[Dicas] Escola Pokémon - Família Eevee (parte 2)
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Seu amigão Osmariobro está de volta hoje para concluir as dicas sobre como utilizar a família do Eevee em suas batalhas de Pokémon Black and White/ 2! Na postagem anterior (confira aqui) falamos sobre o Eevee e suas três evoluções clássicas, Vaporeon, Jolteon e Flareon. Hoje iremos abordar as quatro restantes: Espeon, Umbreon, Leafeon e Glaceon! Então, vamos às dicas:
Espeon e Umbreon são adquiridos através do nível de felicidade do Eevee. Um jeito fácil de evoluir seu Eevee para um deles, é dando o item Soothe Bell para ele segurar, colocá-lo para lutar e lhe dar muitas Lemonades. Em Castelia City (tanto em B&W quanto em B2&W2), há uma garota que faz massagens em seus pokémon uma vez por dia, e isso aumenta a felicidade deles. Em B2&W2 você também pode ligar para a Bianca com seu X Tranceiver para ver como anda a felicidade (Look at Friendship). Se ela disser " You two sure get along great", ou " What great friends you are!" Você está com a quantidade certa!
Espeon: O Pokémon do Sol é adquirido quando seu Eevee está bem feliz, e sobe de nível a qualquer hora em que o céu esteja claro (manhã ou tarde). Do tipo Psíquico, leva vantagem contra Lutadores e Venenosos, e sofre nas mãos de Fantasmas, Insetos e Noturnos. Possui as habilidades Synchronize (se um oponente envenena, paralisa ou queima Espeon, quem fez isso sente a mesma coisa) ou Magic Bounce (faz qualquer ataque que provoque um efeito negativo ou mudança de estado atingir apenas quem o lançou). Graças a elas, qualquer oponente tem que pensar 200 vezes antes de lançar um ataque de efeito contra Espeon. Como todo bom Psíquico, ele tem o maior SPECIAL ATTACK da família Eevee (entre 359 e 394), e é o segundo mais veloz, com 319 na SPEED. Assim como Jolteon, possui defesas medianas, e é melhor utilizado como vingador, quebrador de estratégias e preparador. Espeon aprende uma diversidade de golpes de suporte: pode ser um escudeiro (com Reflect e Light Screen para aumentar as defesas dele e do time), enganador (com Skill Swap para trocar Abilities - de preferência em batalhas de Double e Triple - e Trick para passar itens indesejáveis para oponentes), preparador (pode usar Calm Mind, Work Up, Baton Pass, etc.) e atacante, com seus melhores ataques Psíquicos: Psychic, Psyshock ou Stored Power (este apenas após ter usado vários Calm Mind/ Work Up/ Double Team, ou copiado alterações de alguém com Psych Up. Psyshock ganha uma menção especial por ser um ataque especial que causa dano físico (dando trabalho para Chanseys/Blisseys e Lutadores com SDEF alta), e Stored Power por ser capaz de alcançar 860 de base. Se fizer uma Baton Pass Chain (usar golpes ou Abilities que melhoram os atributos, como Moody, Shell Smash, Dragon Dance, Double Team, etc. e em seguida usar Baton Pass) e quiser alguém para derrubar um time inteiro sozinho, Espeon pode fazê-lo! Contra seus inimigos naturais, os Fantasmas, ele pode se defender usando Shadow Ball, e contra os Noturnos, Signal Beam ou Hidden Power Lutador, que também atinge os Metálicos, que resistem aos seus outros ataques. Nesse caso, porém, o mais viável seria Hidden Power Fogo, porque também cuida dos Insetos (e Espeon não aprende outro golpe para se defender deles). Com a limitação de 4 ataques num pokémon, Espeon precisaria usar todo o espaço para ter golpes que cubram todas as suas fraquezas, então escolha bem qual vai usar! Espeon também pode recuperar seu HP com Wish e Morning Sun (este, durante o Sunny Day, restaura toda sua energia de uma vez só!). Mesmo com a aparente fragilidade no campo defensivo, não se engane: Espeon pode aniquilar seus planos de vitória se não tomar cuidado com ele. Natures recomendáveis: Modest, Timid, Bold.
Umbreon: O Pokémon Luz do Luar, é adquirido quando seu Eevee está bastante feliz e ganha um nível a qualquer momento em que o céu esteja escuro (noite ou madrugada). Do tipo Noturno, leva vantagem contra Fantasmas e Psíquicos (também é imune aos ataques destes), e tem problemas contra Insetos e Lutadores (porque me veio o Heracross em mente, hm?). É considerado o Tanque da família (repare em sua robustez!), com o segundo maior HP (394 - número da sorte deles, parece), com potenciais 319-350 DEF e 359-394 SDEF (não falei?). Devido a isso, Umbreon não tem uma capacidade ofensiva muito elevada, muitas vezes ficando atrás até mesmo de sua pré-evolução neste quesito. Umbreon é um pokémon de estratégia, especialista em deixar os treinadores adversários impacientes. Ele possui as habilidades Synchronize (assim como Espeon) e Inner Focus (impede que ele fique "Flinched" mesmo que um golpe seja próprio para isso, como Fake Out). Umbreon não é muito veloz, então ambas as habilidades lhe servem muito. Como disse há pouco, Umbreon é ótimo para frustrar os rivais. Com Mean Look, ele impede que o oponente fuja. A partir daí, pode usar Toxic para minar seu HP com danos dobrados a cada turno. Pode usar Taunt e impedir que o oponente faça outra coisa senão atacar (e convenhamos, não é qualquer um que consegue nocautear um Umbreon em no mínimo uns 4 turnos). Torment fará o oponente ser obrigado a sempre mudar de ataque. Você também pode ser bem malvado e fazer seu oponente se destruir sozinho, com Confuse Ray e Screech (um "It hurt itself" fazer seu próprio pokémon desmaiar é bastante humilhante), usar Spite para drenar seu PP até que se obrigue a usar Struggle, cegá-los com Flash... as possibilidades são enormes. Se você prefere partir para a briga, Umbreon se dará muito bem com Curse (especialmente pareado com Trick Room), Faint Attack (que nunca erra), Assurance, Payback (excelente nele, já que é lento), Foul Play e Sucker Punch (faz você atacar primeiro se o adversário tentar te bater). Como pode ser observado, ele já possui muitas estratégias prontas. E, assim como Espeon, não tem um recurso adequado unicamente para cobrir suas fraquezas. No entanto, ele pode recuperar HP com Wish ou Moonlight, caso as coisas saiam do controle (este também restaura tudo durante Sunny Day, mesmo não fazendo muito sentido!). Outra opção boa é Pursuit, já que normalmente os oponentes fogem quando são afetados pelos truques sujos do Umbreon. Com exceção dos tipos que levam vantagem nele (e os Metálicos, na parte defensiva), nenhum outro está seguro diante dele. Natures recomendáveis: Adamant, Impish, Careful.
Leafeon: O Pokémon Verdejante é obtido quando seu Eevee sobe de nível nos gramados próximos à uma Moss Rock (uma pedra enorme e cheia de limo, encontrada na Pinwheel Forest). É do tipo Grama, portanto se dá bem contra Água, Pedra e Terra, e tem problemas contra Fogo, Insetos, Venenosos, Voadores e Gelo. Leafeon é o segundo batedor físico do grupo (com 319-350 de ATTACK) e o terceiro mais rápido (com 289-317 de SPEED). Seu melhor atributo é a DEF, com os já famigerados valores 359-394. Diferente da maioria dos pokémon Grama, Leafeon é veloz e voltado para combates diretos. Possui as habilidades Leaf Guard (protege o usuário de mudanças de estado durante o Sunny Day) ou Chlorophyl (dobra a velocidade do pokémon durante o Sunny Day). Ou seja, luz solar ativada é essencial para ele. Para atacar, Leafeon conta com poderosos golpes como Leaf Blade, Seed Bomb, Aerial Ace e X-Scissor, além de Swords Dance para dobrar seu já impressionante ATTACK. Infelizmente para Leafeon, ele não aprende nenhum ataque do tipo Pedra, que cobriria quatro de suas cinco fraquezas. O único meio de contornar isso seria usando Natural Gift e lhe dando uma Micle Berry para segurar (assim o golpe seria do tipo Pedra com 80 de base), mas há os problemas de exigir tal item, e só poder ser usado uma vez. Uma alternativa contra Fogo e Venenosos é Dig, mas a previsibilidade do golpe prejudica muito seu uso. Vendo assim, a impressão que se passa é de que Leafeon é um pokémon incompleto, incapaz de se defender sozinho. Felizmente, não é o caso. Embora seja difícil para ele se livrar de seus "predadores", o papel dele é enfrentar adversários em combates neutros, especialmente contra pokémon que possuem ATTACK alto. Golpes do tipo Normal afetam quase todos os pokémon existentes, e Leafeon consegue usá-los bem! Return, Facade (use uma Toxic Orb e a habilidade Chlorophyl), Last Resort e até Giga Impact, para os mais corajosos, são ataques que causarão um dano considerável em qualquer oponente que não seja Fantasma, Pedra ou Metálico. Destes três, podemos descartar um (Pedra) e não se preocupar tanto com outro (Fantasma), o primeiro pela desvantagem de tipo e o segundo por geralmente não ter boas defesas (com exceção da família Duskull, Spiritomb, Cofagrigus, etc. mesmo assim não sendo garantias de contra-ataque). Se algum imprevisto ocorrer, Synthesis pode salvá-lo (especialmente no sol). Além do corpo-a-corpo neutro, Leafeon também pode neutralizar algumas estratégias do oponente: com Knock Off ele consegue remover os itens indesejáveis do caminho, e inutilizar as Abilities de seus rivais com Worry Seed (excelente contra usuários de Rest). Ele também consegue cuidar de alguns tipos que costumam dar trabalho, como Lutadores, Psíquicos, Noturnos e outros Grama, com a ajuda de Bite, Aerial Ace e X-Scissor. Pense em Leafeon como um pokémon de Grama apenas defensivamente, e saberá como usá-lo direito! Natures recomendáveis: Adamant, Careful, Impish, Jolly.
Glaceon: O Pokémon da Neve Fresca é adquirido quando seu Eevee sobe de nível próximo à uma Ice Rock (um mini-iceberg que fica dentro da Twist Mountain). O atual último representante da família é do tipo Gelo, levando vantagem contra Grama, Voadores, Terra e Dragões, e desvantagem contra Fogo, Pedra, Lutadores e Metálicos. Glaceon possui as habilidades Snow Cloak (que aumenta sua evasiva em 50% durante o Hail) e Ice Body (restaura 1/16 de seu HP durante o Hail). Assim como seu irmão florestal Leafeon, ele se dá muito melhor no combate enquanto estiver debaixo de granizo ou neve. É um pokémon totalmente voltado para o uso SPECIAL (tem 319-350 de DEF, 359-394 de SPECIAL ATTACK e 289-317 de SDEF). Glaceon é um terror durante o Hail: pode disparar Blizzard com 100% de acerto, ser capaz de se esquivar ou se renovar a cada turno (some isso com o item Leftovers ou Brightpowder e Double Team para causar dores de cabeça nos oponentes), e isso dá mais certo ainda em batalhas de Double e Triple. Glaceon também é cheio de estratégias variadas, como Mirror Coat para castigar atacantes especiais, Barrier para aumentar sua já incrível DEF, Frost Breath, para sempre causar Critical Hits (nunca ataque um Tauros ou Primeape com isso, a menos que eles estejam no seu time!), Icy Wind para retardar os desavisados... mas nem só de gelo vive um pokémon, então ele também conta com grandes ataques especiais, como Shadow Ball, Water Pulse (este somente na quarta geração, através do TM03), Signal Beam, Hyper Voice, e caso precise de um impulso extra nos danos, Work Up. Water Pulse faz um pouco de falta nas gerações atuais, pois cobre suas fraquezas contra Fogo e Pedra, mas como sempre, é possível contar com o bom e velho Hidden Power. O mais recomendável para ele é Terra, sendo eficaz contra três de seus quatro opositores, além de trazer uma cobertura extra contra Elétricos e Venenosos como Lanturn e Tentacruel. Ele também aprende alguns golpes físicos interessantes e úteis, como Ice Shard e Aqua Tail, embora seu ATTACK não os faça causar um dano extremo. Glaceon é um ótimo pokémon, e bem fácil de utilizar, pois já tem estratégias prontas (como Umbreon). O negócio dele é espalhar gelo por toda parte, e sempre causar algum estrago no campo adversário, seja diretamente ou diminuindo suas capacidades. Natures recomendáveis: Modest, Calm, Bold.
Agora, vamos aguardar o lançamento de Pokémon X/Y para recebermos o mais novo integrante da família: Sylveon! Será um tipo Dragão? Um tipo Fada? Algo que nem imaginamos? Mistério...
Bem, companheiros, espero que tenham gostado de saber mais sobre esta incrível família que é a do Eevee! Agora suas batalhas Pokémon serão ainda mais eletrizantes! Se quiserem adicionar algum detalhe ou opinião, por favor, escrevam nos comentários! E digam também sobre quais pokémon vocês querem saber mais! Até a próxima, companheiros! Here We Go!