Nintendo - 20/06/2013

[Review] Animal Crossing New Leaf


Em 2002, a Nintendo lançou um jogo para GameCube que consistia em simular uma vida em uma pequena vila repleta de bichos onde você era o único humano e usava um bizarro chapéu com chifres (qualquer que seja a origem disso). Com gráficos simples, porém coloridos e chamativos, o jogo conquistou milhões de fãs com seu jeito simples e ao mesmo tempo extremamente complexo de ser.

Welcome to Animal Crossing



Animal Crossing é um jogo que, lá em 2002, no GameCube, já olhava para o futuro e estava à frente do seu tempo. Afinal, quão incrível é um jogo que, em um console que não possuía conexão com a internet, permitia que usuário trocassem os mais diversos itens uns com os outros (gerando códigos enormes e extremamente complexos para realizar este fato). O jogo já permitia interação à distância, que era um dos principais objetivos da série. Tá, para visitar a cidade do amiguinhos os dois precisavam estar no mesmo local fisicamente, mas bastasse que cada um colocasse seu Memory Card em cada um dos slots do console e pronto, as duas cidades estavam prontas para ser exploradas em conjunto. Você podia pegar itens, colher frutas na cidade de seu amigo, e levá-las para sua cidade, aumentando as possibilidades de jogo e fazendo a vida útil daquele simpático simulador de vida crescer ainda mais.

Ninguém reclamava de ter que ficar preso ao console para poder cuidar do jogo (e quem disser que jogava fielmente Animal Crossing e nunca foi correndo pra casa no sábado às 20h pra pegar a música do K.K. está mentindo...ou não jogava fielmente). Mas quando o jogo chegou ao Nintendo DS foi o momento em que Animal Crossing encontrou o lugar que lhe era de direito, o portátil. Tudo era mais simples em Wild World, você poderia simplesmente abrir o DS onde estivesse e acompanhar os eventos de sua cidade.

Wild World parecia um jogo mais limitado do que seu antecessor, a ilha não existia mais, os jogos de NES também não e até o número de moradores da cidade havia diminuído, mas tudo isso era atenuado pela liberdade que o portátil oferecia à experiência, e fez com que Wild World fosse idolatrado pelos fãs de todo o mundo.

Depois foi a vez do Wii e seu City Folk. Com gráficos robustos, novidades como a parte urbana da vila com lojas, salão de cabeleireiro, etc e o incrível chat de voz do Wii Speak. Mas tudo isso não foi o suficiente para esconder o fato de que Animal Crossing, apesar de ter nascido em um console de mesa, não servia mais para essa experiência. Ter que depender de colocar um CD em um console e jogar sempre naquele mesmo lugar para poder cuidar de sua cidade era uma experiência extremamente engessada e que representava de certa forma uma regressão perto da liberdade que o DS podia proporcinar. As vendas foram espetaculares, assim como aconteceu em todas as versões anteriores, mas as críticas foram severas, e City Folk amarga o lugar de pior exemplar da série, ainda que ofereça a mesma experiência infinita de customização dos outros jogos.

New Leaf chegou ao 3DS (de volta ao portátil, de onde nunca deveria ter saído) como a versão definitiva de Animal Crossing. Todos os aspectos engessados das versões anteriores (baixa customização do personagem no GameCube, falta de lugares extras no DS, ausência de mobilidade no Wii) foram extintos, e New Leaf apresenta um nível de liberdade, customização e personalização fora do comum.

Population: Growing


O jogo é composto pela vila principal onde a maior parte da ação acontece e estão localizadas as casas dos moradores, uma área de comércio onde estão as lojas, museu, correio e afins, uma área posterior onde são exibidas as Model Homes, casas que você visita de pessoas aleatórias que encontra pelo StreetPass e uma ilha, propriedade do ex-prefeito Tortimer, onde você encontrará os cocos e um novo tipo de fruta diferente do que nasce em sua vila. Além disso, na ilha você também pode participar de alguns minigames que transportam você para outras cidades geradas aleatoriamente, aumentando ainda mais o universo do jogo.

Vários ambientes estão diferentes das versões anteriores. Tom Nook, o ganancioso guaxinim que controlava todo o comércio local agora está mais contido, e novas lojas (com a de jardinagem e a baladinha do K.K. Slider) foram adicionadas para oferecer uma experiência nova a quem já acompanha a série desde o começo. E para quem está começando agora, tudo é novo e deslumbrante, e as possibilidades são infinitas.



Não tem como detalhar cada aspecto do jogo, senão o texto seria tão infinito quanto é a experiência vivida pelo jogador, porque o jogo não só não tem fim porque ele nunca alcança um desfecho, mas ele não tem fim porque você sempre vai ter algo para fazer, algo para construir, dívidas a pagar, bichos para cuidar, não importa quanto tempo você jogue.

A Jogabilidade em New Leaf está mais orgânica e fluída do que era em Wild World. Apesar de movimentar o personagem com a stylus ser inovador e interessante, sua mão sempre ficava na frente da tela atrapalhando a visão, e a mudança de controle caso quisesse controlar com os botões não acontecia de forma natural. É claro que no 3DS o controle pela stylus não seria possível, pois toda a ação tem que acontecer na tela de cima, para que o 3D possa ser utilizado, então o retorno aos controles tradicionais foi muito bem vindo.

A movimentação é fluída com o CirclePad e pra quem não tem paciência de ficar usando a tela touch, tudo pode ser ativado através de botões. Pegar os itens (regador, vara de pescar, pá), trocar de um para outro, guardar os itens, até acessar o menu e escolher coisas para vender, doar, jogar no chão, plantar, tudo pode ser feito apenas com botões, a utilização do touch é totalmente opcional, permitindo que cada um possa jogar o jogo do seu jeito próprio.



O 3D está lindo e impecável, criando a quantidade ideal de profundidade em um cenário que corre como se você estivesse andando em um dos pequenos planetóides redondos de Super Mario Galaxy. As casas, as árvores, as flores e até os pequenos insetos são acentuados pelo efeito 3D, dando vida ao ambiente.

O fator replay de New Leaf, apesar de não existir (afinal o jogo nunca acaba, então você nunca faz exatamente um replay) é o maior que existe no mundo dos games. Complexo. Mas é. O replay acontece todo dia, quando você liga o jogo e mergulha naquele mundo que é só seu, particular, e vive uma espécie de rotina (bater nas pedras, pegar dinheiro, pagar dívidas) com toques diários de novidades (moradores novos, eventos, feriados, chuva, neve). É claro que você sempre pode demolir sua cidade e começar outra do zero, substituindo seu save, isso sim seria um replay, mas e a coragem para fazer isso depois de ter cuidado de tudo com tanto carinho?



Um dos pontos mais marcantes de Animal Crossing é que, por mais que existam modelos limitados de layout de cidade, por mais que os números de animais, móveis, plantas, frutas, insetos e peixes também sejam limitados, uma experiência nunca é igual a outra, um jogo nunca será igual ao outro. Ele é extremamente pessoal. A experiência sempre será única e intransferível.

Você é o prefeito


Customização sempre foi a palavra chave do jogo. Como Animal Crossing é um simulador de vida, customizar o jogo é levado ao extremo. Em New Leaf o extremo atinge níveis nunca antes vistos. A customização começa no seu personagem, você escolhe o rosto assim que começa e a partir daí pode trocar desde seu corte de cabelo (passando pelas roupas, modelos, estampas, sapatos, óculos) até suas meias.

Sim, você escolhe o rosto respondendo as perguntas certas no começo do jogo, seguindo nosso tutorial maroto:

I've never been there.I'm moving.I'll get a place there.
I've never been there.I'm moving.I'm sure I'll be fine.
I've never been there.Can't say!You guessed it!
I've never been there.Can't say!How'd you know?
I don't remember.I'm moving.Yes, probably.
I don't remember.I'm moving.No, that's not it at all.
I don't remember.I don't know.Yeah, I think I will.
I don't remember.I don't know.I'll let fate decide...
It's a secret!Duh, it's a SECRET!You got it!
It's a secret!Duh, it's a SECRET!Pretty sharp.
It's a secret!I'm moving there.Yup!
It's a secret!I'm moving there.No, I'm serious, yo.

Mas agora a customização vem com um preço que vai além dos Bells (a moeda corrente): Responsabilidade. Você é o prefeito em New Leaf, e cuidar da cidade não vai ser mais apenas plantar árvores e conversar com os bichos. Agora você precisa estabelecer regras, leis e se precisar apresentar reclamações formais de moradores problemáticos, fazendo com que eles tenham que se mudar.

Além disso, novas frutas foram adicionadas ao mundo do jogo, permitindo que você possa ter um pouco mais de trabalho (e aqui, quanto mais trabalho melhor) para conseguir todas. Todas essas adições trazem um tom de novidade inclusive para quem já está acostumado a jogar desde o GameCube. Apesar de todas as versões apresentarem algo de diferente, em New Leaf é a primeira vez que mudanças reais e significativas trazem um nível de novidade tão grande à série.



O multiplayer continua valendo para até 4 pessoas, em que um é o host (abre os portões da cidade) e os outros podem visitar. As visitas podem colher frutas, vender itens nas lojas, conversar com os moradores, pescar e caçar insetos. O único lugar que eles não conseguem mexer é na sua casa, em seus itens pessoais. Mas com a adição da ilha, o multiplayer ficou ainda mais rico e diversificado, pois você pode participar das brincadeiras que existem na ilha com seus amigos, deixando tudo ainda mais divertido. Ainda tem o Dream Suite, um lugar que permite que você visite cidades dos seus amigos através de sonhos. O melhor deste modo é que seu sonho não afeta a cidade que você está visitando de forma real. Na visita convencional sim, se você causar alguma destruição na cidade, o próprio dono terá que arrumar, e provavelmente você nunca mais será bem-vindo de volta.



É uma quantidade absurda de coisas pra fazer, pessoas para visitar, fósseis para analisar, regras, leis (agora você é o prefeito e assuntos administrativos fazem parte do seu dia a dia) que as horas de jogo de Animal Crossing superam qualquer outro jogo que você já tenha jogado, tornando-se o jogo com um dos maiores tempos de vida útil da história dos games.

Um chat de voz faz falta quando você está visitando um amigo, principalmente para quem estava acostumado a jogar City Folk com o Wii Speak, mas não é algo que comprometa a experiência. Ainda tem o recurso de escrever pequenas mensagens e, apesar de deixar a conversa mais lenta, ainda é uma forma de se comunicar com suas visitas. Poderia existir o recurso, mas isso não desqualifica o jogo de forma alguma. É apenas um detalhe que depois de um tempo você acaba esquecendo que precisa, porque você na verdade não precisa.

Imersão ao extremo


Animal Crossing New Leaf irá consumir sua vida!!! Mas calma, isso não é ruim. O jogo prende de uma forma tão cativante que você se verá decorando alguns horários de eventos específicos e irá querer estar com o 3DS sempre em mãos para poder acessar sua cidade naqueles determinados horários e não perder os melhores momentos do jogo. Além disso, tem o envolvimento com seus moradores, alguns você irá adorar, outros odiar, mas sempre baterá aquela vontadezinha de conversar com eles para saber o que eles tem a te oferecer naquele dia. Muitas vezes é só conversa fiada, mas em algumas ocasiões, uma boa conversa pode render itens interessantes e até dinheiro.

Fazer tudo do seu jeito é o grande ponto positivo de Animal Crossing. Você pode criar estampas - com desenhos elaborados (caso você seja um bom desenhista) ou com traços simples (caso você não seja) - que irão representar sua cidade, e estas estampas podem ser utilizadas em sua roupa, na bandeira oficial da cidade e até no chão, criando caminhos entre um ponto e outro ou cercando alguns lugares para que as pessoas tomem cuidado de não destruir alguma flor especial que você esteja cultivando.



Mudar o Town Tune é essencial. O Town Tune é a música que toca quando o sino bate para indicar a mudança de hora, quando você entra em algum ambiente e quando você fala com os personagens também. Colocando uma música personalizada você poderá ouvir sua própria musiquinha a todo momento, fazendo cada vez mais com que aquele jogo seja o seu jogo particular, que você criou.

Não sabe o que fazer no seu Town Tune? Separamos algumas dicas valiosas para vocês:

Zelda "unlock" music - AGecadGCzzzzzzzz
Zelda Fanfare - G-d--GGABCDZZZZZ
Zelda Oath To Order - A-f-d-f-A-D--zzz 
Zelda OOT-Bolero of Fire -  f-d-f-d-A-f-A-f- 
Zelda OOT-Bolero of Fire - fdfdafafGeGeBGBG
Zelda OOT-Bolero of Fire - fdfdAfAf--zzzzz
Zelda OOT-Bolero of Fire - GEGEBGBGAfAfCACA
Zelda OOT-Bolero of Fire - fdfdAfAfGeGeBGBG
Zelda OOT-Epona's Song - CAG-CAG-CAG-A-G-
Zelda OOT-Epona's Song - DBA--DBA--DBABA-
Zelda OOT-Epona's Song - DBA-DBA-DBABAzzz
Zelda OOT-Epona's Song - EDC-EDC-EDC-D-C-
Zelda OOT-Goron Lullaby - d-A-B-d-A-B-A-d-
Zelda OOT-LonLonRanch - DBA---DBA---DBA-
Zelda OOT Lullaby - A--C--G–fGA--C–D
Zelda OOT Lullaby - b-D-A-G-ab-D-A-GA
Zelda OOT-Epona's Song - DBA-DBA-DBA-B-A-
Zelda OOT-Requiem of Spirit - a--c-a-e--c--a--
Zelda OOT-Requiem Of Spirit - d-e-d-G-e-d-G--z
Zelda OOT-Requiem Of Spirit - d-fdA-f-d--zzzz
Zelda OOT-Temple of Time - Ad-fAd-fACB-G---
Zelda OOT-Temple Song - -Cg–CG–A–C--
Zelda OOT-Zelda's Lullaby - bda-bda-bdAGDcb-
Zelda OOT-Zelda's Lullaby - b-D-A-G-ab-D-A-GA
Zelda Theme - A-d--AABBCD--zzz
Zelda-Eligy Of Emptiness - A--BAfADB--zzzzz
Zelda-LA-BalladOfTheWindFish - ABC-ABC-CBAEG-A-
Zelda-LA-BalladOfTheWindFish - abc-Zabc-cbag-a-
ZeldaLinkToPast-LostWoods - AAA-AAAzBBB-BABz
Zelda-Minuet Of Forest - dDB----ABA---
Zelda-Minuet Of Forest - d–D–B---A–B–A---
Zelda-Minuet Of Forest - dDb--ABA--zzzzz
Zelda-New Wave Bossanova - B---DBA---fBA---
Zelda-Nocturne Of Shadow - B-A-AdBAf--zzzz
Zelda-Saria's Song - fAB–fABED–CBAgeZ
Zelda-Saria's Song - fAB–fAB–fABED–BC
Zelda-Saria's Song - fAB-fAB-fABED-CB
Zelda-Saria's Song - fAB-fAB-fABED-ZZ
Zelda-Saria's Song - GBC-GBC-zzzzzzzz
Zelda-Saria's Song (no pauses) - fABfABfABEDBCBGE
Zelda-Serenade Of Water - d-f-A-A-B--zzzz
Zelda-Sheik's Theme - CGa-G-ecd---ZZZZ
Zelda-Sonata Of Awakening - DBDB--d-A---D---
Zelda-Song Of Storms - acA-acA-B-CBCBGe
Zelda-Song of Storms - dfD-dfD-e-fefeca
Zelda-Song of Storms - dfD-dfD-FGFEFED
Zelda-Song of Time - adfadfacbgfgadced
Zelda-WW-WindGod'sAria - ggg-ce-dc-bc-ab-

O segredo está sempre nos detalhes


New Leaf trouxe algumas novidades menores que são essenciais para uma melhor experiência. Agrupar as frutas em cestos com 9, por exemplo, facilita muito na hora da colheita para poder vender. O inventário é pequeno e o vai e volta das frutas era um tanto cansativo, agora você pode carregar dezenas de vezes mais e fazer dinheiro muito mais rápido. Doar os insetos, peixes e fósseis todos de uma vez. Ok, ninguém está com pressa no jogo, mas isso foi uma adição muito bem vinda. E principalmente não permitir que você sequer selecione itens que já foram doados, porque são tantos bichos que é fácil se confundir se você já doou aquele ou não.

A criação de novas lojas como o Re-Tail e o Nookling Junction proporcionam variedade ao jogo, agora você pode escolher pra quem quer vender suas coisas, e não ficar restrito apenas ao Tom Nook. Isso deixou o próprio personagem um pouco mais simpático.


Os biscoitos da sorte, que oferecem itens exclusivos da Nintendo, são geniais. Antes estes itens especiais eram difíceis de encontrar e aconteciam muito aleatoriamente. Agora você só precisa ter sorte, e encontrar os papéis certos para ganhar os itens que mais gosta. Além de ter sido uma ótima utilização para as moedas do 3DS. Isso irá incentivar as pessoas a andarem com seus 3DSs e coletar moedas.



Tudo o que você constrói na cidade (pontes, fontes, poços, etc) é necessária uma arrecadação de fundos antes da obra iniciar, aumentando a interação com os moradores (pois eles também doam) e a utilidade do dinheiro, fazendo com que você tenha que pensar se vai pagar a casa ou a obra, uma vez que elas são tão caras quanto as expansões de seu belo lar. A inauguração da obra é comemorada com muita festa pelos moradores (que por sinal adoram comemorar, fazendo o mesmo em torneios e eventos especiais).



E não preciso dizer que a prefeitura sob seu comando foi a maior e mais significativa adição ao jogo, certo? Sua secretária, Isabelle, é a criatura mais fofa de toda a história do jogo, e ela ainda é muito estranha pois fica na prefeitura 24 horas à sua disposição. Tanta fofura e aquele jeito doce de falar sempre me deixam suspeito. Mas ela só está querendo ajudar.



Algumas pedras soltam dinheiro quando você bate nelas com sua pá. Agora, em New Leaf, além disso ainda tem uma pedra por dia que se transforma em uma pedra preciosa (dependendo de qual for, extremamente valiosa) que você pode vender ou guardar para modificar seus móveis depois. Mais uma forma criativa e divertida de manter a economia da cidade em altíssima rotatividade.


Trazer a ilha de volta aumentou a experiência de forma absurda. São tantas possibilidades, tantas coisas novas. E poder navegar com Kapp'n cantando é simplesmente delicioso.



Possibilidades Infinitas


Móveis, frutas, turnips, papéis de parede, town tune, estampas, animais, remédio, cidade, praia, peixes, coqueiros, ilha, lojas, telhado, museu, fósseis, pitfall seeds, chuva, neve, primavera, outono, natal, reveillon, halloween, biscoito da sorte, master sword, samus mask, arwing, bells, ordinance... as possibilidades são realmente infinitas e você tem muito o que fazer em New Leaf. É um jogo casual e que ao mesmo tempo exisge um compromisso extremo. E esse contraste entre casualidade e compromisso, entre simplicidade e complexidade é o que dá o ar de genialidade à experiência.

Animal Crossing se estabeleceu como o simulador definitivo e é capaz de cativar jogadores de 8 a 80 anos. Ele é mais do que apenas um jogo, ele é uma segunda vida, um mundo onde você tem suas próprias regras e todos que quiserem participar terão que obedecer as regras que você criou.



New Leaf foi feito para os fãs que estavam com saudade da série e queriam algo novo, mas sem perder a essência de tudo o que ela representa, e também foi feito para quem nunca se aventurou pelo mundo de Animal Crossing e resolveu começar agora, trazendo todos os aspectos das versões anteriores misturados com dezenas de novidades que faz com que este seja realmente o Animal Crossing definitivo e que ele proporcione muitos e muitos anos de criatividade, personalização e customização.


Pontos positivos Pontos negativos Nota final
  • Customização levada ao extremo
  • Multiplayer robusto e cheio de novidades
  • Elementos dos 3 outros jogos, unidos em um só
  • Ausência de um chat de voz, que no final acaba não fazendo tanta falta
10

DICAS IMPORTANTES


Antes de ir, confira algumas dicas que podem deixar sua experiência em Animal Crossing ainda mais divertida e gratificante.

Para conseguir tirar os 8 sacos de dinheiro da pedra (4 saquinhos, 4 moedas), faça um buraco entre você e a pedra e se posicione o mais reto possível entre a pedra e o buraco. Quando você começar a bater na pedra seu personagem será ricochetado para trás a cada golpe. O buraco evitará que isso aconteça e você poderá tirar todo o dinheiro. Como você não sabe qual pedra terá o dinheiro naquele dia, você terá que fazer o buraco em cada tentativa.
*Não se esqueça de tapar os buracos depois, uma cidade esburacada é muito feia.



Não corra perto do rio, praia e lagos, você irá assustar os peixes. Aliás, não corra! Animal Crossing é um jogo que exige cuidado e paciência, você não tem porque correr. Correr irá danificar as plantas e (por mais que não pareçam) elas são importantes para o desenvolvimento da cidade, além de deixá-las ainda mais bonitas. Se você tem paciência para plantar uma árvore e esperar 4 dias para que ela cresça e dê frutos, você não tem porque correr pela cidade.



Para caçar insetos sem correr o risco de perdê-los (quando você chega perto eles se assustam e fogem) basta segurar o A com a rede na mão quando avistá-los, o personagem entrará em modo stealth e andará bem devagar, assim o inseto não perceberá sua presença. Quando chegar perto o suficiente, solte o botão e ele automaticamente lança a rede, pegando o inseto em cheio. Assim você não perde os mais raros.



Sempre que pescar algum peixe ou pegar um inseto doe-o primeiramente ao museu para completar sua exibição. Por mais que eles apareçam repetidos em abundância, a maioria deles é sazonal (aparecem em determinadas épocas do ano) você nunca sabe se aquele é o último dia dele (por mais que exista uma tabela, uma hora você acaba esquecendo) e aí você pode ficar um bom tempo sem vê-los novamente.



Quando for visitar alguém, seja cordial. Se for pegar alguma coisa na cidade da pessoa, peça antes (que seja uma fruta), e se puder, leve algo para trocar. Não entre em cidades só por ver o portão aberto. Espere ser convidado, o portão pode estar aberto para outra pessoa e não é legal aparecer onde você não é esperado. E leve muito a sério a dica de não correr quando você estiver visitando, porque se você não liga para suas flores, o morador da cidade onde você está pode ligar para as dele. Você sempre será bem vindo nas cidades quando se comportar devidamente.



Para ter certeza que uma árvore de frutas irá vingar (caso você tenha só uma fruta ou ela seja rara), derrube outra árvore e plante a nova no mesmo lugar onde a outra estava. Assim não tem perigo dela não nascer. Não se esqueça que, passar correndo sobre a mudinha da árvore ainda em seu estado inicial pode fazer com que ela morra. E diferente das flores, árvores não precisam ser regadas.



O balão com o presente amarrado normalmente precisa do estilingue para ser estourado e então você poderá recuperar seu prêmio, mas quando você não tiver o estilingue, basta segui-lo até o final da cidade e ele perderá altitude, fazendo com que você possa pegá-lo com a rede de caçar insetos. Como você nem sempre está vendo todo o céu, o balão avisará com um barulho de vento quando estiver passando sobre sua cabeça, basta apertar o direcional para cima e conseguirá vê-lo.



E se você ainda não decidiu se vai ou não comprar Animal Crossing New Leaf, e está com medo de não ter com quem jogar e compartilhar sua experiência, ou já comprou e nenhum dos seus amigos joga, basta entrar AQUI e você encontrará centenas de pessoas dispostas a te visitar em sua cidade e a te receber nas delas.

Leia Também

Nintendo - 27/10/2016

Monster Hunter XX é anunciado - Confira detalhes e imagens

Monster Hunter XX - Double Cross foi anunciado no Nintendo Direct de hoje. Confira o trailer: Monster Hunter XX é a sequência de Monster Hunter X (que se chama MH Generations no ocidente) e será lançado no Japão ...

Leia Mais...

Nintendo - 18/10/2016

Attack on Titan: Escape from Certain Death é anunciado para 3DS

A empresa Ruby Party, subsidiaria da Koei Tecmo está desenvolvendo o novo jogo Attack on Titan: Escape from Certain Death para 3DS. Membros da equipe do Anime estão trabalhando em conjunto para criar o visual do jogo...

Leia Mais...