[Retrô] [SNES] Virtual Bart
Por Mario Toledo
A série animada "Os Simpsons" sempre esteve presente no mundo dos games, tendo quase 1 título lançado para cada geração de consoles. Graças a popularização do personagem Bart nas primeiras temporadas do desenho, existiram pelo menos 3 jogos que deram enfoque ao garoto de 10 anos de cabelo espetado, em aventuras fantásticas dentro da cidade de Springfield.
Publicado pela Acclaim, Virtual Bart foi lançado para o Super Nintendo (e também para o Mega Drive) em 1994, se garantindo como um dos títulos clássicos da era 16 bits.
Enquanto visitava uma feira de ciências de sua escola, Bart fica preso dentro de uma máquina de realidade virtual. Afim de escapar da máquina, Bart precisa passar por 6 diferentes mini-games, que são escolhidos aleatoriamente em uma roleta com 7 opções (6 mini-games e uma caveira que fazia o jogador perder 1 vida).
O legal aqui é que, caso o jogador não chegue a finalizar todos os níveis sem perder as vidas, o game garante uma sequência de finais baseado nos mini-games finalizados (o que quase sempre transformava Bart em um porco).
É difícil escolher qual o mini-game mais legal, pois todos são relativamente divertidos (e extremamente difíceis), se dividindo da seguinte forma:
- Dinosaur: Bart se transforma em um Dinossauro, presente em uma Springfield de uma era primata. O jogador precisa atravessar algumas fases clássicas de plataforma, evitando levar dano de versões neandertais de personagens de Os Simpsons (Homer, por exemplo, é um homem das cavernas, e atua como um dos chefes do mini-game) .
- Baby: Em forma de bebê, o jogador controla Bart enquanto escapa de seu berço para seguir um carrinho de sorvetes. Apesar de possuir um formato de jogo de plataforma, neste mini-game, o jogador não pode atingir o chão, devendo se guiar pelos galhos das árvores ou varais.
Alguns inimigos aparecem para atrapalhar Bart, tal qual como animais ou personagens clássicos em forma de bebê.
- Pig: Em um dos mini-games mais difíceis do jogo, Bart se transforma em um porco pronto para o abate, e deve fugir da fábrica antes de virar presunto enlatado, aproveitando para liberar os outros porcos presos. Os comandos de Bart são limitados - por estar em forma de porco, o personagem anda muito mais devagar, e leva dano de quase tudo. Apesar disto, Bart pode atacar pulando com sua bunda nos inimigos, permitindo também alcançar plataformas mais altas.
- Water Slide: Em um parque aquático, Bart desliza sobre um gigante tubo d'agua, devendo desviar dos obstáculos a sua frente, caracterizados em diversos personagens da série. Não há muito que o jogador possa fazer, a não ser ir para a esquerda ou direita, devendo algumas vezes escolher qual caminho seguir a frente.
- Vandal: No dia de tirar fotos da turma do colégio de Springfield, Bart resolve atirar tomates em seus colegas para que saiam com as caras manchadas.
Na jogatina, o jogador deve observar cada personagem caminhando pelo pátio, e calcular o momento certo de atirar o tomate. Os tomates são limitados, e o jogador deve acertar todos os personagens dentro de um certo tempo.
- Post-Apocalypse: Baseado nos filmes de Mad-Max, o jogador controla Bart em cima de uma moto, em um futuro pós-apocalíptico. O mini-game é semelhante ao jogo Road Rash, onde o jogador deve avançar até a usina de Springfield, evitando obstáculos e eliminando seus inimigos que aparecem para derruba-lo.
E você, já jogou Virtual Bart? Qual o mini-game que você mais gostava?
Não deixe de comentar!