[Preview] The Legend of Zelda: Oracle of Ages / Oracle of Seasons
Por Angelo Mota
Amanhã (30/05) a Nintendo irá lançar no eShop do 3DS os dois jogos da série The Legend of Zelda para GameBoy Color. Oracle of Ages e Oracle of Seasons.
Os dois jogos foram lançados em 2001 e representam uma diferença na forma de se fazer Zelda. Exatamente por terem sido lançados no mesmo dia, duas versões diferentes, assim como já era comum na série Pokémon. Nunca antes (ou depois) isso aconteceu na série.
A série Oracles inicialmente foi projetada para serem 3 jogos, cada um representando uma das Deusas de Hyrule, Farore, Nayru e Din. Os jogos foram concebidos para ser The Legend of Zelda: Mystical Seed of Power, Mystical Seed of Wisdom e Mystical Seed of Courage. Mas por limitações técnicas da época, por não conseguir fazer um link entre as três versões, Mystical Seed of Power virou Oracle of Seasons, Mystical Seed of Wisdom virou Oracles of Ages e Mystical Seed of Courage foi cancelado. Essa limitação técnica acabou criando mais um dos mistérios da série, e a cada véspera de anúncio de um jogo novo, os fãs esperam que o “Lost Oracle” surja das cinzas e se transforme em um jogo novo.
Além de serem 2 jogos lançados simultaneamente, Ages e Seasons inovaram também em sua história, uma vez que os jogos poderiam ser conectados um ao outro e, começando a história em um, você poderia continuá-la no jogo seguinte, transformando os dois em um grande jogo único, e não em 2 jogos totalmente diferentes. Essa conexão liberava itens novos e fornecia inclusive um final alternativo para a história.
Os jogos foram desenvolvidos pela Nintendo EAD em parceria com a Flagship (uma subsidiária japonesa da Capcom).
Agora, os Oracles desembarcam no 3DS, e os fãs da série estão ansiosos para reviver essa experiência. O jogo não teve qualquer tipo de tratamento do original, é o mesmo jogo, portado para a plataforma digital do Nintendo 3DS. O link entre as duas versões continuará caso você resolva comprar os dois para seu Nintendo 3DS. Todos os itens extras e inclusive o final alternativo estarão presentes para quem jogar os dois jogos.
Como os jogos foram lançados quase no final da vida do GameBoy Color, eles ainda possuíam um recurso exclusivo para quem os jogasse no GameBoy Advance (que possuía retrocompatibilidade com o Color). Uma loja nova era liberada no jogo. Esse recurso ficou fora da versão japonesa no eShop do 3DS e provavelmente também não estará na versão americana.
Os jogos tiveram um processo de desenvolvimento de 3 anos e foram amplamente elogiados pelas cores vivas, pelo gameplay e qualidade gráfica, fazendo com que seu retorno ao 3DS seja um dos mais aguardados pelos fãs da série.
![]() |
Sim, esses eram os gráficos revolucionários da época para portáteis. |
Oracle of Ages e Oracle of Seasons não são os primeiro jogos da série portados para o console 3D. The Legend of Zelda, Zelda II: The Adventure of Link, Link’s Awakening DX e The Minish Cap já fazem parte do console através do projeto de embaixadores (nem todos os jogos do programa de embaixadores foram lançados para venda, mas a intenção é que sejam, aos poucos), e ainda tem Four Swords Anniversary Edition. No final do ano será lançada a continuação de A Link to the Past, transformando o 3DS em uma excelente plataforma para os fãs da série.
Estamos ansiosos por mais esse lançamento e em breve traremos nossas impressões para vocês.