[Matéria] A insatisfação das desenvolvedoras com o Wii U
Por Mario Toledo
Seria hipocrisia se falassemos que o Wii U é um console sem defeitos. É claro que o fato de ser um produto da Nintendo nos impossibilita de compara-lo com consoles de outras fabricantes, mas existem certas coisas visivelmente impráticas não só para os consumidores finais, mas principalmente, para desenvolvedoras e publicadoras de jogos, que andam descontentes com alguns recursos do aparelho.
Muitos devem se lembrar de Rayman Legends ter sido anunciado como um título exclusivo do Wii U. Depois de tanta demora com o desenvolvimento do jogo, a Ubisoft soltou um anuncio oficial avisando que o game seria lançado juntamente com outros consoles concorrentes, perdendo a total exclusividade da Nintendo. Segundo a própria empresa, o motivo foi devido aos recorrentes pedidos de fãs para que o jogo fosse multiplataforma. Porém, não deixamos de nos questionar se o motivo real é devido as demais falhas de ZombiU (seguido de seus reviews apontando defeitos), além do baixo preço do console.
A rica Activision, nadando em rios de dinheiro devido ao sucesso da franquia Skylanders, também acabou liberando um comentário informando sobre a preocupação nas vendas do Wii U, que até a nota oficial da empresa, havia vendido 3 milhões de unidades na época. Segundo o CEO da empresa, Robert Kotick, isto é algo "desapontante", visto que a franquia Skylanders vendeu 100 milhões de bonecos no mundo todo - e talvez não tivesse uma chance de lançamento tão boa para o Wii U.
Até mesmo algumas desenvolvedoras indies andam reclamando das possibilidades de lançamento de games através das demais plataformas da Nintendo. Enquanto o 3DS recebe jogos franquiados da Nikoli, com as mais diversas variações de Sudokus já inventadas, outras desenvolvedoras tentam publicar seus projetos, mas sem sucesso. Tudo isto se deve a um sistema de parcerias antiquado da própria Nintendo.
![]() |
O número de jogos desnecessários que a Nikoli lança privam algumas desenvolvedoras de lançarem seus jogos independentes. |
As demais publishers também se mostram preocupadas com o número de vendas do atual console da Nintendo. O Wii U foi estocado em larga escala para o Natal passado, e não chegou a um número esperado de vendas. E apesar de estarmos em março, o console ainda não recebeu títulos que compensem a compra do mesmo. Se falarmos em como isto anda no Brasil, ainda nem tivemos o lançamento oficial do console por nossas terras.
Por mais que sejamos fãs da Nintendo, é necessário considerar que existem muitos fatores que requerem atenção da empresa, ainda mais com a E3 2013 chegando, trazendo uma possível nova geração de consoles. Por mais que o console se garanta com seus incríveis first-parties, ainda falta a participação de desenvolvedoras third-parties em larga escala, para conseguir atingir todos os públicos.