[Matéria] Os persistentes problemas com os conteúdos digitais da Nintendo
Por Mario Toledo
Não é segredo para ninguém que a Nintendo possui grandes problemas quando se trata de administrar conteúdos digitais em seus consoles. O Nintendo Wii deu entrada a possibilidade dos fãs da Niintendo poderem adquirir aplicativos e jogos digitais, mas sua robusta forma de controle do conteúdo adquirido não conseguiu promover grandes feitos neste mercado. E depois de tantos anos neste impasse, será que a Nintendo enfim aprendeu a tratar melhor seu conteúdo digital?
A resposta é não. Infelizmente, a Big-N ainda possui grandes problemas quando o assunto é referente a administrar conteúdos digitais em seus consoles atuais. Todos esperavam que o Wii U traria grandes melhorias neste aspecto, mas infelizmente o novo console ainda peca em vários pontos.
Uma grande crítica que o console ainda leva é referente a suas compras estarem associadas ao hardware, e não a um perfil digital, assim como acontece na PSN, Live ou Steam. De acordo com o site engadget.com, isto é quase como aprisionar o jogador dentro de uma cela, o impedindo de trocar de console. O que acontecerá caso o Wii U tenha um problema, e seja impossível repara-lo?
Outro problema baseado neste fato é que o Wii U, apesar de ser retro-compatível com o Wii, apenas emula seu antecessor, caindo no mesmo erro de aprisionar o conteúdo baixado dentro de seu console. Segundo a Nintendo, isto não é um problema, uma vez que o preço do reparo é baixo, e em muitas vezes, eles efetuam a troca do console. Porém, tente fazer isto no Brasil - você alguma vez encontrou um suporte autorizado que faça o reparo a preço baixo?
Apesar da existência da Nintendo Network ID, a Nintendo não consegue amarrar a criação do perfil do consumidor a seus serviços online. Seria muito prático se o jogador conseguisse cadastrar seus jogos comprados a sua conta, além de poder utiliza-la nos demais serviços da Nintendo (incluindo o próprio eShop). Ao invés disto, a conta é utilizada apenas para registro de amigos e atividades. Não que isto não seja uma grande evolução se comparado ao Friend Code do Wii, mas não chega nem perto se comparado com os serviços dos concorrentes.
Por fim, a Nintendo esta perdendo uma grande oportunidade de ganhar o mercado com seus aplicativos e jogos digitais. Todos os aplicativos que rodam no Wii U são desenvolvidos nativamente em HTML5. Isto foi feito para que nenhuma empresa precisa-se se adaptar a uma nova linguagem para desenvolver para o console, e para que a Nintendo não precisa-se desenvolver qualquer tipo de ambiente para desenvolvimento. Porém, isto abre as portas para desenvolvedores indies pudessem subir suas aplicações livremente, e tornar o Wii U um grande dispositivo pessoal, assim como as tablets do mercado fazem. Mas a Nintendo nunca possuiu tradições de aberturas a pequenos desenvolvedores ou estudantes, então, é quase impossível que isto aconteça.
É necessário falar que, apesar dos pontos citados, o Wii U é um grande console, mas é inevitável comparar algumas falhas, uma vez que o console deveria pelo menos tentar superar os atuais video-games das concorrentes, e ainda falta acertar muitos detalhes para que isto aconteça.