[Dicas] Escola Pokémon - Lendas Raras (Parte 2)
Por Osmar Lino
Hello, companheiros! Ansiosos para mais dicas sobre como utilizar os pokémon mais raros de todos os tempos? Da última vez falamos sobre Mew, Jirachi e Victini (link). Hoje veremos como se dar bem usando Celebi, Manaphy e Shaymin nos games da 5ª geração! Preparem suas Poké Bolas e vamos à luta!
Celebi: O Pokémon Viajante Temporal, que lembra muito uma cebolinha (e também é o meu favorito entre todos os apresentados nessa matéria), é do tipo Grama/ Psíquico, se dando bem contra Água, Pedra, Terra, Lutadores, e Venenosos (ofensivamente), e tendo problemas contra Fogo, Gelo, Voadores, Fantasmas, Noturnos, e principalmente Insetos, além de defensivamente ser fraco contra Veneno.
Com sete fraquezas, a primeira impressão que Celebi passa é de ser uma espécie extremamente frágil e difícil de utilizar. Aliás, não só ele, mas muitos pokémon do tipo Grama são enxergados (erroneamente) desta forma. De todos os lendários "seiscentistas" (Base 100 em todos os atributos), Celebi é sem dúvida o mais raro de todos, pois nunca foi distribuído em eventos mundiais (Wi-Fi ou não), e apenas algumas versões japonesas de Pokémon Colosseum e XD permitiam sua obtenção, mas apenas após cumprir a missão principal dos jogos, que era "roubar" e purificar todos os Shadow Pokémon, e conquistar a confiança (leia-se capturar) de Ho-Oh e Lugia.
Celebi possui a habilidade Natural Cure, que faz com que ele se livre de status negativos (paralisia, envenenamento, etc.) ao se retirar da arena. Essa habilidade permite que ele, por exemplo, use Rest para recuperar seu HP, o que fará com que adormeça, mas, ao ser removido da arena e devolvido, já retorne acordado e com HP cheio! Ele também pode abusar disso para usar combos com Toxic Orb e Facade sem sofrer tanto com o dano dobrado a cada turno, já que cada vez que o veneno for removido, a contagem vai resetar. Como podem ver, Celebi é um pokémon de estratégia, embora seus atributos o permitam partir para a ofensiva às vezes. A maior parte deles se aproveita mais de ataques especiais, como Ancientpower, que já dá um jeito em quatro de seus problemas, e ainda tem a chance de "bombar geral"; Leech Seed, na minha opinião o golpe menos defensável de todos os tempos (apenas Rapid Spin pode removê-lo), é uma ótima escolha contra pokémon com muito HP (Blissey, Snorlax, Wobbuffet, Wailord, qualquer um com mais de 400 ou 500), fazendo com que Celebi sobreviva por MUITO tempo. Junto com Substitute se torna uma situação muito chata pro adversário, e se juntar com Toxic ou Perish Song, há 90% de chances dele trocar de pokémon. Os clássicos Psychic e Psyshock podem ser usados como STAB (Same-Type-Attack-Bonus: é uma sigla referente à golpes do mesmo tipo do Pokémon, que causam 50% a mais de dano que o normal), além de Leaf Storm, Energy Ball ou Giga Drain. Este último, pareado com Leech Seed e o item Leftovers pode fazer Celebi deixar de ser visto como uma criaturinha dócil e passar a ser odiado com todas as forças por seu adversário. É uma combinação muito comum utilizada pelos tipo Grama, capaz de vencer lutas de modo imprevisível. Uma vez fiz isso com meu Venusaur contra um Metagross... o dono dele disse bem alto: "Nunca tinha visto um Metagross perdendo para um Venusaur!" No caso de Celebi é até mais fácil disso acontecer, já que ele não tem fraqueza contra ataques Psíquicos, e tem muito mais HP e velocidade.
Para melhorar ainda mais seu potencial de tanque especial, Celebi pode usar o famigerado Calm Mind, além dos escudos protetores de times, Reflect, Light Screen e Safeguard. Caso use estes, o item Light Clay pode ser muito útil, pois fará os efeitos durarem 8 turnos. Se quiser usar um Celebi com potencial físico, Pode se aproveitar de Swords Dance, Seed Bomb, Zen Headbutt, e até Facade caso use Toxic Orb. Além também de U-Turn: caso alguém te ameace, você pode sair da arena e ainda aproveitar para atingir o oponente antes. E tem mais, você pode fazer uma surpresa com Last Resort (depois, claro, de usar cada um de seus outros ataques pelo menos uma vez). Celebi pode se virar muito bem contra seus predadores, mas tem certas limitações contra Fantasmas e Noturnos. Contra eles, pode usar Shadow Ball ou Signal Beam, mas normalmente não haverá espaço para um desses golpes, então normalmente ele foge dos mesmos (Spiritomb e Sableye, meninos maus!).
Uma das funções mais conhecidas do Celebi é ser Baton Passer. Ele pode passar tudo que foi mencionado aí em cima, e também Double Team. Só não é uma boa idéia usar em conjunto com Perish Song... aliás, é uma pena que Celebi não aprenda nenhum ataque de "prensa" (Block, Mean Look, Wrap, Clamp, etc.), porque ele seria MUITO apelão com Perish Song. Um recurso bom é usá-lo quando seu oponente tem apenas um pokémon no time, e você tenha pelo menos dois, condenando a pobre alma em três turnos! Para finalizar, Celebi também é um curandeiro, com Heal Bell e Healing Wish à sua disposição. Duas opções sem destaque mas curiosas, é que ele pode usar Stealth Rock e Thunder Wave. Pode ser uma boa com Zen Headbutt, para simular o que faz o Jirachi (mas com bem menos sucesso). Celebi é um pokémon que exige técnica, mas que recompensa o treinador de forma incrível quando usa todo seu potencial!
Manaphy: O Pokémon Viajante Marítimo (também conhecido como Príncipe do Mar), é o espécime mais peculiar de todos, devido a uma série de fatores. É o único do tipo Água, o único que nasce de um ovo (sim, ele vem no nível 1!), e também o único capaz de ter filhotes! Falaremos sobre Phione num futuro post.
Graças a seu tipo singular, leva vantagem contra Pedra, Terra e Fogo, e sofre apenas contra Grama e Elétricos. Manaphy, assim como os demais, é capaz de desempenhar um bom papel tanto no campo físico quanto no especial (ou ambos, isso se chama Mixed Sweep), mas com certeza, ele é bastante abusado no segundo caso, graças a seu quase exclusivo ataque, Tail Glow, que TRIPLICA seu SPECIAL ATTACK a cada uso, e sua habilidade, Hydration, que o mantém a salvo de mudanças de estado negativas enquanto estiver chovendo. NOSSA. Pokémons de água são um inferno (paradoxo, mas real) na chuva! Surf, Water Pulse, Waterfall, Scald, são apenas algumas das muuuuitas opções existentes para afogar seus inimigos. Ataques de Gelo, como Ice Beam e Blizzard também são bem vindos para ameaçar os tipo Grama e também os Dragões, que não ligam muito pra Água. Assim como seus colegas, Manaphy também pode bancar o escudeiro, o curandeiro, e o retardador (com Reflect, Light Screen, Heal Bell, Charm, Calm Mind...). Ele também tem acesso à Ancientpower, mas não lhe faz muita falta. Dá para arriscar um combo curioso também: usar Icy Wind para deixar os adversários lentos, e mandar ver nos Waterfall para que tomem Flinches, mas não é tão eficaz nisso quanto Jirachi. O negócio de Manaphy é muito parecido com o de Victini: descer a porrada nos adversários. Isso, claro, depois de usar seu precioso Tail Glow, e com uma pequena ajuda de Rain Dance (Kyogre, Politoed, aqui, ó!), o bichinho pode abusar de qualquer pobre alma que não seja imune a Água. Contra esses, ele pode usar Energy Ball, Grass Knot ou remover a imunidade deles com Skill Swap (porém, isso passará sua Hydration para eles). Caso necessite de alguma cobertura extra (contra uma Starmie ou um Tentacruel, por exemplo) ele também é capaz de usar Psychic e Shadow Ball. Manaphy sobrevive muito tempo por si só, mas fica mais temível ainda com auxílio de Aqua Ring/ Leftovers. Seu ataque exclusivo, Heart Swap, acaba com os planos de treinadores que elevam todos os stats de seus pokémon (usuários da habilidade Moody, por exemplo), mas também passa as de Manaphy para eles, e como ele é especialista em se bombar, pode ser mais viável de utilizar em batalhas de Double ou Triple, em seus próprios parceiros. Caso se depare com um Manaphy, não subestime essas feições de bebê. Apesar de pequeno e fofo, ele não é conhecido como Príncipe do Mar à toa. Futuramente falaremos sobre seu herdeiro, Phione.
Shaymin: O Pokémon da Gratidão. E nossa, o primeiro lendário raro a quebrar a barreira das bases 100! Shaymin é um ouricinho do tipo Grama, ou seja, muito bom contra Água, Pedra e Terra, mas não tanto contra Fogo, Voadores, Insetos, Veneno e Gelo, quase igual à seu "primo" Celebi. Bom, acredita-se que, por serem do mesmo tipo e tudo, as estratégias serão parecidas, certo? Quase! Diferente de Celebi, Shaymin possui recursos bem mais ofensivos, já apontado apenas pela existência de seu ataque exclusivo, Seed Flare, com 120 de base (a mesma do Solarbeam) e alta chance de baixar a SP.DEF do oponente.
Shaymin possui a habilidade Natural Cure, como Celebi, então ele pode cumprir um papel parecido. No entanto, ele aprende Growth, que aumenta em 50% suas ofensivas, ou DOBRA, quando está exposto ao sol (Sunny Day). Tirando isso, praticamente as mesmas estratégias herbáceas de Celebi servem para Shaymin (Leech Seed, Substitute, Aromatherapy,etc). Mesmo não sendo Psíquico, ele pode usar Psychic, e como ferramentas diferenciadas, que podem vir a calhar em alguns casos, Earth Power e Endeavor.
Muito bem, observando dessa maneira, Shaymin e Celebi seriam quase idênticos. MAS, existe um detalhe que distingue os dois de modo extremo, e esta coisa se chama Gracidea! Obtida em Lacunosa Town (B/W) e Striaton City (B2/W2), esta flor rosada, quando utilizada em Shaymin durante o dia, faz com que ele mude para sua forma Celeste! Agora sim as coisas ficam muito interessantes: Shaymin passa a ser Grama/Voador, com vantagens contra Lutadores, Insetos, e outros Grama. Mas também passa a ter fraqueza quádrupla contra Gelo, e sofrer com Pedra, o que não acontecia antes. Mas, considerando seu tipo básico, isso não é problema, pois pouquíssimos tipo Pedra resistiriam a seus Seed Flares. Na nova forma, Shaymin passa a ter a habilidade Serene Grace (sim, a mesma de Jirachi!) e também aprende Air Slash (Nossa Senhora!). Sim, junte tudo isso, e você terá um "CeleJiraTini", pois contará com um pokémon capaz de atormentar, ferir e amendrontar os oponentes com uma eficácia invejável. A única contrapartida é a baixa pontaria de Seed Flare (85%), mas as coisas poderiam ser piores.
Com suas asinhas de fora, Shaymin agora pode usufruir de recursos como Tailwind, para acelerar o passo de todos em sua equipe, e também dispor de Ominous Wind, uma alternativa excelente contra os Fantasmas do além, para quem tem Serene Grace! Como podem ver, os papéis de Shaymin (ou Skymin, comos os fãs o chamam) são direto ao ponto: intimidar, bater, e dar muito trabalho.
Na forma Celeste, Shaymin pode ter 305-335 de ATTACK, 339-372 de SPECIAL ATTACK e 353-388 de SPEED, mas perde 50 pontos em ambas defesas. Mas, 249-273 não é de todo ruim, ainda mais considerando todo o benefício geral. Lição do dia: jamais subestime um pokémon só porque ele lembra um veado com flores na cabeça: assim como as rosas, eles também são espinhentos!
(Vocês devem ter notado que, diferente da matéria sobre os Eevees, estes pokémon não tiveram recomendação de Nature. Isso se deve ao fato de normalmente os treinadores não terem controle sobre elas, e também porque eles conseguem desempenhar-se bem sem depender muito das mesmas)
Bom, isso é tudo sobre as lendas raras do mundo Pokémon! Espero que tenham grandiosas batalhas daqui para a frente! Por favor, digam nos comentários sobre quais pokémon querem saber mais! Here We Go!