[Retrô] [GB] Super Mario Land
Por Unknown

Super Mario Land está, com certeza, entre os melhores titulos do Game Boy original. Sendo um dos titulos de lançamento do console, foi produzido por ninguém mais nem menos que Gumpey Yokoi, pai do Game & Watch, Metroid e Kid Icarus, e incrivelmente, sem a mão de Shigeru Miyamoto, pai do Mario!
História
História
![]() |
O boss do primeiro mundo: Cadê o bowser? |
Como é de se esperar de um jogo do Mario, um vilão sequestra a princesa e Mario se aventura por vários cenários para resgatar a pobre donzela. Só que, diferente dos outros jogos, não tem Bowser, nem Peach e nem se passa no Reino dos Cogumelos!
O jogo se passa em Sarasaland, um reino pacífico, dividido entre 4 capitais diferentes: Birabuto, Muda, Easton e Chai. Um dia qualquer, um alien (sim, alien!) chamado Tatanga, hipnotiza os habitantes de Sarasaland, incluindo Daisy, para se casar com ela. Mario então parte novamente para o resgate da donzela!
Algo interessante é que Daisy teve sua primeira aparição neste jogo! No lugar de Bowser temos Tatanga, que, ao contrário da princesa, não obteve tanto sucesso.
![]() |
Acima, temos Daisy e Tatanga: É Daisy, quem te viu e quem te vê hein! |
![]() |
Mario em seu novo submarino! |
A jogabilidade do jogo não foge muito da clássica, mesmo que um pouco adaptada para a tela menor do Game Boy, mas contém algumas mudanças, algumas menores e outras importantes, para que o jogo se tornasse não apenas uma versão de Super Mario Bros para o portátil, mas sim uma franquia nova.
O que mais separava Super Mario Land dos outros jogos é, possivel-mente, o fato de que Mario pilotava um avião ou um submarino! Algo completamente inédito!
As fases em que se pilotava esses veículos eram simples, mas divertidas. O movimento era livre, e o mapa se movimentava automaticamente para direita, enquanto se podia atirar torpedos em inimigos para liberar o caminho a frente. Essas fases davam uma variada na jogabilidade, sempre havendo uma fase com veículo por mundo.
![]() |
Os veículos do jogo: Marine Pop, aquático, e Sky Pop, aéreo. |
Música
Como é de se esperar de um jogo do bigodudo, as músicas do jogo são simples, mas simpáticas e se encaixam perfeitamente no clima do jogo: Uma aventura do Mario pelo reino de Sarasaland. Logo na primeira fase, já toca a música que, para mim, mais descreve isso:
E claro, não podia faltar a música das fases do subsolo, e como nesse jogo se passam dentro de pirâmides, a faixa reflete isso perfeitamente:
Conclusão
Super Mario Land, sendo o primeiro jogo do bigodudo para o Game Boy, faz justiça e traz uma experiência digna de carregar o nome Super Mario. Mesmo sendo curto, é um jogo gostoso de se jogar em qualquer momento.
A franquia teve uma continuação no mesmo sistema chamada Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, que introduziu outro personagem marcante, Wario, que dispensa apresentações. Um terceiro jogo da franquia veio a ser lançado 17 anos após o lançamento de Super Mario Land 2, sendo ele Super Mario 3D Land, mas, diferente de seus antecessores, sua jogabilidade é em 3D, remanescente de Super Mario Galaxy.
![]() |
Acima: Super Mario Land 2 e Super Mario 3D Land, as 2 continuações da franquia. |