Nintendo - 05/06/2013

[Preview] Animal Crossing New Leaf


Animal Crossing foi lançado no mundo para GameCube em 2002 e logo se tornou um sucesso de público e crítica. Aquele joguinho simples mas ao mesmo tempo complexo em que você tinha que cuidar de uma cidade conquistou o coração dos fãs.
- Nota na Famitsu: 37/40

A segunda versão do jogo - Animal Crossing Wild World, para Nintendo DS - levou a série a um novo nível, mostrando que o portátil era a casa ideal deste tipo de jogo, uma vez que você precisa acessar eventos específicos em horários específicos e o portátil facilitava isso (tanto que, dizem por aí, Wild World é o preferido dos fãs).
- Nota na Famitsu: 37/40

Talvez seja por isso que Animal Crossing City Folk (Nintendo Wii) tenha tido uma recepção menos calorosa. Trazendo gráficos mais rubostos, esta versão é uma delícia aos olhos e traz novidades em relação aos outros jogos: uma cidade fora da vila, com lojas novas, personagens novos, um ambiente totalmente diferente do que já estávamos acostumados pronto para ser explorado, entre outras coisas. Mas não foi suficiente, ele tem a nota mais baixa na Famitsu dos 3 exemplares. Depois de ter toda a liberdade do mundo de jogar Wild World onde quiser, ficar limitado ao Wii para jogar City Folk realmente era um retrocesso.
- Nota na Famitsu: 33/40

Agora a série chegou ao 3DS com Animal Crossing New Leaf, e finalmente está de volta ao portátil que é o seu lugar. Está visivelmente mais bonito, até mais do que a versão de Wii, trazendo um pouco de tudo que os 3 jogos anteriores ofereciam, prometendo ser o mais completo da série. Esperamos que, caso a Nintendo resolva levar o jogo para o Wii U, ele seja totalmente compatível com a versão de 3DS, para que essa experiência de acessar o jogo a qualquer hora, em qualquer lugar, não se perca novamente.
- Nota na Famitsu: 39/40



O mundo real de Animal Crossing


O jogo consiste em cuidar de uma cidade e de seus residentes, que são todos animais, enquanto você é uma pessoa. Com gráficos simples e coloridos, inicialmente desperta uma rejeição, por parecer extremamente infantil, mas assim que você começa a jogar, simplesmente não consegue mais parar.

Em Animal Crossing você sempre tem o que fazer, você é o único que cuida da cidade, enquanto todos os outros moradores dependem de você. Regar plantas, colher frutas, cavar buracos no chão, retirar ervas daninhas, pescar e caçar insetos estão entre as atividades que farão parte de sua rotina diária. Além disso você deve conversar com todos os animais e ouvir suas histórias para evitar que eles fiquem carentes e deixem a cidade, eles inclusive ficam doentes, fazendo com que você os visite diariamente levando remédio até que eles melhorem.

E se você ousar ficar alguns dias/semanas/meses sem jogar, quando voltar à cidade terá que enfrentar a ira de alguns animais que não se conformam de você os ter abandonado e a carência de muitos outros que estão lá morrendo de saudade aguardando seu retorno.



O jogo segue o relógio do console e acontece em tempo real, deixando tudo ainda mais divertido.

Todos os dias do ano tem alguma coisa diferente acontecendo em sua cidade, mesmo que seja algo rotineiro como a chegada de um novo habitante ou eventos periódicos como a presença de Joan, a simpática Javali que vende Turnips todos os domingos (chegue cedo pois ela vai embora ao meio-dia).

Mas os eventos que realmente chamam a atenção em Animal Crossing são os feriados. New Year, Labor Day, Groundhog Day e por aí vai, sempre com um acontecimento importante para cada um desses dias. No Halloween, por exemplo, cerca de um mês antes você precisa começar a comprar doces para que no dia você possa distribuir aos personagens que estão todos disfarçados de Cabeça de Abóbora. Encontrando o verdadeiro Cabeça de Abóbora, você ganha um móvel especial de Halloween para sua casa.



Existe muito o que fazer em Animal Crossing, e o jogo simplesmente não acaba. Ele não tem uma cronologia com começo, meio e fim, você vai vivendo o tempo que aguentar, e por isso (por não ter fim) eles tiveram que ser criativos na hora de inserir os créditos no jogo, e o fizeram de forma genial.

Mobiliar a casa e vestir seu personagem com as roupas mais legais também farão parte de sua rotina, e como é um jogo da própria Nintendo, porque não mobiliar sua casa com réplicas da Master Sword ou da Arwing e se vestir com um chapéu do Link ou da Midna, e até um boné do Luigi. Todos estes itens (e muitos outros) estão no jogo, e não será fácil conseguí-los, mas um jogador determinado sempre terá os itens que quiser.



A aparência física do seu personagem será gerada de acordo com o que você responder em um questionamento inicial que é feito sempre que você começa o jogo. E quem quiser burlar o sistema e saber exatamente o que responder para pegar aquele rostinho que você sempre quis, é só escolher seu preferido na tabela abaixo e seguir o roteiro de respostas correspondente.


I've never been there.I'm moving.I'll get a place there.
I've never been there.I'm moving.I'm sure I'll be fine.
I've never been there.Can't say!You guessed it!
I've never been there.Can't say!How'd you know?
I don't remember.I'm moving.Yes, probably.
I don't remember.I'm moving.No, that's not it at all.
I don't remember.I don't know.Yeah, I think I will.
I don't remember.I don't know.I'll let fate decide...
It's a secret!Duh, it's a SECRET!You got it!
It's a secret!Duh, it's a SECRET!Pretty sharp.
It's a secret!I'm moving there.Yup!
It's a secret!I'm moving there.No, I'm serious, yo.
(agradecimentos ao leitor Jhon Seidel, que postou o tutorial em seu grupo)


Novidades que não acabam mais com New Leaf


- Animal Crossing New Leaf (Jump Out na versão Japonesa) foi lançado no Japão em novembro/2012 e desde então tem batido recordes de críticas e vendas, impulsionando inclusive as vendas de 3DS, uma vez que foi lançado em uma edição especial com o 3DS XL. A edição especial veio também para o Ocidente, e será vendida no lançamento do jogo, com um 3DS tematizado e uma cópia digital do jogo pré-instalada em um SD Card.




- O jogo trará de volta a ilha que só existe no GameCube e era acessada, na época, pela conexão que o aparelho tinha com o Game Boy Advance. A ilha era o único lugar onde era possível adquirir a fruta coco. Com a exclusão da ilha nos jogos seguintes, os cocos apareciam boiando eventualmente no mar.



- Diversas frutas novas. Uma das formas mais eficientes de conseguir dinheiro em Animal Crossing (e acredite, você precisará de muito dinheiro) é encher sua cidade de árvores frutíferas e depois colhê-las e vendê-las para o Tom Nook. Em New Leaf, além das frutas tradicionais (maçã, coco, cereja, laranja, pêra e pêssego) teremos banana, lichia, manga, limão, durian e caqui. Poderemos também plantar bambus que poderão ser comercializados depois de totalmente crescidos.



- Nova lojas (como uma só de sapatos e outra em que você pode mudar a cor de seus móveis) prometem diversificar ainda mais um jogo que por si só já é extremamente diverso.



- Personalização (que é a base do jogo) levada ao extremo. Além de poder trocar até as meias do personagem nessa nova edição, sua casa será totalmente personalizável também do lado de fora. Além disso, móveis podem ser colocados fora da casa (vale lembrar: os móveis que são colocados fora da casa não são os mesmo de dentro, eles são especiais e custam muito mais caso que os tradicionais, dica do nosso leitor Paulo Tasso que já está jogando a versão japonesa) e você pode montar seu próprio shopping center, escolhendo quais lojas quer, onde quer e o horário que elas abrem e fecham. Isso é ótimo para quem só pode jogar à noite (afinal nós vivemos um pouco no mundo real também) e sempre encontrou as lojas todas fechadas. Agora você é o dono de seus horários e as lojas sempre estarão abertas para você.



- Antes o mar, lagos e rios serviam apenas para pescar, agora você pode nadar e inclusive pegar peixes e outras criaturas do mar com suas próprias mãos.



- Não existirão DLCs pagos, palavra da própria Nintendo. Tudo o que for distribuído de extras para o jogo será gratuito.

- Tortimer (o prefeito, uma tartaruga centenária) se aposentou e agora você é o prefeito da cidade. Você tem seu escritório, uma secretária e pode, inclusive, como poder supremo de sua própria cidade, escolher se determinado personagem deve ou não permanecer morando lá. (É feio expulsar os bichos da cidade, não façam isso). Você sempre foi o único responsável pela manutenção da cidade, agora pelo menos estão lhe dando o cargo que é de direito, e provavelmente as responsabilidades só irão aumentar, o que faz com que a vida útil do jogo aumente na mesma medida.



- As frutas agora são diferenciadas entre as que são nativas de sua cidade e as que são de fora. Mesmo que seja a mesma fruta, um pêssego, por exemplo, ele terá uma cor se for nativa e outra cor se for de fora, alterando inclusive seu valor na hora de vender. As frutas nativas e de outras cidades sempre tiveram valores diferentes, mas agora haverá uma diferenciação visual, porque você poderá plantas árvores com frutas “roubadas” em outras cidades e multiplicá-las.




Muito tempo depois...


Quase um ano se passou desde o lançamento japonês do jogo e finalmente o dia está chegando para o lançamento americano. Desde que sua data foi anunciada em um Nintendo Direct no começo do ano, foram meses de uma espera sem fim para podermos finalmente experimentar o que parece ser uma versão definitiva de Animal Crossing, que traz tudo o que os outros jogos souberam apresentar de melhor, além de muitas novidades.

Para quem joga desde o GameCube, ou já jogou sem parar qualquer uma das versões anteriores, New Leaf traz uma sensação gostosa de "retorno" a um lugar que sempre nos pertenceu. Para quem nunca jogou, é um excelente exemplar para se começar. Não existe tutorial ou forma certa de se jogar, cada um fará o que bem entender daquele lugar que é somente seu. Não tem como falar tudo o que o jogo pode oferecer sem transformar esse Preview em um guia de 500 páginas, então pegue seu Animal Crossing e faça sua própria rotina, descubra suas preferências e segredos, e nenhuma experiência será igual a outra pois o nível estrondoso de personalização do jogo transforma cada cidade em um universo único e particular.

Se ainda está com dúvida, confira o trailer de lançamento do jogo:



New Leaf já está recebendo dezenas de reviews e em todos eles não existe nada que seja menos do que “incrível”. O simulador de vida da Nintendo é cativante, divertido e pode durar anos nas mãos de quem é perfeccionista e vai querer ver sempre sua cidade em ordem e funcionando perfeitamente com tudo o que há de melhor (afinal, o melhor no jogo sempre custará mais caro).

Somos fãs, estamos ansiosos e queremos poder cuidar de nossas cidades virtuais.

Animal Crossing New Leaf será lançado para Nintendo 3DS dia 09/06/2013.

Leia Também

Nintendo - 27/10/2016

Monster Hunter XX é anunciado - Confira detalhes e imagens

Monster Hunter XX - Double Cross foi anunciado no Nintendo Direct de hoje. Confira o trailer: Monster Hunter XX é a sequência de Monster Hunter X (que se chama MH Generations no ocidente) e será lançado no Japão ...

Leia Mais...

Nintendo - 18/10/2016

Attack on Titan: Escape from Certain Death é anunciado para 3DS

A empresa Ruby Party, subsidiaria da Koei Tecmo está desenvolvendo o novo jogo Attack on Titan: Escape from Certain Death para 3DS. Membros da equipe do Anime estão trabalhando em conjunto para criar o visual do jogo...

Leia Mais...