[Review] Hyrule Historia
Por Angelo Mota
E então as três deusas, Din, Farore e Nayru desceram dos céus e, juntando seus poderes, criaram o artefato mais valioso de toda a Hyrule, capaz de trazer sabedoria, coragem e poder a quem o possuísse, um artefato tão belo e poderoso que seria capaz de trazer ordem ao caos que se instaurava no universo, a relíquia sagrada das deusas: Hyrule Historia.
Tá, se você não é fã de Zelda, deve achar que eu estou exagerando, mas se você é um fã, sabe muito bem do que eu estou falando.
It’s Dangerous to go Alone...
Hyrule Historia foi lançado no final de 2011 no Japão, logo após Skyward Sword, em comemoração aos 25 anos da série The Legend of Zelda. O anúncio do livro deixou os fãs enlouquecidos (por 2 motivos). Primeiro porque era uma enciclopédia completa da série, escrita pelos próprios Shigeru Miyamoto e Eiji Aonuma, criadores de todos os jogos da série. Segundo porque havia sido anunciado apenas para o Japão. Isso era muito injusto porque o mundo todo precisava conhecer esse livro. Mais de um ano depois, em janeiro de 2013, o livro chegou ao ocidente, e durante meses figurou em primeiro lugar na pré-venda da Amazon. Não era por menos...
![]() |
Capa japonesa (esquerda) e americana (direita). |
Hyrule Historia é a enciclopedia definitiva para os fãs, isso é um fato. E é um elemento essencial para qualquer jogador de Zelda. O livro é imponente já no aspecto visual, e seu tamanho enciclopédico e a capa dura mostram um trabalho cuidadoso, bem feito, digno de ser colecionável.
Ele é dividido em 3 seções principais.
The Legend Begins
The World of Skyward Sword
Na primeira seção, um especial sobre Skyward Sword com 60 páginas traz todo o processo criativo do último jogo lançado para a série, que remete sua história à origem de toda a mitologia de Zelda.
O cuidado e atenção na concepção do livro mostra ao leitor o mesmo cuidado que existe na concepção do jogo. Cada detalhe sendo criado, desde o tamanho e cor dos cabelos dos personagens até variação de cores e desenhos da fivela que fica escondida atrás do escudo e 90% das pessoas provavelmente não irão ver, mas está lá e foi pensada com toda a atenção do mundo.
Todas as características que fazem Skyward Sword ser único são explicadas em detalhes, uma a uma (personagens, sages, lugares, medalhões, heróis, vilões), e no final são comparados com versões anteriores dos jogos mostrando as ligações que os episódios das séries têm entre si.
Skyward Sword é um jogo incrível e rico em detalhes, e poder ver esses detalhes maximizados pelas artes e personagens descartados, lugares que não foram utilizados, texturas e cores de texte é simplesmente maravilhoso.
E ver todo esse cuidado e trabalho na criação de um jogo, em um universo tão rico, nos faz pensar que Hyrule Historia poderia ser uma série de enciclopédias, com cada jogo merecendo um exemplar exclusivo. Mas Skyward Sword merece esse mérito, não por ser melhor ou pior do que qualquer outro jogo da série, mas por apresentar o começo de uma história que conquista o coração dos fãs há 27 anos.
The Hystory of Hyrule
A Chronology
A segunda seção do livro traz, logo em sua segunda página, um dos principais motivos que transformou Hyrule Historia no item mais cobiçado pelos fãs da série: A Timeline Oficial. A Timeline dos jogos Zelda é assunto de 10 entre 10 teorias conspiratórias sobre os jogos. Muitas linhas do tempo foram traçadas pelos fãs no decorrer dos anos, porque havia um anseio de ligar um jogo ao outro, criando uma continuidade de tempo que parecia não existir nas histórias. Cada jogo novo apresentava uma teoria nova.
Agora as teorias acabaram, e uma Timeline foi revelada, mostrando a posição de cada jogo na cronologia de Hyrule.
Muitos fãs foram surpreendidos com a revelação, porque para fazer sentido, a Timeline teve que se dividir em 3 a partir de Ocarina of Time, criando realidades distintas do Link criança, do Link adulto e do Herói derrotado, caso Link perdesse a luta dom Ganon no final do jogo.
![]() |
A Timeline Oficial |
Não existe um exemplar de Hyrule Historia para cada jogo da série, mas nessa seção os jogos são apresentados um a um, e suas histórias são contadas, salientando a importância que eles apresentam na cronologia da história e como eles estão interligados com os outros. A linha temporal vai além de uma timeline gráfica. Aqui tudo faz sentido e é explicado de forma que os leitores possam criar uma história orgânica desde a origem do herói em Skyward Sword até sua últimas aventuras em Spirit Tracks, que é o jogo onde a “Nova Hyrule” torna-se realidade depois que o Rei resolveu inundar seu reino de vez nas profundezas do oceano em The Wind Waker.
Mais uma vez, essa parte do livro é repleta de ilustrações, screens dos jogos, tudo muito vivo e colorido, assim como são todos os jogos.
Creative Footprints
Documenting 25 Years of Artwork
Ou: como a magia acontece.
Aqui é o que o próprio nome diz, são 25 anos de Artworks. Dezenas e mais dezenas de páginas com desenhos das fases de pré-criação de cada jogo. Ilustrações do herói, da princesa, do vilão, dos personagens importantes, dos personagens secundários, dos companheiros de Link nas aventuras, das casas, ilhas, cidades, reinos, florestas, montanhas, desertos, tudo que contribui pra criar esse universo rico de Zelda.
Muito material descartado traz histórias totalmente diferentes que os fãs sequer sabiam que existiam. Modelos futuristas de Zelda em A Link to The Past que nunca foram utilizados, ilhas de The Wind Waker que nunca saíram do papel. Entre essas ilhas, uma especial chamou a atenção dos fãs, a GC (GameCube) Island, que tem realmente o formato de um GameCube submerso no mar. É uma idéia interessante que os fãs iriam adorar ver colocada em prática como um Esater Egg, uma pena que foi cortada da versão final.
![]() |
GameCube Island. Quão legal seria isso?¿ |
Ver os projetos descartados dos personagens (centenas de personagens) muitas vezes nos faz pensar “que bom que mudou bastante, a versão final ficou bem melhor”, mas outros nos fazem querer que não tivessem mudado pois os protótipos iniciais parecem muito mais interessantes que a versão final. Muitas vezes os designs descartados geram personagens para outros jogos. O livro dá a entender que o Tingle nasceu do esboço de um personagem que não foi utilizado (provavelmente em Ocarina of Time), mas não mostra isso realmente como um fato, apenas deixa uma pulguinha atrás da orelha, coisas que Miyamoto e Eiji já são especialistas em fazer com os jogos.
...Take This
No final somos presenteados com uma ficha completa de todos os jogos da série com data de lançamento, todos os ports para outras plataformas e uma pequena descrição da história. Além de um especial de 32 páginas do Manga de Skyward Sword.
Hyrule Historia é uma leitura obrigatória para os fãs, e altamente indicada para entusiastas. Ele é completo, divertido e sabe representar o universo mágico da série de forma sublime, afinal foi criado pelas duas mentes que desenvolveram todo esse mistério, e aqui eles resolvem trazer à tona alguns dos principais questionamento dos jogadores de Zelda, produzindo um material que vai além de satisfatório, mas que funciona como um Link (sim, o trocadilho é válido) entre os fãs, os jogos, e os criadores desse mundo fantástico e maravilhoso.
![]() |
Arte oficial dos 25 anos da série, com todas as versões do herói. |