[Matéria] Pokémon Direct (08/01/2013)
Por Fernando Ross
Para quem assistiu o Direct, todo o conteúdo do mesmo foi ofuscado pelos recém anunciados Pokémon X e Pokémon Y para o Nintendo 3DS. Mas o que ele realmente mostrou foi uma carta de amor aos fãs da série decorrentes desses longos 17 anos e com um pedido de desculpas de Satoru Iwata pelo "Delay" de lançamento entre as versões Japonesas e as Norte Americanas e Europeias.
Pokémon Ontem e Hoje (1ª Geração)
Iwata iniciou o Direct com uma viagem no tempo passando por todos os títulos da série principal de Pokémon e comentando sobre como a série foi lançada em território nipônico com as versões Red e Green em 1996 para Game Boy e depois nas Américas em anos subsequentes.
Satoru Iwata também explicou que diferentemente dos títulos subsequentes Pokémon Red e Green mostravam evoluções de pokémons aos quais você pegava no início do jogo e não os Lendários que tinham a história do jogo girando ao seu redor.
Outro ponto explicado por Satoru Iwata a cerca de Pokémon Red e Green Version foi um fator determinante para a série ganhar a "cara" que tem hoje, o sistema de troca de Pokémons entre amigos via Link Cable que para uns sempre foi sinônimo de diversão porque obrigava as pessoas a estarem "próximas" para as trocas de monstrinhos.

Passando para as Américas Pokémon Red Version e Pokémon Blue Version foram lançados em território norte-americano em 1998 dois anos após o lançamento japonês, o que ficou bem enfatizado nas palavras do Iwata, porque querendo ou não sempre foi percalço enfrentado pela série ter um Delay entre o lançamento Japonês e o Norte Americano.
2ª Geração
Saindo dos jogos monocromáticos chegamos a Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version lançados para Game Boy Color em 1999 que apresentaram os monstrinhos de bolso a paleta de cores além de adicionar 100 novos pokémons aos 151 já existentes.
Pokémon Gold e Silver ao contrário de ser predecessores colocam Ho-Oh e Lugia como pokémons de capa dos jogos e estabelecendo um padrão até os dias de hoje onde os lendários de cada jogo estão estampados em suas respectivas capas.
Foi comentado também sobre os lendários Raikou, Entei e Suicune que tinham a inédita mecânica de ficar em diferentes pontos do mapa obrigando o treinador a acha-los indo de local em local. O que Iwata até comentou que acha que muita gente se divertiu fazendo isso e realmente a sensação de achar um lendário desses no matinho básico era impagável.
Pokémon Gold e Silver foram lançados na América e Europa respectivamente no ano de 2000 um ano após o lançamento Japonês.
3ª Geração

Pokémon Ruby e Sapphire foram um marco para a série, com o motor gráfico do Game Boy Advance estavam MUITO melhores que seus antecessores. Reflexos em lagos, mares e poças, tempestades ou dias ensolarados em determinadas regiões do mapa e Double Battles foram umas das inovações trazidas por Ruby e Sapphire explica Iwata.
Um dos pontos citados por Iwata é Tag Battle. A capacidade de jogar em até 4 pessoas ao mesmo tempo usando o Game Boy Advance Link Cable onde cada pessoa controla o seu respectivo pokémon em uma batalha em duplas o que segundo Iwata amplicou o ambiente competitivo da série e outro reforço a um dos pilares da franquia que é a interação entre pessoas em um ambiente físico.
Pokémon Ruby e Sapphire foram lançados na América e na Europa em 2003, mas um dos pontos ressaltados por Iwata é que dessa vez o "Delay" entre o lançamento Japonês e o Norte Americano não foi de um ano mas sim de 6 meses.
No começo de 2004 a Nintendo anunciava ao mundo Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen Version que seriam uma surpresa por várias coisas. A principal delas é por serem releituras dos primeiros jogos da série lançados para Game Boy em 1996.
Outra novidade para FireRed e LeafGreen foi o uso do Wireless Adaptor que vinha em cada cópia do jogo. Com ele era possível conectar os jogos para trocas e batalhas sem o uso do Game Boy Advance Link Cable. O desenvolvimento do Wireless Adaptor foi feito pelo time de Hardware da Nintendo mas por interferência do Iwata ele foi lançado primeiro para a série Pokémon.
Iwata comenta que hoje em dia é comum as pessoas efetuarem trocas sem o uso de cabos, mas o próximo passo dado pela série seria "revolucionário".
4ª e 5ª Gerações
Em 2006 foram relevados ao mundo a 4ª Geração de Pokémon, os fãs recebiam Pokémon Diamond e Pokémon Pearl. Totalmente reformulada e com os melhores gráficos até então apresentados pela série o jogo foi lançado para Nintendo DS em 2006.
De cara Iwata já fala que uma das maiores inovações de Diamond e Pearl é a interação entre jogadores de qualquer lugar do globo terrestre pela Wi-Fi Connection.
Cada versão subsequente seguiu a mesma ideia de conectividade da Pokémon Diamond e Pearl e seguindo claro a evolução gráfica da época. Pokémon HeartGold e SoulSilver assim como FireRed e LeafGreen marcam a segunda geração de releituras das gerações antigas (Gold e Silver) para os dias de hoje.
Pokémon Black e White foi o início da 5ª Geração dos monstrinhos de bolso e pela primeira vez para um mesmo console da geração anterior o Nintendo DS. Uma nova perspectiva foi adotada para se parecer mais a um jogo 2,5D do que um 2D como tinham sido as antigas versões para o DS. Mas com as limitações do Nintendo DS certas idéias que em teoria foram excelentes na prática como o dinamismo das batalhas expunham os Sprites dos Pokémons a um zoom tão grande que os pixels "estouravam".
Pokémon Black 2 e White 2 foram uma surpresa, lançados em 2012 para o Nintendo DS esses são então os títulos mais polêmicos da série. Primeiro pelo fato de serem lançados para Nintendo DS quando o Nintendo 3DS já estava com um espaço bem grande de mercado. Fato negado pela Gamefreak que preferiu usar a base instalda do DS ao invés da do 3DS. Os jogos se passam 2 anos após os eventos do primeiro Black e White e foram os primeiros jogos que são sequencias imediatas dos anteriores.
Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance e Nintendo DS, ao longo desses 17 anos a série Pokémon foi evoluindo e mudando sua estrutura sem perder a essência "Pokémon". Aquele jogo que reúne os amigos para trocas que desde a época do Game Boy foi sua "alma", e apesar dos percalços do caminho como o delay de lançamento da versão Japonesa e da Norte Americana o jogo foi e continua sendo um sucesso. Mas ainda faltava aquela evolução.
A "Evolução"
A cerca dos últimos dias a Nintendo junto com a Gamefreak e um de seus CEO Junichi Masda instigaram os fãs a repeito da "Evolução da Série" e nos dias antecedentes a hoje a especulação foi inevitável e incontrolável, porque se tratando de Pokémon tudo é imprevisível. Eram eliminadas as possibilidades óbvias como por exemplo ser um novo Mystery Dungeon pois já havia sido anunciado um para Nintendo 3DS. As possibilidades então giravam em 3 possibilidades: Uma nova Geração (então a 6ª), as releituras de Pokémon Ruby e Sapphire ou um novo Spin-Off da série para o 3DS ou o Wii U.
A aclamação, seja bem vinda a 6ª Geração
De acordo com que Iwata falava a certeza de uma nova geração se confirmava pouco a pouco e aos exatos 07:16 minutos do vídeo era mostrado ao mundo aquilo que seria o próximo passo da evolução da série. Sejam bem vindos Pokémon X e Pokémon Y.
Pela primeira vez na história a série era apresentada a 3ª Dimensão, até então um marco na série que é acostumada a sua velha câmera "presa" atrás do personagem principal a uma certa distância será maravilhado com trocas de perspectiva a cada momento. Os fãs mais antigos da série ficam maravilhados com a qualidade gráfica dos atuais cenários.
Junto com cada geração são introduzidos novos Pokémons a já grande Pokédex, no trailer em que foi revelados os jogos 3 novos Pokémons apareceram, são eles os iniciais desses jogos novos. Com vocês: Chespin, Fennekin e Froakie.
Junto com eles foram revelados os lendários de Pokémon X e Pokémon Y, ainda sem nomes eles irão estampar as capas dos jogos.
Assim como em Pokémon Black, White, Black 2 e White 2 que tiveram algumas das suas cidades ambientadas na ilha de Manhattan ao que aparenta esses jogos se passarão em cidades da França ou da Europa.
Ao contrário de seus 12 jogos anteriores Pokémon X e Pokémon Y tem lançamento SIMULTÂNEO para Japão, America do Norte, Europa e Austrália em Outubro de 2013 para o Nintendo 3DS.
E então treinadores, todos prontos para uma rodada de aventuras agora em 3D?