[Especial E3 2013] Uma retrospectiva da Nintendo na E3
Por Mario Toledo
A participação da Nintendo na E3 é algo que acontece desde 1995, ano da primeira edição da feira. Desde então, a Big-N participa ano após ano, realizando conferências fechadas para a imprensa para apresentar suas maiores novidades e lançamentos.
Porém, pela primeira vez desde que a E3 é organizada, a Nintendo não fará uma conferência convencional na feira, optando por realizar um Nintendo Direct especial, exibindo um vídeo gravado e pós-produzido. Desta forma, fizemos uma pequena retrospectiva da participação presencial da Nintendo na E3, mostrando as principais novidades de cada ano.
1995
A primeira Electronic Entertainment Expo aconteceu em 1995, em Los Angeles, e contou com a participação da Nintendo e da SEGA como principais fabricantes de console.
Foi neste evento que a Nintendo apresentou o Virtual Boy, um console que permitiria que seus jogadores imergissem em jogatinas tridimensionais realísticas, causando inúmeras dores de cabeça depois de seu lançamento.
Durante a conferência, a Nintendo também apresentou seus novos jogos: Killer Instinct, Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, Donkey Kong Land e EarthBound estavam disponíveis para serem jogados na feira, junto com diversos Game Boys, Super Nintendos e Virtual Boys.
1996
Através de uma conferência pré-E3, a Nintendo anunciou seu novo console, o Nintendo 64, exibindo Super Mario 64 ao mundo pela primeira vez. Desta forma, sua stand na feira estava repleta de pessoas querendo experimentar o novo aparelho, testando não só o novo Mario, como também Pilotwings 64, Wave Race 64 e Star Wars: Shadows of the Empire.
Além disto, o Game Boy Pocket também foi anunciado, sendo o modelo que persistiria durante mais alguns anos.
1997
Com o sucesso do Nintendo 64, a Big-N apostou no lançamento de jogos para o console. Os primeiros vídeos de The Legend of Zelda: Ocarina of Time e F-Zero X apareceram em sua conferência de 1997, juntamente com o anúncio de diversos outros jogos, como principalmente, Banjo Kazooi, que dominou a stand da Nintendo com diversos cartazes e posteres promocionais.
1998
Shigeru Miyamoto apareceu ao palco pela primeira vez, mostrando um vídeo da versão final de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançando o seguinte discurso: "Com estes ótimos gráficos, eu espero que você sinta que se tornou Link. Eu espero que você possa sentir sua curiosidade, seu medo, seu senso de perigo. Eu sinto que os jogos de Zelda são grandes livros de aventura que combinam a imaginação do autor e do leitor".
Foi também neste ano que Pokémon Red e Pokémon Blue foram apresentados para os ocidentais, como um jogo que cativou os japoneses a ponto de ter um total de 8 milhões de cópias vendidas.
1999
O sucesso do Nintendo 64 e do Game Boy permitiu a Nintendo investir em uma grande lista de novos jogos. Desta forma, a conferência da Nintendo foi marcada pelo anúncio de jogos como Resident Evil GBC, Star Wars: Episode 1 - Racer, Conker's Pocket Tales, Donkey Kong 64, Eternal Darkness, Excitebike 64, Jet Force Gemini, Mario Golf, Perfect Dark, Pokémon Snap, Pokémon Stadium, Pokémon Yellow, Starcraft 64 e Super Smash Bros.
Além disto, a Nintendo revelou o desenvolvimento de um console que superaria os 64 bits. O projeto, chamado então de Dolphin, foi destacado por usar uma tecnologia impressionante, através do uso de um leitor de DVD.
2000
A Nintendo revelou a existência do Game Boy Advance, ao qual a IGN anunciou como "um portátil com capacidades melhores do que o Super Nintendo". Alguns detalhes do Dolphin também foram revelados, mas sem expor qualquer informação do lançamento do novo console.
Novos jogos para o Nintendo 64 e Game Boy foram revelados, como Banjo-Tooie, The Legend of Zelda: Majora's Mask, Conker's Bad Fur Day, Paper Mario, Mario Tennis, Pokémon Gold e Pokémon Silver.
2001
Enfim, o projeto Dolphin foi revelado como sendo o novo console da Nintendo, chamado de Game Cube. O console exigia o uso de um Memory Card, e poderia realizar seu boot mesmo que nenhum jogo tivesse sido inserido. Uma versão do console feita pela Panasonic teria um DVD player inserido, porém, foi lançado futuramente apenas no Japão, com o nome de "Panasonic Q".
Uma série de jogos foram anunciados como os launch titles do Game Cube, tais quais como Star Wars Rogue Leader: Rogue Squadron II, Super Smash Bros. Melee, Wave Race: Blue Storm, Pikmin e Luigi's Mansion.
2002
Com o novo console já lançado, chegou a hora da Nintendo anunciar novos títulos para o Game Cube. Desta forma, Super Mario Sunshine foi exibido pela primeira vez, com sua data de lançamento marcada para alguns meses depois. Metroid Prime também foi revelado, juntamente com o Metroid Fusion, sendo os principais lançamentos do Natal.
Além disto, para chocar os fãs da série, The Legend of Zelda: Wind Waker foi anunciado, com gráficos em celshading e uma data de lançamento próxima. Outros jogos também foram anunciados, tais quais como The Legend of Zelda: Four Swords, Star Fox Adventures e Animal Crossing.
Para o anúncio do controle wireless do Game Cube, Miyamoto se posicionou no meio da platéia, e apareceu jogando a demo de Super Mario Sunshine enquanto caminhava para o palco.
2003
A participação da Nintendo na E3 de 2003 é considerada por muitos a pior da empresa até então. Os títulos que deveriam ser a principal atenção na feira já haviam sido anunciados em conferências passadas, sendo tratados apenas como quantidades durante a apresentação. A única novidade até então havia sido o Pac-Man Vs., garantindo um baixo nível de satatisfação entre os presentes - tão baixo, que a reação de 4 jornalistas presentes virou o conhecido meme "The Reaction Guys".
2004
A conferência da Nintendo em 2004 tinha a missão de compensar sua conferência do ano passado. Foi a primeira participação de Reggie Fils-Aime, se apresentando com a seguinte frase: "My name is Reggie. I'm about kicking ass, I'm about taking names, and we're about making games".
Incríveis jogos para Game Boy Advance foram anunciados, como Legend of Zelda: The Minish Cap, Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen, Kingdom Hearts: Chain of Memories e Wario Ware.
Para promover o lançamento de The Legend of Zelda: Twilight Princess, Miyamoto subiu ao palco em um show de luzes, portando um escudo e uma espada.
Para encerrar com chave de ouro, a Nintendo apresentou seu novo console portátil, o Nintendo DS, trazendo consigo o remake de Super Mario 64.
2005
O projeto "Revolution" já havia sido anunciado antes da E3 de 2005. Desta forma, a Nintendo foi obrigada a exibir a cara de seu novo console de mesa pela primeira vez. O aparelho tinha uma pequena entrada para DVD's, e era retro-compatível com os jogos do Game Cube. Além disto, o conceito de Virtual Console foi apresentado, informando que jogos antigos seriam relançados virtualmente em uma loja online.
Novos jogos para o DS foram apresentados, como New Super Mario Bros. e Mario Kart DS.
2006
Sem mais, a Nintendo revelou em 2006 o nome real do Revolution. Chamado de Wii, o console foi mostrado com um controle revolucionário, que permitiria uma melhor interação dos jogadores. Desta forma, a Big-N mostrou incríveis launch-titles do aparelho, que incluiam Super Mario Galaxy, Wii Sports e Wario Ware: Smoth Moves.
O Nintendo DS Lite também foi apresentado, com um redesign do Nintendo DS convencional, além de alguns aprimoramentos no sistema.
Para finalizar, o primeiro trailer de Super Smash Bros. Brawl foi exibido, confirmando o retorno de Pit de Kid Icarus, além de personagens como Wario, Zero Suit Samus e Meta Knight.
2007
Em 2007, Reggie iniciou a conferência com a seguinte frase: "My name is Reggie, and I am happy". Não era difícil entender, afinal, o Wii e o Nintendo DS estavam vendendo horrores.
Super Mario Galaxy e Super Smash Bros. Brawl ganharam suas datas de lançamento, e alguns periféricos para o Wii foram apresentados, tais quais como o Wii Zapper e o Wii Balance Board.
Mario Kart Wii também foi anunciado, trazendo consigo o Wii Wheel, que permitiria os jogadores simularem uma direção através do uso do Wiimote.
2008
A apresentação da Nintendo em 2008 não foi uma das melhores. A fim de expandir seu mercado, a empresa apostou em jogos casuais, esquecendo quase que por completo o seu público hardcore. O Wii Music foi apresentado como um jogo para a família, juntamente com os demais "Wii alguma-coisa" que foram revelados.
Algumas exceções foram apresentadas, como Mega Man 9, Wii Sports Resort para o Wii, e Grand Theft Auto Chinatown Wars para o Nintendo DS.
2009
O lançamento do Nintendo DSi foi realizado antes da E3 2009, permitindo que a Big-N revelasse grandes novidades para o console durante a conferência. Não só isto, como a empresa revelou o lançamento de títulos first-party pesados, como Super Mario Galaxy 2, Metroid: Other M, New Super Mario Bros. Wii, Wii Fit Plus, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, The Legend of Zelda: Spirit Track e Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again.
Além disto, houveram o anúncio de dois incríveis títulos third-party para o Nintendo DS: Golden Sun: Dark Dawn e Scribblenauts.
2010
A conferência de 2010 foi uma das mais épicas até então. Logo de início, Miyamoto apareceu no palco para revelar o novo The Legend of Zelda: Skyward Sword, em um game com uma mistura dos jogos 3D de Zelda e os celshadding de Wind Waker.
A Big-N também apresentou o Nintendo 3DS, o portátil sucessor do DS com a possibilidade de jogatina 3D sem óculos. Junto dele, veio o anúncio do desenvolvimento de um novo Kid Icarus, seguido da entrada de diversas modelos segurando o novo portátil para os jornalistas testarem.
2011
Em 2011, a Nintendo levou para a E3 uma orquestra para reproduzir as músicas clássicas de Zelda, em comemoração ao aniversário da franquia. Com o lançamento do novo portátil, novos jogos foram revelados, como Luigi's Mansion 2, Mario Kart 7 e Resident Evil: Revelations.
O Nintendo Wii U foi apresentado pela primeira vez, utilizando o conceito de jogatina fora da TV através do uso de um controle em forma de tablet. Um vídeo apresentado mostrou uma curta animação de um passarinho em um cenário arborizado, a fim de mostrar as reais capacidades do novo console.
Algumas demos também foram mostradas, como 2 mini-games com Miis, juntamente com uma nova versão de New Super Mario Bros.
2012
O Nintendo Land foi a principal atração da conferência da Nintendo no ano passado, onde o jogo acompanharia o Nintendo Wii U e teria 12 mini-games incluso. O redesign final do controle do console foi apresentado, e seus bundles foram exibidos, em um preço baixo até mesmo para a versão Deluxe.
Alguns jogos third-party foram revelados, como Mass Effect 3, Batman: Arkham City: Armored Edition, Scribblenauts: Unlimited, LEGO City Undercover e ZombiU.
A conferência deste ano será realizada no dia 11 de Junho, as 11am. Não deixe de ficar ligado na N-Party para conferir todas as novidades.
Fontes: IGN, Nintendo Everything