Nintendo - 19/02/2013

[Matéria] Time Attack reinventado: Conheça os speedruns!

Por Unknown


Algo muito comum em jogos mais antigos, principalmente em jogos de corrida, era o modo time attack, onde objetivo era simples: Ser o mais rapido. Isso, por mais simples que possa parecer, trazia uma profundidade maior acabava aumentado o fator replay do jogo, as vezes fazendo com que o player que quisesse aproveitar 100% do jogo tinha de passar por várias fases novamente, mas dessa vez tentando o fazer o mesmo no menor tempo possível.


Acima: Donald Duck Goin' Quackers,
onde só se realmente completava
o jogo quando se terminava o modo
time attack.
Nem todos os jogos possuem esse modo, sendo deixado muitas vezes para jogos curtos, ou mesmo para jogos de puzzle. Mas, de alguns anos para cá, uma modificação do time attack que antes era de nicho, anda se tornando muito popular: Os Speed Runs.

A definição de Speed Run já deixa bem claro seu objetivo: Nos jogos eletrônicos  um "speed run" é quando o jogador se utiliza de atalhos e até mesmo bugs para conseguir terminar o jogo no menor tempo possível. Ou seja, (quase) tudo vale na hora de bater o menor tempo possível!


Há varias maneiras de se fazer um speedrun, a mais clássica  onde não é permitido usar bugs que “quebram” o jogo (permitindo pular partes muito grandes de jogos) e nem a assistência de ferramentas, como emuladores e afins. E não são limitados por console também: Desde o Nintendinho até Nintendo Wii, sempre há pelo menos um jogo que já passou pelas mãos de um speed runner. Também existem várias categorias por jogo, podendo ser feito um speed run com a mínima porcentagem possível, ou com o jogo 100% completo.

Acima: Super Mario 64, um dos jogos mais populares entre speed runners.
Por exemplo, Super Mario 64 tem 4 tipos diferentes de recordes:
  •   0 Estrelas (com uso de bugs) 6 minutos e 41 segundos
  • 16 Estrelas (com uso de bugs) 17 minutos e 31 Segundos
  •  70 Estrelas (sem bugs) 49 minutos e 43 segundos
  •  120 Estrelas (sem bugs) 108 minutos e 5 segundos.

E até hoje jogadores tentam bater esses recordes! Impressionante, não é mesmo? Me lembro que com muito esforço consegui terminar o jogo, sem nem pegar as 120 estrelas, e aposto que o tempo seria no mínimo 4 vezes maior!

A série The Legend Of Zelda também é muito popular, com praticamente todos os jogos da franquia, destaque aos do Nintendo 64 : Ocarina of Time e Majoras Mask, ambos com forte competição na modalidade 100%.

Nem Link escapou!
Um dos maiores sites dedicados a catalogar recordes é o Speed Demos Archive, com um total de 799 jogos, todos com videos de seus recordes!

Se tem curiosidade sobre como é possível um jogo grande como Ocarina of Time ser terminado em 6 horas e 35 minutos com 100% de items pegos, segue o link do video. Impressionante! Nesse vídeo  foi permitido o uso de bugs para pular algumas partes do jogo.

Eu expliquei bem por cima o que realmente são speed runs, mas espero que tenham gostado, pois é algo que conheci a pouco tempo, mas me interessei muito! Não pretendo fazer nenhum, mas devo admitir que fico impressionado com a habilidade desses jogadores! Até a próxima!

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...