Nintendo - 17/04/2013

[Preview] Project X Zone


Seja nos quadrinhos, nos games ou em qualquer universo fictício: os crossovers sempre serão usados como artifício para popularizar as séries envolvidas, mesmo que alguns dos personagens contidos sejam desconhecidos.
Project X Zone (lê-se Project "Cross" Zone, ok?) utiliza deste princípio para promover a junção de games de 3 grandes publishers (Namco Bandai, Capcom e Sega), em um jogo contendo os principais personagens dos mais variados títulos de cada empresa.

Fica muito evidente a forma como Project X Zone força um apelo para jogadores através de fórmulas simples de aprovação popular: a unificação de diversos personagens conhecidos em um estilo de jogo adorado por jogadores hardcores.
O fato é que, diferente do que pensam, Project X Zone não é o primeiro jogo a realizar este tipo de mistura. O pouco conhecido Namco x Capcom foi lançado para o Playstation 2 em meados de 2005, mas nunca saiu das terras orientais.

Assim como qualquer jogo de estratégia, Project X Zone se divide em dois modos. O desenrolar da história se dá por diálogos entre os personagens principais, que formam duplas dependendo dos incidentes ocorridos (você já jogou o modo história de Super Smash Bros. Brawl? O conceito é o mesmo).


Porém, todo o foco do jogo se baseia em seu sistema de batalhas. Cada mapa representa um lugar específico das séries presentes no jogo, transformados em uma espécie de tabuleiro, onde cada unidade se move em turnos, tal como um RPG estratégico convencional.



Cada unidade é composta por dois personagens (chamada de Pair Unit), podendo ter um terceiro personagem para assistência. As unidades realizam apenas uma ação por turno, podendo se movimentar pelo campo, adquirir tesouros ou atacar unidades inimigas.
No momento em que um ataque é realizado, o modo de combate muda para um sistema chamado Cross Active Battle System, transformando o cenário em um clássico estágio de luta, onde o jogador pode controlar livremente seus personagens.



Enquanto no modo Cross Active Battle System, o jogador pode realizar diversas combinações, baseados nos ataques das duplas. Apertar o botão A em combinação com o direcional do Circle Pad permite a execução de um de um combo, podendo acertar até 5 ataques básicos, além de ter a chance da execução de um ataque crítico ao golpear o inimigo no instante em que o mesmo acertar o solo.
Caso a unidade atual esteja próxima de outra unidade aliada, é possível realizar a execução de um Support Attack, ou um ataque especial chamado Cross Hit, que provoca dano a múltiplas unidades inimigas (em uma explosão de cores na sua tela).



Os gráficos de Project X Zone realmente chamam a atenção. A combinação de sprites 2D com cenários 3D tornam o game mais belo, além de permitir a execução de efeitos sem slowdown no aparelho.
O game conta com a participação de 50 personagens de títulos das 3 publishers, conforme listados abaixo:

Namco
  • Sanger Zonvolt (Super Robot Wars);
  • Haken Browning (Super Robot Wars);
  • Kaguya Nanbu (Super Robot Wars);
  • Jin Kazama (Tekken);
  • Ling Xiaoyu (Tekken);
  • KOS-MOS (Xenosaga);
  • T-elos (Xenosaga);
  • Yuri Lowell (Tales of Vesperia);
  • Estellise Heurassein (Tales of Vesperia);
  • Flynn (Tales of Vesperia);
  • BlackRose (.hack);
  • Kite (.hack);
  • Alisa Amiella (God Eater);
  • Soma Schicksal (God Eater);
  • Valkyrie (Valkyrie no Boken);
Capcom
  • Ryu (Street Fighter);
  • Ken (Street Fighter);
  • Chun-Li (Street Fighter);
  • Mega Man X (Mega Man);
  • Zero (Mega Man);
  • Morrigan (Darkstalkers);
  • Demitri (Darkstalkers);
  • Hsien-Ko (Darkstalkers);
  • Dante (Devil May Cry);
  • Chris Redfield (Resident Evil);
  • Jill Valentine (Resident Evil);
  • Frank West (Dead Rising);
  • Arthur (Ghosts 'N' Goblins);
  • Devilotte (Cyberbots);
SEGA
  • Sakura Shinguji (Sakura Wars);
  • Ichiro Ogami (Sakura Wars);
  • Erica Fontaine (Sakura Wars);
  • Gemini Sunrise (Sakura Wars);
  • Akira Yuki (Virtua Fighter);
  • Pai Chan (Virtua Fighter);
  • Kurt Irving (Valkyria Chronicles);
  • Riela Marceris (Valkyria Chronicles);
  • Imca (Valkyria Chronicles);
  • Ulala (Space Channel 5);
  • Toma (Shining Force);
  • Cyrille (Shining Force);
  • Harrier (Space Harrier);
  • Opa-Opa (Fantasy Zone);
  • Bruno Delinger (Dynamite Deka);
  • Scooter (Alien Storm);
  • Leanne (End of Eternity);
  • Zephyr (End of Eternity);
  • Rikiya Busujima (Zombie Revenge);
Project X Zone demorou muito até receber o anúncio de sua localização para o ocidente. Mas toda esta espera foi compensada com o anúncio do lançamento de uma versão limitada do jogo, sem qualquer custo adicional. A mesma traz um mini-art book, um poster com os personagens e franquias representadas no jogo e um CD com a trilha sonora original, além da cópia do próprio game.


A data de lançamento de Project X Zone esta prevista para dia 25 de Junho, mas sem qualquer garantia de que haverão lojas brasileiras o comercializando oficialmente.
Confira abaixo um de seus trailers oficiais divulgados recentemente.

Leia Também

Nintendo - 16/09/2016

Capcom confirma: Monster Hunter vai virar filme

A Capcom está levando uma de suas principais franquias para o cinema. Durante a Tokyo Game Show, o produtor Ryozo Tsujimoto foi chamado em palco na apresentação do jogo Monster Hunter Stories, e tratou de anunciar que...

Leia Mais...

Nintendo - 30/08/2016

Capcom anuncia Megami Meguri, jogo de 3DS que faz uso de Intelligent Cards

A mais recente edição da revista Famitsu nos trouxe a confirmação do mais novo jogo da Capcom para o 3DS: Megami Meguri. Certo, mas você deve estar se perguntando o que esse jogo tem demais. É aqui que, pela primeira ...

Leia Mais...