[Review] Monster Hunter 3 Ultimate
Por André Aranovich
Monster Hunter 3 Ultimate é uma história de suor e lágrimas, ação e euforia, coleta e armazenamento. Uma das séries mais queridas em consoles da Sony volta para onde a numeração "Tri" começou e agora em dose dupla.
Para que não conhece, esse jogo é uma versão atualizada (Tsk! Capcom...) do Monster Hunter Tri de Wii. O jogo foi refeito para PSP e PS3, mas só em terra nipônicas. Anunciado para Nintendo 3DS junto com Monster Hunter 4, a demanda por uma versão ocidental foi tão grande que a Capcom resolveu ganhar mais uma grana por aqui.
No game o jogador possui um avatar que é jogado no meio de Moga Village, que está tendo um sério problema com o leviathan, Lagiacrus. Aproveitando a sua chegada como caçador da ilha eles lhe ensinarão o básico sobre o gameplay e essa vila será sua base de operações. A história não fica muito diferente disso, sem nenhuma reviravolta ou coisa semelhante. Mas para compensa isso, a base do jogo é o gameplay e suas funcionalidades.
Ao iniciar a aventura nos é entregue uma arma de cada tipo do jogo, uma túnica e uma benção de "Vai fundo campeão". Após realizar algumas quests bobas nos é dado o dever de enfrentar (caçar) o primeiro o primeiro boss do jogo "Great Jaggi" uma versão superdesenvolvida dos primeiros inimigos apresentados. Caso esse seja o primeiro contanto com jogos da franquia essa luta será um rito de passagem para o mundo dos homens.
Nessas caçadas contra seres com o dobro do seu tamanho é que a ideia principal do jogo se faz presente: bater, esquivar, correr, reforçar equipamentos e fugir quando se fizer necessário. O jogo em si não lhe dá combos muito potentes, não espere que seu avatar seja um Kratos ou Dante da vida, mas com o pouco que lhe dão você deve se virar para matar a ser gigante.
Mas para quê? A resposta disso é o espírito da série em si, matar um monstro gigante para tirar as partes que lhe forem convenientes para melhorar o próprio equipamento. A satisfação de dominar aquele Great Jaggi para depois usar sua carcaça para se vestir e mostrar quem é o topo da cadeia alimentar não tem preço.
Infelizmente o jogo também possui seus defeitos, o acessório que muitos não gostaram, denominado de Circle Pad Pro, é essencial para o melhor aproveitamento deste título pois sistema de câmera nativo é horrível. É possível jogar sem, mas as lutas contra monstros dentro d'água não serão uma boa recordação do título. E ele é uma versão mais atualizada do Monster Hunter Tri de Wii, logo se o jogador jogou até criar calos na mão a versão anterior, provavelmente deve estar cansado desse. Mas já vou falando que a adição de alguns monstros novos pode dar um gás para as partidas.
O título também possui uma conexão com o Wii U, não pude experimentar essa função porque não possuo um Wii U, mas é possível jogar essa versão em partidas wireless com três 3DS. A televisão funcionaria como um "canal HD" da caçada para os espectadores. Também existe uma função de trasferência de saves para versão de Wii U, o que permite ver aquele seu herói portátil em uma tela que se preze. Além disso é possível jogar online com a versão de Wii U. Para os que querem jogar online com o portátil, também é possível baixar um canal que disponibiliza a utilização do online para o Nintendo 3DS.
Para todos os adoradores de jogos mais puxados para o público "hardcore" Monster Hunter é uma ótima pedida e mais uma boa-vinda para a biblioteca já toda poderosa do Nintendo 3DS.
Pontos positivos | Pontos negativos | Nota final |
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9,0 |