Nintendo - 27/03/2013

[Especial] 2 anos de Nintendo 3DS


O sucesso que o Nintendo DS trouxe para o mercado de portáteis da Nintendo tornou iminente o fato de que a empresa deveria continuar o investimento na área através de um novo portátil. Porém, um grande impasse surgiu no processo: como criar algo melhor e mais inovador que o Nintendo DS?
Obviamente, o resultado foi uma mistura das coisas que fizeram sucesso com os consoles até então atuais da empresa além de uma pitada de inovação, trazendo um recurso ainda não explorado da devida forma.
E foi assim que, a exatos 2 anos, o Nintendo 3DS foi lançado, com a proposta de uma jogatina em 3D sem o uso de qualquer periférico especial. Mas o que será que o console mudou dentro destes 2 anos?

Assim como todo console antes de ser lançado, o Nintendo 3DS foi desacreditado pelos chamados "especialistas" da área. Isto durou até o console ser demostrado na E3 de 2010, recebendo diversos elogios sobre seus recursos e funcionalidades implementadas.
O feedback do público veio logo em seguinda, onde aproximadamente 350 mil unidades do portátil foram vendidas durante o final de semana de lançamento - e os números só aumentaram conforme o tempo passou, chegando a ter uma venda mensal de 750 mil unidades (ficando disparado a frente da concorrência)

Apesar do bom resultado de vendas do aparelho, o Nintendo 3DS demorou a receber títulos fortes o suficiente para garantir a compra do console. O lançamento do remake 3D de The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi um dos gatilhos para o sucesso do portátil, que até então, só possuía títulos portados ou simplórios, que não se aproveitavam dos recursos do aparelho.
Hoje, o console já possui diversos títulos que promovem diversas interações entre os jogadores, com diversas funcionalidades em multiplayer.

O lançamento de jogos em versão virtual mudaram diversos conceitos para a Big-N, que até então, focava na venda de jogos em versão física. O eShop se revelou como um grande canal de fornecimento de produtos e conteúdos, oferecendo novas possibilidades para os consumidores da Nintendo. Não só desta forma, mas também os constantes Nintendo Direct's que ocorreram ao longo destes 2 anos fortaleceram os laços dos donos do 3DS com a empresa, além de promover o interesse em possíveis compradores.

A comunidade de portadores do console cresceu muito ao longo do tempo, e a possibilidade de encontros via StreetPass acabou se tornando um dos principais atrativos do aparelho, até mesmo para os jogadores mais hardcores. Em muitos dos encontros ao qual participamos, existiram diversos jogadores que preferiram terminar de realizar seus encontros à participar de jogatinas em multiplayer local.

O Street Pass foi um recurso que chamou muita atenção dos demais perfis de jogadores do 3DS.

Infelizmente, o Nintendo 3DS ainda possui sérios problemas que precisam ser resolvido, como a jogabilidade via multiplayer online,onde mesmo após o Wii U já possuir o sistema de Miiverse funcionando corretamente em conjunto com a Nintendo Network, o portátil nem sequer possui um sistema que gerencie as conexões do jogador corretamente.

Não só isto, como existe a falta da localização de diversos títulos para o ocidente. Pense em jogos como Hatsune Miku and Project Stars, e muitos outros dos quais não chegaram a ser cotados para lançamento fora do Japão.
O alto preço dos jogos versão digital também é um incômodo para os ocidentais, que acabam pagando a mesma coisa que pagariam por versões físicas do jogo.

Além disto, muitos dos desejos dos jogadores não foram atendidos. Pense na quantidade de jogos clássicos que poderiam ser lançados para o Virtual Console do portátil, satisfazendo não só os consumidores, como também os bolsos da empresa, variando de títulos como Pokémon e Super Mario.

Imagine-se jogando games clássicos de Pokémon no Virtual Console do Nintendo 3DS.

Apesar do longo caminho que o 3DS passou nestes 2 anos, ainda falta um trabalhoso caminho pela frente para que ele se torne o melhor portátil já feito. Mas nem por isto não podemos dar os parabéns ao Nintendo 3DS por seus 2 anos de vida!
E você? O que você acha da tragetória do Nintendo 3DS até agora? O que sente falta no portátil? Não deixe de comentar!

Leia Também

Nintendo - 09/08/2016

20 anos de Harvest Moon: A história da franquia

Em 1994, Yasuhiro Wada se mudou para Tóquio para começar sua faculdade, e começou a sentir falta das coisas boas da vida no interior e o que a tornava tão especial. Foi com este conceito que, dois anos depois, surgia ...

Leia Mais...

Nintendo - 24/12/2015

Crônicas de Natal: Super Mario RPG

Olá, caro leitor. O Natal está chegando, e junto com ele, o início de mais um ano cheio de novidades. Mario se tornou mascote da Nintendo desde a época em que ele ainda se chamava Jumpman. A saga Paper Mario começou...

Leia Mais...