Confira tudo o que rolou no Nintendo Direct de hoje (26/06), especial de Pikmin 3
Por Mario Toledo
Nesta quarta (26/06), aconteceu mais um Nintendo Direct, especial de Pikmin 3. A apresentação deu início as 8 da manhã (horário de Brasília), e contou com a participação de Shigeru Miyamoto, onde, juntamente com o comediante Hitoshi Matsumoto, dedicou os próximos 21 minutos para mostrar novos detalhes do game, enquanto realizavam uma divertida jogatina.
Miyamoto comentou um pouco sobre o desenvolvimento de Pikmin 3. A princípio, a maior parte do tempo de produção do jogo se deu no seu planejamento e na criação de seus demaiscenários. O tempo entre o lançamento de Pikmin 2 e Pikmin 3 é tão grande que Matsumoto, neste meio tempo, comenta que se casou e teve 2 filhos.
Matsumoto, então, teve o prazer de jogar os primeiros minutos do game. O mesmo se vê controlando o Captain Charlie, um personagem diferente de Olimar, que passa a controlar alguns Pikmin amarelos. Os controles são simples: para arremessar um Pikmin, basta apertar o botão A, enquanto para chama-lo de volta, basta apertar o botão B do Wiimote.
No momento em que se torna impossível prosseguir com Charlie, a jogatina muda para o Captain Alph, que se depara com um Pikmin vermelho. Um rápido tutorial é mostrado, onde o jogador aprende que cada obstáculo possui um número determinado de Pikmin para elimina-lo - no caso, o jogador precisou arremessar 3 Pikmin vermelhos em uma fruta para prosseguir em frente.
Em alguns momentos da fase, o jogador precisa alterar o ângulo da câmera para conseguir alcançar determinados locais - isto pode ser feito através do botão Z do Wiimote, conforme mostrado no gameplay.
Matsumoto se deparou um um grande buraco no mapa, do qual não pode passar. Para prossegui-lo, foi necessário utilizar seus Pikmin vermelhos para carregar pedaços de pedras e construír uma ponte.
Alguns obstáculos requerem um maior uso de Pikmin, como empurrar uma grande caixa de papelão.
O GamePad pode ser utilizado para visualizar o mapa do jogo. Basta que o jogador arraste-o na tela de toque, permitindo que consiga visualizar os demais cenários ao seu redor, além de visualizar a contagem de seus Pikmin restantes.
Além do modo história, existe um modo de missões rápidas, que duram em torno de 7 a 10 minutos. Estas missões estão repletas de inimigos, e requerem o uso dos novos Pikmin para atravessar determinados obstáculos.
Um dos inimigos consegue prender os Pikmin vermelhos dentro de seu corpo maleável. Para liberta-los, o jogador precisa arremessar os Pikmin de pedra, que atingem altitudes maiores dependendo se esta de noite ou não.
Os Pikmin voadores são extremamente úteis. Em alguns obstáculos inacessíveis, o jogador pode arremessa-los para conseguir adquirir determinados objetos, ou realizar a remoção de barreiras.
Por fim, Miyamoto mostrou um novo recurso no game, que permite que o jogador veja o replay de sua trajetória através do uso do GamePad.
Pikmin 3 será lançado no Japão no dia 13 de Julho, enquanto nas Américas deverá chegar apenas em 4 de Agosto. Até lá, segundo Miyamoto, deverão surgir diversas novas informações ou novos vídeos.