprio sistema de tempo, onde um dia pode passar em alguns minutos. Conforme o tempo passa, os moradores passam a exercer suas tarefas atribuídas, aumentando o capital da cidade. O jogador tem a possibilidade de acompanhar pessoalmente o andamento de cada tarefa, podendo conversar com o trabalhador, e aumentar sua produtividade.
Com uma maior renda, o jogador pode construir novos estabelecimentos. As casas, por exemplo, aumentam a população da cidade, enquanto os estabelecimentos de profissões permitem que o jogador transforme a profissão de um determinado cidadão.
Além de acompanhar o crescimento da cidade, o jogador têm a possibilidade de explorar e se aventurar pelos campos a fora, e é neste momento que seu sistema de RPG fica mais aparente. Enquanto na cidade, o jogador têm a possibilidade de ordenar que um morador o siga, criando uma pequena party. Enquanto explora, os moradores fazem fila indiana atrás do rei, prontos para receberem suas ordens.
O fato é que cada profissão possui um status diferente: existem profissões que são próprias para batalha, como os arqueiros e soldados, os quais possuem um dano alto, e outras que servem para eliminar certos obstáculos, como os fazendeiros e carpinteiros, os quais podem cavar buracos ou construir escadas. Cocoro também pode atacar com seu cetro, porém, seu dano é muito menor se comparado aos aventureiros.
Curiosamente, o modo aventura lembra muito a Pikmin, onde o jogador arremessa seus visitantes na direção desejada, automaticamente atribuindo uma ação ao mesmo. Cada morador possui seu próprio HP, que sempre é menor que o do rei.
Através deste sistema de aventura, o jogador podia enfrentar side quests e coletar diversos tesouros escondidos. O objetivo final do jogo se baseia na conquista de 7 reinos vizinhos, possibilitando a expansão de Alpoko. Porém, cada reino é habitado por seres malignos, governados por um chefe. Estes chefes precisam ser derrotados, a fim do jogador conquistar o novo reino.
O game teve uma recepção tão boa em sua época de lançamento, que recebeu ótimas notas de review (9/10 da Edge, 9/10 da Eurogamer e 92% da revista oficial da Nintendo), e agora esta sob desenvolvimento para o PSVita.
Apesar de possuir um dos finais mais toscos dos jogos para o Wii, Little King's Story é um jogo essencial para quem possui o console, se tornando um verdadeiro clássico desta era que se vai.